Notas da sessão plenária de 25 de março - 1ª edição
Posto da Copel
Foi criticado em plenário, pelo vereador Marcos Vieira (PDT), o fechamento de um posto da Copel (Companhia Paranaense de Energia) no bairro Sítio Cercado. “Atendia mais de 400 mil pessoas, que moram na região. Agora elas têm que vir ao Centro e, para a Copel, isso melhora a qualidade do atendimento. Como? Isto é inaceitável. É falta de respeito com a população”, denunciou. Para Vieira, a solução é reabrir o posto. (Foto 1)
Nota de repúdio I
A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) leu em plenário a nota de repúdio emitida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e pela Associação Médica do Paraná contra o deputado federal Boca Aberta (Pros). Eles repudiam a conduta do político e radialista, que teria invadido a sala de descanso do Hospital São Camilo, filmando o médico que ali se encontrava. As entidades dizem que os departamentos jurídicos “tomarão as medidas necessárias” e que a filmagem “fere o decoro do cargo parlamentar”. (Foto 2)
Nota de repúdio II
Depois de ler a nota, Maria Leticia comentou as dificuldades pelas quais passam os médicos no serviço público, de acordo com ela com salários baixos para jornadas de 20 horas semanais. A vereadora ainda citou casos em que os profissionais são agredidos física e verbalmente. “Temos que evitar gerar conflitos entre médicos e a população”, pediu. Num aparte, Noemia Rocha (MDB) lembrou do episódio envolvendo o prefeito Rafael Greca e profissionais de enfermagem, que se desculpou por um comentário feito em redes sociais. “O servidor público precisa ser respeitado. Uma senhora me procurou chorando, ofendida”, disse a outra parlamentar.
Previdência Social I
Para a Professora Josete (PT), a proposta do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência “é burra”, pois impactará a economia dos pequenos municípios brasileiros - “que são dependentes do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], dos benefícios [previdenciários] e do BPC [Benefício de Participação Continuada, pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade]. “Essas cidades não vão ter mais movimentação na economia.” (Foto 3)
Previdência social II
“[A Reforma da Previdência do governo Bolsonaro] está copiando o Chile, que hoje tem seus idosos em situação de indigência, porque transformou o sistema solidário em um sistema de capitalização, à mercê do mercado. Hoje os idosos do Chile ganham 30% de um salário mínimo. O que não funcionou lá, vamos trazer para o Brasil”, criticou Josete. Ela afirmou que “o mercado financeiro está de olho neste filão”.
Previdência social III
Pier Petruzziello (PTB) reagiu ao comentário de Josete, posicionando-se favoravelmente à Reforma da Previdência. “Temos que esgotar o discurso nefasto do PT, que propagou a mentira, que tem a corrupção nas suas raízes. Os deputados federais precisam se posicionar a favor da reforma. Eu votei na deputada federal mais jovem do Brasil [Luísa Canziani, do PTB], que se comprometeu a votar [a favor da reforma] e não pediu cargos em troca desse apoio”, manifestou-se. (Foto 4)
Animais resgatados
Quatro membros da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) foram homenageados pela vereadora Fabiane Rosa (DC), pelo resgate de um cachorro e de um gato de um incêndio em um apartamento no Centro Cívico. Receberam votos de congratulações Lucélia Lopes de Souza (077.00082.2019), Bruno William Rodrigues Vieira (077.00081.2019), Thiago da Cunha Mendonça Correa (077.00083.2019) e Pablo Mancini Ortiz (077.00080.2019). “É uma homenagem a quatro valorosos policiais, que além de promoverem a segurança pública, tiveram um olhar humano, de compaixão com os animais”, disse ela. (Foto 5)
Filiação ao DEM
Julieta Reis (DEM) destacou a filiação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao Democratas. “Ele [Greca] é uma grande liderança, é competente, leva a sério a gestão pública. A filiação do prefeito traz grande satisfação [ao partido]”, afirmou. Ela também elogiou a abertura da nova loja Curitiba, Sua Linda, no Solar David Carneiro, próximo ao Hotel Pestana, na semana passada. “Ficou muito bonito”, elogiou a vereadora, para quem o espaço estava subaproveitado. (Foto 6)
Cristolândia
Na tribuna, Noemia Rocha relatou a entrega do voto de congratulações e aplausos aos pastores Paschoal Piragine Júnior e Daniel Martins Eiras, pelo aniversário de um ano do projeto social Cristolândia (077.00068.2019). “Estive na Igreja Batista e eram mais de 6 mil pessoas. Chorei ouvindo os testemunhos de mudança de vida [de superação da drogadição]”, disse a vereadora. Cristolândia é um programa da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira para resgatar dependentes químicos das ruas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba