Notas da sessão plenária de 25 de maio
Desocupação
A Professora Josete (PT) registrou que deverá ocorrer, nos próximos dias, o despejo das famílias da Ocupação Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “A gente gostaria que não houvesse violência e que as pessoas não fossem feridas. Era um terreno que a Essencis [empresa vizinha] tinha interesse. Ela perdeu a primeira reintegração e não sabemos o que aconteceu no caminho”, afirmou a vereadora.
Gratificação extinta
Chico do Uberaba (PMN) foi à tribuna e declarou que recebeu uma denúncia: “no dia 11 de maio foi publicado no diário oficial do município um decreto que extingue uma gratificação especial paga aos médicos desde o ano de 2001”. Para ele, tal medida representa o fim da gestão Fruet. “Nosso sistema municipal de saúde”, diz Uberaba, “está falido. Pessoas estão tendo dificuldades para conseguir internamentos. Afinal, o que está sendo feito com o dinheiro dos hospitais? Por que a demora no repasse?” (Foto 1)
Reclamação I
Professor Galdino (PSDB) ocupou a tribuna durante o horário do Pequeno Expediente para reclamar da gravação da sessão plenária de ontem (24) postada no canal da Câmara no Youtube. De acordo com o vereador, parte de sua participação no pequeno expediente teria sido cortada e, além disso, faltariam outros trechos da sessão, em especial, a discussão entre os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Mestre Pop (PSC). “Sinceramente, quero saber o motivo dessa manipulação. Por que tentar maquiar o que acontece na Casa? Isso mostra como a casa gosta de agir, escondendo assuntos polêmicos”, disse Galdino, que concluiu: “Essa conduta é uma espécie de corrupção”. (Foto 2)
Reclamação II
Para Ailton Araújo (PSC), presidente da Casa, não cabe a um vereador assumir a tribuna para realizar acusações sem embasamento. “A Câmara sempre esteve aberta à resolução de todas as dúvidas, sempre pautada na transparência dos atos públicos”, disse Araújo. “Mas não posso admitir que um vereador venha falar em corrupção sem antes verificar a procedência daquilo que fala. Os vereadores são responsáveis pelo que falam na tribuna”, finalizou. (Foto 3)
IPMC
Foi lido o requerimento de pedido de informações de autoria do vereador Jorge Bernardi (Rede) que pede informações sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (062.00196.2016). Em seu requerimento o vereador questiona qual o valor do aporte mensal realizado pela Prefeitura ao IPMC, mês a mês, desde o início da vigência da lei nº 12.821/2008; e se ocorreu aporte através de transferência de bens para o Instituto. Ele também pede a demonstração da evolução patrimonial do IPMC desde o início da vigência da Lei 12.821/2008 até o mês de maio de 2016; se há atrasos na transferência do aporte financeiro ao IPMC da parte patronal (prefeitura); e se a prefeitura está em atraso no repasse ao IPMC, dos valores descontados dos funcionários, para aquele órgão.
UPA da Fazendinha
Tico Kuzma (Pros) encaminhou requerimento de pedido de informações à prefeitura indagando sobre as reformas executadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Fazendinha (062.00200.2016). Ele quer saber quais as reformas executadas no local; qual o valor pago pela reforma; quais obras da reforma foram fiscalizadas; se o painel de chamadas foi revisado; se a estrutura metálica foi reformada (pintada); e se as divisórias de madeira foram reformadas.
Reabertura de rua
Tico Kuzma solicita também informações sobre a reabertura da rua Ana Maria Foggiatto Roda religando-a à rua Eduardo Pinto da Rocha, próxima ao contorno Leste de Curitiba (062.00201.2016). Em seu requerimento, o vereador pergunta por que o acesso à rua Ana Maria Foggiatto Roda pela Eduardo Pinto da Rocha foi fechado novamente; se a Prefeitura tem alguma resposta da concessionária que administra a estrada do Contorno Leste sobre esse fechamento; se há um projeto da prefeitura para a implantação marginal da BR Contorno Leste ligando a Ana Maria Foggiatto Roda a rua Eduardo Pinto da Rocha; e se há uma data para a implantação deste projeto.
Aniversário
Chico do Uberaba (PMN) registrou o aniversário de 136 anos da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, celebrado nesta terça-feira (24). “A instituição abriu suas portas em frente à praça Rui Barbosa para comemorar os 136 anos. Foi realizada uma missa”, informou.
Serviço Público
A reunião da Comissão de Serviço Público desta quarta-feira (25) não foi realizada. Os vereadores Serginho do Posto (PSDB) e Dona Lourdes (PSB) decidiram encerrar às 8h45, dada a ausência de Aladim Luciano (PV), Julieta Reis (DEM) e Professora Josete (PT). A reunião estava agendada para 8h30. “Foi uma decisão em respeito à vereadora Dona Lourdes, que é sempre pontual em seus compromissos como parlamentar”, disse Serginho. (Foto 4)
Colaboraram: Fernanda Foggiato, João Cândido Martins, José Lazaro Jr e Pedritta Marihá Garcia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba