Notas da sessão plenária de 25 de abril - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2016 14h25, última modificação 06/10/2021 09h12
Retirada I
Após questionamentos durante o debate da alteração da lei municipal 11.478/2005, que denomina um logradouro público da cidade de Papa João Paulo II, Tito Zeglin (PDT) pediu a retirada do projeto (010.00003.2014). Devido à canonização do pontífice, falecido em abril de 2005, o autor defendia que a palavra “papa” fosse substituída por “são”. “A lei foi apresentada pelo Paulo Salamuni e, como até hoje não foi aplicada, conversei com membros da Igreja Católica, para quem o título de santo é muito maior que o de papa. Curitiba é uma das poucas capitais que ainda não homenageou João Paulo II, este homem que esteve aqui em 1980”, afirmou. (Foto 1)

Retirada II

“Não tem nada a ver com o Bosque do Papa, construído em um terreno que pertence ao governo estadual em homenagem à visita. Pretendíamos nomear uma rua, uma avenida”, completou Zeglin. Autor da lei municipal 11.478/2005, Salamuni disse que “como a canonização é algo muito novo, ainda não caiu no imaginário popular”. “Papa é algo muito forte, significativo, enquanto existem vários santos de nome João”, argumentou o líder do prefeito na Casa. Para Zé Maria (SD), o nome do logradouro deveria ter tanto “papa” quanto “são”. Também participaram do debate os vereadores Aldemir Manfron (PP) e Julieta Reis (DEM). (Foto 2)

Denominação
Foi aprovado em primeiro turno, com 23 votos positivos, o projeto de autoria do vereador Serginho do Posto (PSDB) que propôs a denominação de um logradouro público com o nome Engenheiro Ruy Cavalcanti de Albuquerque (008.00002.2015). O autor da proposta optou por discutir a matéria na sessão de amanhã (26), quando haverá a segunda votação.

Adiamento
Com base no artigo 65 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Cristiano Santos (PV) solicitou adiamento por cinco sessões da votação em primeira análise do seu projeto que pretende a declaração de utilidade pública da Federação Paranaense de Ciclismo (014.00040.2015).

Homenagem I
O plenário aprovou, por unanimidade, o projeto de lei (006.00020.2015) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao médico Wilson Paulo dos Santos. A proposta, acatada em primeira votação, é do vereador Chicarelli (PSDC). Na tribuna, o parlamentar destacou a atuação do profissional no Sistema Único de Saúde e em diversos trabalhos de cunho social, “sempre em benefício das pessoas de menor poder aquisitivo”. (Foto 3)

Homenagem II
Ainda conforme Chicarelli, o homenageado tem vasta produção científica na área médica, na qual atua como cirurgião. “Ele foi meu colega de faculdade na UFPR e atualmente trabalha no [hospital] Angelina Caron, onde realiza cirurgias bariátricas”, acrescentou. Na opinião do vereador, Santos reúne “todos os requisitos necessários para ser cidadão honorário de Curitiba”.

Perigo da gripe

Jorge Bernardi (Rede) cobrou do líder do Executivo, Paulo Salamuni (PV), uma notícia sobre a saúde do prefeito Gustavo Fruet. No fim de semana, notícias divulgaram que ele estaria com sintomas da gripe H1N1. O parlamentar disse estar preocupado com a doença e recomendou que empresários vacinem seus funcionários. Dirigindo-se ao presidente da Câmara, Ailton Araujo (PSC), Bernardi também recomendou que a instituição vacine os servidores.

Falta de medicamentos
“Estão faltando medicamentos no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)?”, pergunta Cacá Pereira (PSDC) em pedido de informação oficial à Prefeitura de Curitiba (062.00139.2016). A requisição, enviada hoje ao Executivo, após leitura no pequeno expediente, aborda o trabalho do COA na prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

Rua Hellen Keller

Tico Kuzma (Pros) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a revitalização do pavimento da rua Hellen Keller, no Capão Raso (062.00146.2016). “A pavimentação da via está em péssimas condições e não suporte mais operações tapa-buracos”, alerta o vereador. Ele quer saber se há previsão para a obra e, em caso afirmativo, quando a nova pavimentação começaria.