Notas da sessão plenária de 25 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2018 15h00, última modificação 26/10/2021 11h29

Fim de greve I
“Anuncio aqui o fim da greve na Feaes”, disse Maria Leticia Fagundes (PV). Representados pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), os médicos e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba chegaram a um acordo, no dia 19 de abril, em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) para encerrar o movimento iniciado no final de julho do ano passado. A categoria receberá o reajuste de 4%, retroativo a 1º de maio de 2017. (Foto 1)

Fim de greve II
Para chegar ao acordo, apontou Maria Leticia, os médicos concordaram continuar o debate sobre outros temas da pauta, como a terceirização e o pagamento do quinto final de semana de plantão como hora-extra. Para a vereadora, a conquista é resultado da forma como foi conduzida a greve. “Não houve necessidade de invasão da Câmara e nem de xingar vereadores. Foi uma grande vitória. A única categoria municipal que recebeu reajuste”, afirmou.

Atendimento ao turista
Mauro Ignácio (PSB) comemorou a inauguração, nessa terça-feira (24), do setor de atendimento ao turista que ficará junto ao 12º Distrito Policial (DP), em Santa Felicidade. “Era uma reivindicação antiga, de 20 anos, do setor de restaurantes da região, que é o maior centro gastronômico do Sul do país. É como um seguro. Se não precisar, melhor. Se precisar, que tenha um bom atendimento, com qualidade e eficiência”, disse. Outra conquista para os comerciantes e a população, afirmou o vereador, foi a remoção de presos da carceragem. “Delegacia não é lugar de preso permanente. Com a retirada, os agentes do 12º DP podem fazer sua função”, completou. (Foto 2)

Sessão extraordinária
O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), leu a convocação de uma sessão extraordinária para a quinta-feira da próxima semana, dia 3. A atividade, disse ele, compensará a próxima segunda-feira (30), véspera do feriado de 1º de maio – dia em que o Legislativo não terá plenário. O expediente será retomado na quarta-feira (2). (Foto 3)

Votos de congratulações I
Noemia Rocha (PMDB) entregou votos de congratulações e aplausos ao professor Celso Wesley Ribas, eleito em dezembro de 2016 para a direção do Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, localizado no Capão Raso (077.00094.2018). Formado em História, ele mora em Curitiba há nove anos. A vereadora disse ter visitado o colégio, do qual o homenageado, antes de diretor, havia sido interventor. Segundo ela, uma de suas conquistas foi a implantação de educação integral no ensino fundamental, tornando-se referência na região. (Foto 4)

Votos de congratulações II
“Os avanços desta escola são fantásticos. É a única integral aqui em Curitiba [entre as estaduais]. O trabalho é maravilhoso. Tem também o descarte do óleo usado, que é vendido para a arrecadar recursos [à instituição]. Os alunos fazem voluntariado em hospitais”, relatou a vereadora, em discurso no pequeno expediente da sessão. Ribas recebeu o diploma junto à presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, Suzana de Oliveira. (Foto 5)

Eleições
A data final para o alistamento eleitoral e demais alterações no cadastro junto à Justiça Eleitoral, como mudança de domicílio eleitoral, é 9 de maio, alertou em plenário Felipe Braga Côrtes (PSDB). O vereador chamou a atenção para os jovens entre 16 e 17 anos que querem votar nas eleições deste ano e acrescentou que homens que completam 18 anos precisam também fazer o alistamento militar. “O prazo para o alistamento militar termina em 30 de abril. São prazos que estão se encerrando, então é importante que os jovens estejam atentos”, concluiu. (Foto 6)

Yoga no Parque
Maria Leticia Fagundes (PV) falou sobre a reunião, na tarde dessa terça-feira (24), em que ela, Goura (PDT) e representantes do projeto Yoga no Parque foram recebidos pelos secretários municipais do Meio Ambiente e da Defesa Social, Marilza Dias e Guilherme Rangel. “A situação está pacificada e o Yoga no Parque continuará em seu espaço. Mais que isso, iremos desenvolver projetos em parceria com a prefeitura”, declarou. Segundo a vereadora, deverá ser realizada uma audiência sobre o tema na Câmara de Curitiba, prevista para 4 de junho.