Notas da sessão plenária de 24 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2018 14h15, última modificação 29/10/2021 08h38

Copel
No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (24), Oscalino do Povo (Pode) ocupo a tribuna para lembrar que, no dia 26 de outubro, a Copel fará 64 anos. “Venho externar minha alegria por ter passado 30 anos nessa instituição”. O vereador destacou que a empresa realiza um trabalho qualificado que envolve mais de 8 mil funcionários. “Profissionais de outros estados e também de outros países vem buscar conhecimentos na Copel”. Ele também transmitiu suas congratulações aos seus colegas “copelianos”, inclusive os já aposentados. (Foto 1)

Novo
A presença da contadora Indiara Barbosa, que foi candidata a deputada federal nestas eleições pelo partido Novo, foi registrada em plenário por Professor Euler (PSD). “Ela fez quase 31 mil votos, sendo uma desconhecida na política. Uma votação expressiva e uma campanha bacana”, elogiou o vereador. O presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), reforçou as boas-vindas a Indiara. O Novo teve 16 candidatos a deputado federal em uma chapa pura, mas não atingiu o quociente eleitoral, portanto não teve direito a assumir cadeiras na Câmara dos Deputados. (Foto 2)
Premiação
Bruno Pessuti (PSD) parabenizou seu irmão, o administrador Artur Felipe Fischer Pessuti, que é servidor de carreira e superintendente de mercado de capitais da Copel, por ter sido considerado um dos melhores executivos de relacionamento com investidores do Brasil. A premiação foi realizada ontem pela IR Magazine Awards e, segundo o site da instituição, os profissionais indicados devem ser colaboradores das companhias “exercendo funções de relações com investidores e as companhias indicadas devem ser de capital aberto e ter a maior parte de suas operações no Brasil”.
   
Rio Belém
Oscalino do Povo (Pode) quer saber da Prefeitura de Curitiba sobre o andamento dado à promessa de obras de contenção no rio Pinheirinho, externadas, segundo o parlamentar, em audiência pública realizada no dia 18 de abril (062.00556.2018). No pedido de informações oficiais lido em plenário hoje, o vereador pede cópia do termo de compromisso firmado com a Caixa Econômica Federal e o contrato da empresa que executará a obra.

Unidade de Saúde
Pedido de informações protocolado pelo Professor Silberto (MDB) requer dados sobre o funcionamento da Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Sítio Cercado. O vereador pergunta qual a capacidade do postinho, que regiões da cidade buscam a unidade de saúde e a quantidade de profissionais lotados ali (062.00593.2018).

Retirada de projeto
“O projeto de lei em tela restou prejudicado ante a perda de interesse público”, justifica Pier Petruzziello (PTB) ao pedir a retirada (072.00132.2018) de projeto de lei de sua autoria (005.00119.2018). A iniciativa previa prioridade para crianças “em situação de risco social e pessoal” e para filhos de “pais que estejam trabalhando e tenham a menor renda per capita” (leia mais). Com isso, a proposta será arquivada.

Copos descartáveis

Quanto a Prefeitura de Curitiba gasta com a aquisição de copos descartáveis? É essa a pergunta que Goura (PDT) faz ao Executivo em pedido de informações oficiais registrado na Câmara Municipal (062.00557.2018). “Os dados são necessários para embasar políticas de consumo consciente de produtos descartáveis na administração pública”, justifica o vereador.

UPA Pinheirinho
Dois requerimentos de pedidos de informações oficiais ao Executivo sobre a UPA Pinheirinho foram protocolados pelo vereador Mestre Pop (PSC). Neles, o parlamentar questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o tempo que levará a reforma na unidade de saúde e os motivos para a obra (062.00558.2018), além de indagar sobre quantos  atendimentos eram feitos ali e como essa demanda será compensada pela rede local de atenção à saúde (062.00559.2018)

Trincheira
Em requerimento à prefeitura (062.00560.2018), Dr. Wolmir Aguiar (PSC) pergunta sobre expectativa de construção de uma trincheira na rua Mário Tourinho com a avenida Nossa Senhora Aparecida. Ele pergunta quando a administração decidiu fazer a obra, em qual documento isso foi registrado, se houve edital para a contratação do projeto técnico e qual o número do processo administrativo referente à obra.