Notas da sessão plenária de 24 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2016 12h00, última modificação 08/10/2021 11h45

Socorro aos Necessitados I
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ailton Araújo (PSC), e o vice-presidente, Felipe Braga Côrtes (PSD), entregaram votos de congratulações e aplausos, na manhã desta segunda-feira (24), a representantes da associação Socorro Aos Necessitados, que completou 95 anos de fundação. “Há um princípio bíblico que diz que quem semeia, colhe. Semear é opcional, mas a colheita é compulsória. Parabéns a vocês por todo esse trabalho”, disse Araújo. “A entidade trabalha pela assistência social para idosos, promove a inserção social e atende a população mais carente”, destacou Braga Côrtes.

Socorro aos Necessitados II
A Socorro Aos Necessitados foi representada pelo vice-presidente José Rendak, vice-presidente do Conselho, Antônio Lacerda Braga Filho – irmão do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná Ney Braga – e pelo diretor jurídico da entidade Carlos Roberto de Matos. “Agradeço as palavras carinhosas de vocês. Esse reconhecimento nos motiva a continuar ajudando quem mais precisa”, afirmou Rendak. A entidade atende cerca de 140 pessoas e mantém duas unidades operacionais no Tarumã: Lar dos Idosos Recanto e Centro Dia Recanto. A homenagem (077.00311.2016) foi aprovada em plenário, por unanimidade, no dia 21 de setembro. (Foto 1)

Prefeitura I
Para Chicarelli (PSDC), a resposta do candidato rival ao que ele apoia na disputa à Prefeitura de Curitiba, ao ser questionado pelo jornal Gazeta do Povo sobre melhorias na infraestrutura urbana, “mostra despreparo” (leia mais). Ainda em discurso no pequeno expediente da sessão, ele fez críticas à gestão Gustavo Fruet: “A cidade não cuidou dos buracos e das melhorias urbanísticas”. Para o vereador, a administração enfrentará, em 2017, “uma de suas maiores crises”, devido à folha de pagamento.

Prefeitura II
A disputa pelo Palácio 29 de Março voltou a ser comentada no grande expediente da sessão, desta vez pela Professora Josete (PT). “Vemos candidatos mais preocupados em atacar seu concorrente que em apresentar propostas para a cidade”, disse a vereadora, que avaliou o debate do segundo turno como limitado a “picuinhas”. “Quando avaliamos os dois planos de governo, vemos um retrocesso de vai atingir as políticas públicas.” A parlamentar criticou que essas propostas e as campanhas políticas não tratem de temas como o “enfrentamento do cartel do transporte coletivo” e do ICI, “que a gente sabe que hoje o Município é refém desse instituto”. (Foto 2)

Iluminação pública I
Quanto a prefeitura arrecada com a cobrança da taxa de iluminação pública é o questionamento de Mauro Ignácio em pedido de informações oficiais ao Executivo (062.00325.2016). Dentre outras perguntas, o requerimento também indaga quanto custa sua manutenção por mês e as empresas responsáveis pelo serviço. “As falhas do sistema vêm aumentando consideravelmente a sensação de insegurança em diversos locais de nossa capital”, justifica a proposição.

Iluminação pública II
Em outro pedido de informações, Ignácio pergunta quais problemas estão sendo constatados nos sistemas de iluminação das praças Moema Monclaro e Rachel Rocha Loures, bairro São Braz (062.00327.2016). Segundo ele, as instalações são recentes. “Quantas manutenções e restaurações foram feitas nos últimos seis meses em ambas as praças? Há garantias dos serviços prestados?”, indaga.

Em tramitação
Começou a tramitar nesta segunda-feira (24), com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei de Zé Maria (SD) que pretende denominar logradouro público de Publicitário Elon da Silva Garcia, falecido em 11 de outubro passado (009.00051.2016). Também foi lida proposição de Paulo Rink (PR) para declarar de utilidade pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima – Ensino de 1º Grau (014.00054.2016).

Denominação
Começou a tramitar na Câmara de Curitiba projeto da autoria de diversos vereadores que altera o nome do Centro Municipal de Educação Infantil Vila Rio Negro, no Sítio Cercado, para CMEI Pedro Clailton Pelanda (010.00005.2016). Segundo a justificativa, Pelanda era formando em Engenharia Agronômica e Engenharia de Segurança do Trabalho. Trabalhou em diversas secretarias municipais e foi administrador da Regional Bairro Novo entre os anos 1988 a 2000 e 2013 a 2016.