Notas da sessão plenária de 24 de novembro - 2ª edição
Congratulações
Tito Zeglin (PDT) entregou votos de congratulações e aplausos (077.00288.2015) ao cantor e radialista Leonel Rocha, aprovado recentemente em plenário. “Ele destaca a valorização da música sertaneja e as raízes do homem do campo. Leonel apresenta o programa "Roda de Viola", na Super Rádio Colombo”, justificou o vereador. (Foto 1)
Isenção da tarifa
O plenário aprovou o requerimento de Felipe Braga Côrtes (PSDB) que sugere ao Executivo a realização de estudos para a concessão de isenção da tarifa do transporte coletivo a portadores de Parkinson (201.00410.2015). “Segundo informações da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo [APP], a maioria dos cadastrados é de baixa renda, não tendo condições de frequentar as terapias necessárias para melhoria na qualidade de vida, pelo alto custo que teriam com transporte”, diz a justificativa.
Núcleo da Setran
Também foi acatada a sugestão (201.00411.2015) de Beto Moraes (PSDB), para que o Executivo implante um núcleo de atendimento da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) na Regional Bairro Novo (rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado). Conforme o parlamentar, a demanda é da própria população, para facilitar o acesso aos serviços da pasta.
Infrações I
À Prefeitura de Curitiba, ainda será enviado o requerimento de Chico do Uberaba (PMN) que sugere a aplicação prévia de advertência por escrito às infrações de trânsito registradas na Área Calma (201.00412.2015). O vereador defende, na justificativa, que a medida seja aplicada durante 90 dias, como uma medida educativa e sem aplicação de multa.
Infrações I
“O programa tem por escopo a tentativa de criar um ambiente de melhor convivência entre todos os personagens do trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ocorre que, na implementação não está sendo observada a mesma calma do Executivo. Até o presente momento, não se viu nenhuma outra ação, senão a instalação de cruzamentos monitorados por fiscalização eletrônica para impor aos motoristas a aplicação de penalidades de multa”, explica Chico do Uberaba.
Minuto de silêncio
O vereador Jorge Bernardi (Rede) pediu a realização de um minuto de silêncio em homenagem ao professor Velocino Bruck Fernandes, o primeiro filiado ao Partido Democrático Brasileiro. Atualmente desempenhava função na Administração Regional do Centro, além de ser um defensor e difusor da cultura tropeira. “Ele era um apaixonado por viver e por ensinar a História”, comentou Bernardi. (Foto 2)
Urgência
Passa a tramitar em regime de urgência, o projeto de lei de Paulo Salamuni (PV) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao general de divisão do Exército Luiz Felipe Kraemer Carbonell (006.00018.2015). Entre outras atividades, Carbonell foi chefe das seções de Comunicação Social da Brigada Haiti (MINUSTAH); de Relações Públicas; e de Planejamento; e subchefe do Centro de Comunicação Social, em Brasília. Assinado por diversos vereadores, o requerimento (071.00006.2015) foi aprovado em plenário.
Adiamentos
Foram adiadas para a sessão de amanhã (25), as votações em primeiro turno do projeto que concede a Cidadania Honorária de Curitiba a Hideyo Kawazoe (006.00008.2015) e da proposta de lei que declara de utilidade pública o Instituto Qualicare (014.00018.2015). Os autores, respectivamente Paulo Rink (PR) e Noemia Rocha (PMDB), estavam ausentes do plenário.
Lava Jato
Sabino Picolo (DEM) registrou a 21ª fase da Operação Lava Jato, com a prisão preventiva do pecuarista e empresário José Carlos Bumlai, hoje (24) pela manhã em Brasília (DF). Ele já foi transferido para Curitiba e está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF).
Agressão
Julieta Reis (DEM) lamentou a agressão sofrida por duas muçulmanas, no Centro de Curitiba. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (23) em coletiva de imprensa Mesquita de Curitiba Imam Ali Ibn Abi Tálib A.S, convocada pela Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná. “Não podemos entrar na islamofobia”, frisou a vereadora.
“Iván”
Chico do Uberaba (PMN) registrou a estreia, no próximo dia 26, do filme "Iván", longa-metragem do diretor Guto Pasko que conta a história de refugiado ucraniano Iván Bojko. Ele foi retirado à força de seu país durante a Segunda Guerra Mundial, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com sua família e, após 68 anos, retornou à Ucrânia, aos 91 anos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba