Notas da sessão plenária de 24 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2016 13h20, última modificação 07/10/2021 07h29

Ponto biométrico
Com 27 votos favoráveis, os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno projeto que altera a resolução 10/2012 da Comissão Executiva (004.00006.2014). A mudança fará com que todos os servidores efetivos, inclusive os que estão à disposição dos gabinetes parlamentares, registrem sua frequência mediante controle biométrico. Atualmente o controle dos funcionários de carreira à disposição é na folha ponto.

Recado I
Chico do Uberaba (PMN) pediu que o líder do prefeito na Câmara, Paulo Salamuni (PV), leve um recado a Gustavo Fruet. “Saia de sua mesa, trabalhe, dê uma voltinha no bairro Uberaba e pague as emendas deste vereador, pois você está sendo covarde com a nossa região, um traidor”, acusou. Segundo ele, vereadores que têm suas emendas executadas, são apenas os que votam “tudo o que o prefeito quer”.

Recado II
Pier Petruzziello (PTB), Dirceu Moreira (PSL), Cristiano Santos (PV), Aldemir Manfron (PP), Bruno Pessuti (PSD), Toninho da Farmácia (PDT) e Pedro Paulo (PDT) reagiram às críticas de Uberaba e agradeceram o trabalho da prefeitura nos bairros mediante a execução regular de suas emendas ao orçamento. Pessuti citou a pavimentação das ruas Izidoro Wosch, no Santa Cândida, e Benjamin Zilli, no Ahú. Outras obras foram realizadas nas ruas Ângelo Bertoncello e Anambés, no Cajuru, conforme Pier Petruziello. “Fruet pagou todas as minhas emendas”, relatou Manfron.

Audiência pública
Presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, Noemia Rocha (PMDB) lembrou ao plenário que nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará sua prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2016 (de janeiro a abril). A vereadora orientou os vereadores a deixarem prontas as perguntas que farão aos representantes da pasta. Aberta à população, a audiência pública será a partir das 9h (saiba mais).

Minuto de silêncio
A pedido de Felipe Braga Côrtes (PSD), os vereadores observaram um minuto de silêncio pela morte de Nyltow Rafael Pacheco dos Santos, de 12 anos. O jovem faleceu ontem (23) no Hospital Pequeno Príncipe, onde fazia um tratamento contra fibrose pulmonar idiopática. O corpo será enterrado ainda nesta terça-feira (24) em Porto Amazonas, na região metropolitana de Curitiba, onde morava com a família. (Foto 1)

Concurso GM I
Jorge Bernardi (Rede) cobrou que o prefeito Gustavo Fruet convoque os candidatos aprovados no concurso para a guarda municipal de Curitiba, realizado há quase um ano. “Pelo jeito que vai, acaba o mandato do prefeito e não teremos a contratação de um guarda sequer. Eu lamento essa situação, pois foram 27 mil candidatos que acreditaram, sonharam e se prepararam, mas até agora nenhum foi admitido”.

Concurso GM II
Bernardi lembrou que, na campanha eleitoral, Fruet prometeu contratar 1.500 novos guardas municipais e destacou a necessidade do aumento no efetivo da corporação.  “Recentemente foi divulgada pesquisa que mostra que a maior preocupação dos curitibanos é a violência. No centro de Curitiba quem mais prende hoje, faz a vigilância, é a guarda municipal, mais até que a Polícia Militar”, concluiu.
(Foto 2)

Grampeados I
Professor Galdino (PSDB) comentou sobre a “prática comum” de se grampear políticos e autoridades no Brasil. Ele citou casos recentes como os do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e o do ex-ministro do Planejamento e senador Romero Jucá (PMDB-RR). “É mais comum do que imaginamos e nossos telefones devem estar grampeados, mas eu, como não devo, não temo”, disse.

Grampeados II
O parlamentar sugeriu que a Mesa Diretora realize uma varredura na Câmara Municipal para identificar a presença de grampos telefônicos ou equipamentos de escuta. Ele lembrou que, em 2006, uma escuta foi encontrada na Assembleia Legislativa do Paraná. “Os vereadores do alto clero, que apoiam o prefeito em troca de cargos, devem ficar atentos, pois os arapongas estão voando alto. Eu sou do baixo clero, não estou preocupado”. (Foto 3)

Colaboraram: José Lázaro Jr., Marcio Alves da Silva e Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Filipi Oliveira.