Notas da sessão plenária de 24 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 24/06/2019 16h45, última modificação 08/11/2021 09h10

Vagas em creches
Toninho da Farmácia (PDT) falou sobre a necessidade de mais vagas em creches nas escolas do município. “Em particular o CMEI João Botelho que atualmente conta com 140 vagas ociosas. Quero reforçar o pedido para que a prefeitura contrate novos funcionários. Não somos contra trabalhadores concursados ou não-concursados. O importante é que haja a contratação”, disse ele. Para Toninho, o que importa é a satisfação das demandas “daquele povo que acorda 4:30h, 5h da manhã e não tem com quem deixar seus filhos pra ir trabalhar”, finalizou.

Fórum das Mulheres
Fabiane Rosa (DC) convidou as vereadoras da Câmara Municipal de Curitiba ao 1º Fórum das Mulheres Paranaenses que será promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), de 3 a 5 de julho, no Hotel Slaviero Slim, em Curitiba. Fabiane será a palestrante no dia 4 sobre o papel do legislador na proteção animal. De acordo com ela, a atual gestão do município “foi a que mais investiu em proteção animal”, mas ponderou que é necessário que outros municípios também façam seus investimentos. Para ela, a população deve cobrar de seus representantes posturas claras quanto ao tema.

Bloco parlamentar I
O Patriota (antigo PRP) e o Solidariedade agora compõem um bloco parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Cada partido tem um representante no Legislativo da capital – respectivamente, os vereadores Ezequias Barros e Katia Dittrich (405.00030.2019). Ambas as siglas deixam o bloco formado por PSB, PP, PL, DEM e PSDB, presidido por Paulo Rink (PL).

Bloco parlamentar II

Segundo o artigo 22 do Regimento Interno, parágrafo 1º, “as representações de dois ou mais partidos, por deliberação das respectivas bancadas, poderão constituir blocos parlamentares, sob liderança comum à qual caberá a competência de representá-los”. Outro requerimento deverá  informar qual dos dois vereadores será o líder do novo bloco.

Em tramitação
Dois projetos de lei para declarar entidades de utilidade pública municipal começaram a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária, nesta segunda-feira (24). A proposta de Noemia Rocha (MDB) trata da Associação de Assistência Social Guerreiros da Paz (014.00023.2019), enquanto a iniciativa de Bruno Pessuti (PSD) pretende conceder a declaração à Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (014.00024.2019).

Pedido de informações
Assinado por diversos vereadores, por iniciativa do gabinete de Professora Josete (PT), pedido de informações à Prefeitura de Curitiba apresenta questionamentos sobre o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). Os parlamentares querem saber qual a capacidade dos aterros utilizados e quando deverá ser atingida; como ocorre a destinação dos diferentes resíduos (do lixo hospitalar, por exemplo); e se toda a capital possui a coleta de recicláveis, dentre outras perguntas (062.00285.2019).