Notas da sessão plenária de 24 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2016 11h25, última modificação 08/10/2021 08h21

Debate e pesquisa
O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Curitiba, na noite dessa segunda-feira (22), na TV Bandeirantes, repercutiu novamente em plenário (leia mais). “Ficou comprovado quem é que tem condições de administrar a cidade”, avaliou vereador da base. Ele também comentou o resultado da pesquisa Ibope e afirmou que o primeiro colocado, durante o debate, “pegou meias-verdades e criou fatos”, enquanto adversários do atual chefe do Executivo “demonstraram despreparo absoluto”. Sobre a sondagem, o parlamentar reclamou que “ninguém fala aqui da pesquisa espontânea [cuja diferença entre o primeiro e o segundo colocados foi de 1%]”.

Emendas à saúde
“A saúde está com muitas dificuldades em relação aos repasses do Município aos hospitais filantrópicos”, disse a presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara. Ela sugeriu que todos os vereadores destinem uma cota de suas emendas parlamentares à área, em especial à saúde mental. “Os moradores em situação de rua estão literalmente enlouquecendo. Há sim um acréscimo de doenças mentais.” A parlamentar ainda fez convite em plenário ao 9º Seminário da Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), que será realizado entre 9 e 11 de novembro, na Associação Médica do Paraná.

Caixa Zero
Vereador elogiou o blog Caixa Zero, da Gazeta do Povo. O jornalista Rogerio Galindo, disse ele, é “bastante crítico” e tem publicado “materiais bastante atraentes”. “Acredito que hoje em termos de blog de política, em minha opinião, ele passa a ser o de bastante credibilidade ou de maior credibilidade”, avaliou.

Desagravo
O líder do Executivo fez desagravo ao prefeito por declaração de um vereador durante encaminhamento da votação do veto à Lei das Vigilantes, na sessão dessa terça-feira (23), que repercutiu na imprensa. “Quer divergir, venha. Mas não baixe o nível”, afirmou, sobre o que considerou uma “fala chula”. Advertido pelo presidente após proferir o palavrão, o parlamentar pediu desculpas e a retirada das palavras dos anais da Casa.

Rio Bonito
Em pedido de informações oficiais ao Executivo, vereador questiona a Cohab-CT sobre o andamento da transferência de dois terrenos no Rio Bonito, bairro Tatuquara, ao governo estadual (062.00292.2016). Os imóveis, segundo a proposição, deverão abrigar escolas. “Tal necessidade se dá em razão do aumento significativo da população local”, justifica.

Em tramitação
Foi lido na sessão de hoje (24) projeto para conceder a utilidade pública municipal ao Conselho Federal de Ordem dos Músicos do Brasil (014.00042.2016). Outra proposta dessa declaração, ao Instituto Cultural e Científico Brasil Japão (ICCBJ), começou a tramitar oficialmente ontem (23), também com a leitura no pequeno expediente (014.00041.2016).

Getúlio Vargas
Os 62 anos da morte do ex-presidente da República, Getúlio Vargas, foram registrados durante a sessão plenária desta quarta-feira. O estadista faleceu no dia 24 de agosto de 1954 e foi lembrado como o “criador da Petrobras, que está hoje nessa lameira”.

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, nas notícias divulgadas pela Câmara de Curitiba, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas) a informação sobre a autoria das peças legislativas – projetos de lei, requerimentos ao Executivo, pedidos de informação, moções e sugestões, por exemplo. Dos 38 parlamentares atuais, 32 são candidatos a reeleição – logo restrições também ocorrerão na cobertura do plenário e das comissões temáticas, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).