Notas da sessão plenária de 24 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2018 14h25, última modificação 26/10/2021 11h27

Água
O consumo de água pelo CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Bairro Novo, motivou Professor Silberto (PMDB) a pedir informações oficiais à Prefeitura de Curitiba (062.000153.2018). De acordo com o vereador, a prefeitura informou que o consumo de água, entre janeiro de 2016 e março de 2018 foi de 3.421m³, o que custou R$ 1.166.187,71. “Peço para a Secretaria de Educação e de Obras tomarem providências, pois a direção da escola pede socorro”, disse Silberto, sugerindo a contratação de empresa especializada para descobrir onde está o vazamento no equipamento público.

Emenda
Já Osias Moraes (PRB) agradeceu ao prefeito Rafael Greca o pagamento de uma emenda parlamentar, de sua autoria, a um CMEI da cidade. “Estive [no CMEI] para constatar essa emenda liberada para um toldo, porque quando havia chuva ou sol, os pais pais ficavam descobertos na espera dos seus filhos”, contou o vereador. “Pode parecer um valor irrisório, mas para aquela unidade que precisa é um valor significativo”, completou.

Utilidade pública
Na sessão desta terça-feira (24), Zezinho Sabará (PDT) entregou ao presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Accordes o título de utilidade pública à instituição, concedido pela lei municipal 15.186/2018, de iniciativa do parlamentar. “José Aparecido Costa, morador há 40 anos, sempre trabalhando pela vila. Há mais de 20 anos como membro da associação, sempre defendendo a comunidade”, frisou.

Buffet I
O líder do prefeito na Casa, Pier Petruzzielo (PTB), rebateu as críticas feitas ontem (23), pelo líder da oposição, Goura (PDT), referente a um edital para contratação de buffet para a Secretaria Municipal de Governo. Ele leu o que estava previsto em edital feito em 2014 e 2015 pelo então prefeito Gustavo Fruet, quando Goura exercia um cargo em comissão no Executivo. “Antes de vir à tribuna, procure se informar do que foi feito no passado”, alegando que o parlamentar tenta “desqualificar o prefeito”.

Buffet II
Em resposta, Goura afirmou que não era vereador à época nem base de apoio do ex-prefeito, mas que Pier Petruzziello “frequentava quase que diariamente o Palácio [29 de Março, sede do Executivo]”. “A fala do senhor não justifica nada […] A prefeitura apregoa uma austeridade, mas esbanja recursos em coisas que podem ser vistas como supérfluos”, disse. “Subir aqui e desqualificar minha fala, dizendo o que a outra gestão fez, [mas] não trouxe debates sobre austeridade, ajuste fiscal ou coisas que a prefeitura está fazendo”, acrescentou.

Binário
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) pergunta se há algum projeto para a implantação de binário no bairro Seminário, composto pela avenida Nossa Senhora Aparecida e a rua José Naves da Cunha (062.00167.2018). Se existir estudos nesse sentido, o vereador quer saber quando o binário começará a funcionar. O vereador justifica que há um grande fluxo de veículos na região.

Rede de água
O plenário acatou indicação de sugestão de ato administrativo ao Poder Executivo, proposta por Geovane Fernandes (PTB), para a implantação de rede de água pluvial entre as ruas Conde São João das Duas Barras e Paulo Setúbal, no Hauer (203.00050.2018). Segundo o autor, “todas as vezes que chove a água se desloca em um único sentido, invadindo as residências e causando transtorno aos moradores”.

Em tramitação
O Instituto Multi Irão, de educação e empreendedorismo social, poderá receber a utilidade pública municipal. Proposto pelo vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), o projeto de lei (014.00014.2018) para conceder a declaração à organização sem fins lucrativos começou a tramitar oficialmente com a leitura na sessão desta terça-feira (25).

Pesar
O plenário da Câmara Municipal realizou um minuto de silêncio pelo falecimento de Janete Tchorney Prudêncio, professora do Colégio Estadual Senhorinha Moraes Sarmento. A solicitação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), que exaltou a trajetória de vida da profissional, que também foi diretora da instituição. “Ela construiu uma história com a cidade e principalmente da região do Cajuru”. Professor Euler (PSD) pediu que fosse incluído o nome de Joaquim Fernandes Luís, “empresário e amigo da família”. (Foto 6)

Congresso

Noemia Rocha (PMDB) relatou sua participação no congresso da União de Câmaras, Gestores Públicos e Vereadores do Paraná (Uvepar) e destacou participação na palestra de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).