Notas da sessão plenária de 23 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 23/09/2019 14h25, última modificação 10/11/2021 09h18

Muro de contenção I
Toninho da Farmácia (PDT) agradeceu ao secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues, e demais técnicos pelo atendimento após a queda de parte do muro de contenção do viaduto da Vicente Michelotto, que divide as rua Anjolilo Buzetti e Deputado Anibal Khury, na CIC, na madrugada da última sexta-feira (20). “Eles imediatamente estiveram lá”, disse. “Às vezes somos criticados porque agradecemos muito o Executivo em determinadas situações. Não estou agradecendo político nenhum. Subo aqui para agradecer aqueles que fazem e zelam por nossa cidade.” Para o vereador, “tem gente que não tem bala na agulha, se indispõe [com o administração municipal] e depois vem criticar”. (Foto 1)

Muro de contenção II
Ele ainda rebateu declarações feitas por "oportunistas". "Nós estamos fiscalizando", completou. De acordo com Toninho, os representantes do Executivo municipal, após a vistoria do local, "disseram que não houve comprometimento" da trincheira. "É uma estrutura enorme. O que desmorou foi o muro de contenção, que tem uma caixa de drenagem naquele local", acrescentou. O parlamentar sugere que a contenção seja substituída por estrutura de "concreto armado, para suportar o peso da água", após chuvas fortes, como as registradas na semana passada.

Homenagem ao Athletico
Foi aprovado em plenário votos de congratulações e aplausos aos Club Athletico Paranaense pela conquista da Copa do Brasil em 2019 (077.00399.2019). Proposição é assinada por Katia Dittrich (Solidariedade) e Paulo Rink (PL). “Foi o primeiro time do Paraná a conquistar este torneio”, justificam. (Foto 2)

Estação de alongamento

Para “completar” os equipamentos públicos da praça Professora Marli Queiroz de Azevedo, o vereador Professor Silberto (MDB) sugere à Prefeitura de Curitiba que instale no lugar uma estação de ginástica e alongamento (203.00174.2019). “Para os mais idosos, o alongamento é fundamental”, justificou. Ele e Marcos Vieira (PDT) comemoraram a implantação, na praça, em vias de conclusão, de uma quadra de grama sintética objeto de emenda parlamentar dos demais.


Denominação de logradouro

Começaram a tramitar na CMC dois projetos de lei que indicam pessoas já falecidas para denominarem logradouros públicos em Curitiba. Julieta Reis (DEM) indica para a homenagem a artista plástica e crítica de arte Adalice Maria de Araújo (009.00030.2019) e Zezinho Sabará (PDT)  sugere o nome de João Mário Istrisoski que, durante 34 anos, foi o narrador oficial do carnaval de Curitiba (009.00031.2019).

Utilidade pública
Será avaliada pelos vereadores da CMC o pedido de Noemia Rocha (MDB) para que seja declarado de utilidade pública o Instituto Mude (014.00043.2019). É necessária a apresentação de oito documentos para o protocolo deste tipo de iniciativa: estatuto, ata de eleição, CNPJ, CPF do presidente e do tesoureiro, balanço do ano anterior, relatório de atividades, provas que a diretoria não é remunerada e cláusula sobre dissolução da entidade.

Ausência do país

Líder do Executivo, Pier Petruzziello (PTB) estará oficialmente ausente do país de 22 a 29 de setembro (041.00019.2019). “Fui convidado para participar de evento na ONU relativo à implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Autismo em Curitiba”, justifica o parlamentar.

Mário Tourinho

“Foram realizadas audiências públicas relativas às obras da trincheira na avenida Mario Tourinho, esquina com a avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, ou foram realizadas apenas reuniões para tratar do tema?”. É o que pergunta Professor Euler (PSD) oficialmente à Prefeitura de Curitiba (062.00453.2019). Em caso positivo, pede cópia das atas.

Pedreira Paulo Leminski

Fabiane Rosa (DC) questiona a Prefeitura de Curitiba qual o limite de horários, possibilidade de utilização ou não de fogos de artifício e dos limites da lei do silêncio aplicados aos eventos realizados na Pedreira Paulo Leminski (062.00455.2019). Ela reclama de foguetório no dia 18 de setembro, por mais de dez minutos, “gerando excessiva poluição sonora e ambiental”.

Retirada de projeto

Pedido de retirada de projeto (072.00072.2019) foi aprovado hoje pelo plenário. A autora, Katia Dittrich (Solidariedade), entende que precisa reformular a proposta que proíbe o uso de “penas, pelos, peles e plumas de origem animal para a produção de fantasias, alegorias e adereços, incluindo-se as fantasias carnavalescas” em Curitiba (005.00166.2019). Também Pier Petruzziello (PTB) pediu a retirada (073.00011.2019) da proposição que homenageava Adalice Maria de Araújo (009.00024.2019).