Notas da sessão plenária de 23 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2015 14h50, última modificação 05/10/2021 07h24
Reclamação
Chico do Uberaba (PMN) reproduziu em plenário as reclamações da população do bairro Uberaba sobre os estragos provocados pelas recentes chuvas. “Áreas alagadas, bueiros entupidos e a Regional do Cajuru nada faz. Convido os senhores para um passeio aqui pelo centro mesmo. Vamos à praça Rui Barbosa, onde é possível encontrar até barraca de acampamento”, salientou. (Foto 1)

Tatuagens
“Novamente venho à tribuna para falar sobre meu projeto que proíbe o preconceito contra pessoas tatuadas no serviço público [005.00223.2015]”, disse Professor Galdino (PSDB). Para ele, as tatuagens não definem o caráter de ninguém. “Ao falar desse assunto na semana passada, recebi o apoio dos vereadores Julieta Reis [DEM], Mestre Pop [PSC] e Johnny Stica [PT]. A ideia é eliminar qualquer preconceito que ainda possa existir sobre esse tema. É o que posso fazer dentro das minhas atribuições como vereador”. A proposta tramita na Câmara desde o dia 18 de novembro (leia mais). (Foto 2)

Eleição
Pier Petruzziello (PTB) comemorou a eleição de Maurício Macri, atual prefeito de Buenos Aires, para a presidência da Argentina em eleição realizada no domingo (22). Na opinião do vereador, o governo será de direita, o que representa uma resposta “positiva dos argentinos contra o populismo”, medida que, em sua opinião, favoreceria não somente o Brasil, mas toda a América Latina. (Foto 3)

Barão em quadrinhos
O lançamento da revista “Barão do Serro Azul, Herói da Paz”, que conta na forma de história em quadrinhos um pouco da história do Paraná com narração do Barão, foi divulgada em plenário por Felipe Braga Côrtes (PSDB). O parlamentar registrou a presença do curador da obra, Fábio André Chedid Silvestre, e disse que o material, que tem apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), será distribuído nas escolas municipais. (Fotos 4 e 5)

Habitação
A festa em comemoração aos 50 anos de fundação da Vila Nossa Senhora da Luz, o primeiro conjunto habitacional de Curitiba construído pela Cohab, foi registrado por Toninho da Farmácia (PDT). Ele informou ter participado das atividades, no sábado (21), e parabenizou os moradores da tradicional comunidade do bairro CIC. O vereador aproveitou para agradecer o atendimento que tem recebido do secretário de Governo, Ricardo Mac Donald.

Violência
Professor Galdino (PSDB) registrou o início, nesta segunda (23), da 1ª Jornada Nacional “Mulher Viver Sem Violência”, realizada pela Prefeitura de Curitiba e que prossegue até quarta-feira (25). A abertura será às 19h, no Estação Convention Center, com palestra da bioquímica e farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes. A palestrante empresta seu nome à lei “Maria da Penha”, de 2006, que tem o objetivo de coibir a violência doméstica.

Homenagem
Tito Zeglin (PDT) entregou, na sessão de hoje, votos de congratulações e aplausos para a Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (Braspol). O vereador destacou que a homenagem se deu em função da criação, a partir de 2007, da Vitrine Literária – evento realizado a cada dois anos –, que dá visibilidade ao trabalho intelectual de escritores e oferece oportunidade de “mútuo conhecimento entre todos que escrevem, declamam e opinam”. A honraria foi recebida pelo presidente da entidade, Rizio Wachowicz. (Foto 6)

Economia
O Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia do país, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O registro foi do vereador Professor Galdino (PSDB), que fez elogios ao governador Beto Richa.

Santa Cecília
Comemorado ontem (22), o Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, foi registrado pela vereadora Julieta Reis (DEM).

Comemoração
Ailton Araujo (PSC), presidente da Câmara, e Tico Kuzma (Pros) parabenizaram Cacá Pereira (PSDC) por seu aniversário, no último sábado (21).