Notas da sessão plenária de 23 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2016 17h05, última modificação 06/10/2021 08h13
Guerra Civil
Jorge Bernardi (Rede) pediu “serenidade” no enfrentamento da crise, para que as manifestações contrárias e favoráveis ao governo federal não resultem em violência. “O Brasil está correndo um sério risco. A divisão [política] não ocorre só entre azuis e vermelhos [tucanos e petistas], mas no seio das famílias, em todas as áreas da sociedade. Queremos lembrar que a algum tempo atrás, na Síria, as manifestações populares desandaram para uma guerra civil. A última guerra civil que tivemos neste país, a do Contestado, está completando 100 anos”, afirmou. (Foto 1)

Vagas em CMEIs
Valdemir Soares (PRB) voltou a cobrar resposta da Prefeitura de Curitiba ao pedido de informações oficiais sobre o fechamento de turmas de berçário nos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs (leia mais). O requerimento (062.00002.2016) foi protocolado no dia 12 de janeiro. “Não é um desrespeito só a mim e à Câmara, mas à população. Às centenas de mães que não podem trabalhar porque não têm lugar nos CMEIs para seus filhos. Denuncio mais uma vez o desrespeito a este Parlamento”, criticou o vereador. (Foto 2)

Bairro República
O Professor Galdino (PSDB) retomou as críticas ao PT e os elogios ao juiz federal Sérgio Moro. “Sinto orgulho de viver na República Federativa de Curitiba. Estamos mostrando que o espírito do curitibano é de justiça. Por esse motivo apresentei, na semana passada, o projeto que cria um novo bairro, com o nome de República, na região da Justiça Federal. Minha proposta marcará para sempre a capital paranaense como a cidade da lei e da ordem”, defendeu o vereador. A proposição (005.00017.2016) tramita no Legislativo desde a última segunda-feira (21).

Pesar
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Pedro Costa, pai do primeiro-secretário da Casa, Pedro Paulo (PDT). “A vida nos traz surpresas agradáveis, surpresas desagradáveis e notícias tristes. Imagine você aqui [no plenário] e receber a notícia que seu pai acabou de falecer. Foi a notícia que recebeu o vereador Pedro Paulo. Queremos registrar nossa solidariedade”, declarou o presidente, Ailton Araújo (PSC). Mauro Ignácio (PSB) e Chico do Uberaba (PMN) também lembraram, respectivamente, do falecimento de Luiz Henrique de Oliveira Viana, sobrinho de Colpani (PSB), e de Lourdes Pereira da Silva, tia de uma assessora de seu gabinete. (Foto 4)

Justificativas de ausências
A Professora Josete (PT) defendeu seus votos contrários a requerimentos para justificar ausências de vereadores em chamadas, aprovados na segunda parte da ordem do dia. “Está se tornando muito comum os vereadores se ausentarem da sessão e apresentarem uma justificativa de que estavam atendendo em seu gabinete. Não é uma questão pessoal, mas de cumprimento do Regimento Interno. Entendo que o vereador tem que marcar [compromissos] fora do horário da sessão ou atender aqui ao lado [do plenário]”, argumentou. Mestre Pop (PSC) ironizou, em registro à Casa, o pronunciamento da vereadora.

Visita à exposição
A exposição “Curitiba Ontem e Hoje”, inaugurada nesta quarta-feira (23), recebeu a visita César Fabiano Alves de Araújo, o “Tigrão”, e Vilmar Ferreira de Lara, o “Cicatriz”, que ganharão, na próxima semana, o prêmio “Mérito Esportivo”, por indicação do vereador Serginho do Posto (PSDB). Eles percorreram cem mil quilômetros, por 19 países, em um triciclo artesanal. Os registros da aventura podem ser observados no site http://www.projetosodeussabe.org. (Foto 6)

Estudantes na CMC
Na tarde desta terça-feira (22) a professora Virginia Dias trouxe à Câmara Municipal 12 estudantes do segundo ano da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo. Eles vieram para compreender e analisar a rotina e os deveres dos parlamentares e foram recepcionados pelo vereador Paulo Salamuni (PV). O parlamentar convocou os jovens a participarem das sessões plenárias e das audiências públicas e a acompanharem via internet os projetos que são debatidos na Casa. “Tanto situação quanto oposição têm que visar avanços para o bem comum”, comentou. (Foto 7)

Por Fernanda Foggiato, Michelle Stival da Rocha e Aline Bonn.