Notas da sessão plenária de 23 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 23/05/2018 14h00, última modificação 27/10/2021 07h59

Fake News
A divulgação de notícias nesta terça-feira (22) em que um empresário diz ter sido contratado para produzir notícias falsas (fake news) para beneficiar candidatos na última eleição, foi comentada por Felipe Braga Côrtes (PSD). O parlamentar defendeu que o caso seja investigado pela polícia, pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). “Tenho certeza que não há nenhum vereador que seja a favor desse jogo sujo”, disse. Ele afirmou que espera uma resposta do TRE para “que esta farsa não seja usada novamente”. (Foto 1)

Solidariedade
Bruno Pessuti (PSD) convidou os vereadores para um “ato de solidariedade” em favor de José Eduardo Fernandes, pai que cuida do filho com paralisia cerebral [cuja mãe morreu cinco dias após o parto] e também da sua própria mãe, a qual usa cadeiras de rodas. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas por José Eduardo, Pessuti pediu o apoio aos demais vereadores. “Pelo seu exemplo de pai e no dia a dia”, valorizou o vereador. (Foto 2)

Agricultura urbana
Goura (PDT) falou sobre a proibição ao Coletivo Mão na Terra de continuar a horta cultivada no Bosque do Papa, ocorrida ontem (22). Segundo o parlamentar, o prefeito Rafael Greca disse que houve um mal entendido quando se vetou as atividades de agricultura urbana. Ele também chamou a atenção para a necessidade dos vereadores de fiscalizar irregularidades nos bairros, citando caso de lote aterrado no Sabará, CIC, e que fazia parte de Área de Preservação Permanente (APP). (Foto 3)

Crianças e Adolescentes
A necessidade de efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi cobrada pela Professora Josete (PT). Ela diz que as medidas previstas no ECA não foram consolidadas. Após apresentar diversos dados a respeito da violência contra crianças e adolescentes, a vereadora defendeu políticas públicas que garantam a “transversalidade” no atendimento de crianças violentadas ou infratoras, com “profissionais que assegurem um atendimento humanizado, com vistas a verificar as potencialidades dessa pessoa”, cobrando mais apoio aos Conselhos Tutelares. (Foto 4)

Robótica
A equipe de robótica da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, a Cyber Rex, recebeu votos de congratulações e aplausos pelos projetos que ganharam diversas premiações. Segundo Professor Euler (PSD), os alunos merecem o reconhecimento pela “sua importante contribuição ao desenvolvimento da tecnologia”. Estiveram presentes sete estudantes, junto da professora Liz Ribas Cavalcanti, de Leila da Silva, Marta Cambrussi e Roseli Percegona. (Foto 5)

Jornalistas
Tito Zeglin entregou votos de louvor e congratulações a Dirceu de Castro, da Rádio Iguaçu, e para Thiago José Lucca, do Jornal do Pilarzinho. “Eu reconheço a perfeição do trabalho de vocês, que são profissionais sérios", elogiou o parlamentar, para quem “jornalistas competentes precisam ser valorizados”. (Foto 6)

Violência
A morte de Douglas Reges Junckes, no último domingo (20) foi comentada novamente por Goura (PDT) na sessão de hoje. O rapaz, de 36 anos, foi assassinado com arma de fogo pelo vizinho por causa de uma briga causada por som alto. “Motivo fútil”, reforçou o vereador, que lamentou a “cultura da violência” na sociedade. Ele também criticou a Prefeitura de Curitiba pelo segundo corte de verbas para a estrutura cicloviária da cidade. Segundo o parlamentar, os R$ 180 mil vetados agora somam-se aos R$ 400 mil já cortados em abril, reduzindo em 30% as verbas dedicadas ao modal.

Utilidade pública
Na sessão plenária desta quarta-feira (23), o vereador Zezinho Sabará (PDT) entregou título de utilidade pública a representantes do Golden Boys Football Club (014.00012.2017). A proposição foi aprovada em plenário no final de 2017. (Foto 7)

Dia da infantaria
Os vereadores de Curitiba foram convidados para solenidade no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), nesta quinta-feira (24), às 18 horas, alusiva ao Dia da Infantaria. O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), foi quem repassou o convite do coronel Gerson Rolim da Silva aos parlamentares. (Foto 8)