Notas da sessão plenária de 23 de junho - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2015 17h25, última modificação 01/10/2021 08h51

“Esses três ex-deputados acusados pela Operação Lava Jato estão presos em Pinhais, diferentemente dos outros políticos envolvidos no escândalo, que têm foro privilegiado e continuam ocupando seus cargos eletivos no Congresso Nacional. Defendo o fim do foro privilegiado. Nós, vereadores, não temos foro privilegiado”, disse Felipe Braga Côrtes (PSDB), ao defender o fim deste dispositivo, que estabelece que ações penais contra determinadas autoridades tramitem nos tribunais e não nos juízos de primeira instância. (Foto 1)

Crédito adicional I
Com 24 votos favoráveis, o plenário aprovou o projeto de lei que solicita abertura de crédito adicional suplementar de R$ 204,1 mil para a construção de pisos em concreto armado para a prática de skate nos Portais do Futuro dos bairros Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo (013.00002.2015). De iniciativa do Executivo, a matéria passou sem discussão em primeiro turno. As abstenções foram dos vereadores Chico do Uberaba (PMN), Cristiano Santos (PV), Valdemir Soares (PRB), Carla Pimentel e Mestre Pop, ambos do PSC.

Crédito adicional II

“As construções das pistas de skate nos Centros Integrados dos Portais do Futuro, têm como objetivo a prática esportiva, desempenhando um papel importante na vivência dos jovens curitibanos, além da melhoria no condicionamento físico, bem como o incentivo à socialização dos jovens inseridos no dia a dia no seu meio social”, esclarece a justificativa. O texto retorna à pauta de segunda-feira (29) em segunda votação, antes de seguir para a sanção do prefeito Gustavo Fruet.

Adiamento

O vereador Mestre Pop (PSC) pediu adiamento para amanhã (24) da votação do projeto de sua autoria que dispõe sobre a apresentação de artistas de rua nos logradouros públicos do município (031.00005.2015). O substitutivo em apreciação simplificou a proposição original apresentada em 2013 (005.00304.2013).

Aluguel social
Com a presença do líder do Movimento Popular por Moradia (MPM), Fernando Marcelino, Jorge Bernardi (PDT) lembrou ao presidente Ailton Araújo (PSC) que a Câmara de Curitiba se comprometeu a votar o Projeto do Aluguel Social (substitutivo geral 031.00059.2014) até o fim do mês (leia mais). “O anúncio foi feito em plenário em maio. O período legislativo está se encerrando na semana que vem e esperamos que o projeto seja incluído na pauta. Aguardamos a resposta”, afirmou o vereador. (Foto 2)

Ocorrências da PM

Foi lido em plenário, o requerimento de Mauro Ignácio (PSB) que solicita informações à Polícia Militar do Paraná (PMPR) sobre o número de ocorrências registradas na regional Santa Felicidade em 2015. “Quantos atendimentos foram feitos? Quantos deles fazem referência a assaltos e em quais locais foram registrados? Além dos assaltos, quais outros tipos de registros foram feitos pela PM?”, questiona o vereador (074.00005.2015).