Notas da sessão plenária de 23 de fevereiro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2016 13h35, última modificação 05/10/2021 13h22

Protesto de mães
- Chicarelli (PSDC) anunciou que um grupo de mães fará um protesto na Câmara de Curitiba, durante a sessão da quarta-feira da próxima semana, pela abertura de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em especial nos berçários. “Além de apoiar, vou participar [da manifestação]”, disse o vereador.

Chuva de ontem I
O Professor Galdino (PSDB) culpou a Prefeitura de Curitiba pelos alagamentos na tarde de ontem (22) em bairros como o Alto da XV, o Boa Vista e o Cristo Rei. “A cidade está pedindo socorro, e socorro urgente. A chuva mostrou como Curitiba está largada. Sem a limpeza dos bueiros continuaremos a ver imagens que nos assustarão. Que nos farão perguntar se esta é a cidade em que queremos morar. Carros boiando, água invadindo casas...”, declarou. “Até parece que estamos retrocedendo ao início do século 20, quando a praça Zacarias virava uma lagoa a cada chuva e a Marechal Deodoro se transformava em um rio.” (Foto 1)

Chuva de ontem II
Na avaliação do vereador, a capital “vive um caos urbano”: “Os curitibanos estão cansados de desculpas esfarrapadas. A população quer ações concretas”. Galdino afirmou que “o novo Plano Diretor vai deixar a cidade pior” e que “a cidade está sendo comendada por banqueiros e empreiteiros”.

“Mão na massa”
Chicarelli (PSDC) convidou os vereadores para a visita que fará na manhã desta sexta-feira (26) ao Jardim Icaraí, no Uberaba. A atividade, de acordo com ele, terá ações como a limpeza de bueiros, roçada, distribuição de panfletos e localização de proprietários de terrenos abandonados, para que os limpem. “Este vereador e seus comissionados colocam a mão na massa”, defendeu.

Identificação de terrenos I
Chicarelli (PSDC) falou sobre o projeto de lei de sua autoria e do Professor Galdino (PSDB) que começou a tramitar com a leitura no pequeno expediente de hoje (23). A matéria (005.00006.2016), destacou o vereador, determina a identificação de terrenos sem moradores. A ideia é que uma placa informe o nome do proprietário e um telefone para contato.

Identificação de terrenos II
O projeto altera a lei municipal 11.095/2004, o Código de Posturas de Curitiba. “Vai aparecer [nas placas] muita família Camargo, Braga, Greca”, disse. Chicarelli justificou que “para um vizinho localizar um desgramado desses é muito difícil”. “É preciso muita luta para limpar um terreno”, completou o vereador. (Foto 2)

Águas fluviais
Uma sugestão à Prefeitura de Curitiba foi encaminhada, nesta semana, pelo vereador Geovane Fernandes (PTB), indicando a necessidade de galerias de água fluvial na rua Major Theolindo Ferreira Ribas. “A via fica no Boqueirão e o projeto trataria do trecho entre as vias Coronel Luiz José dos Santos e Hipólito da Costa (201.00012.2016). Em outra, ele repete o pedido para a rua José Brum, no Xaxim (201.00016.2016).

Lei de Zoneamento
Tiago Gevert (PSC) encaminhou duas sugestões ao Executivo (201.00013.2016 e 201.00014.2016), requisitando que, na revisão da Lei do Zoneamento, mudanças sejam feitas em dois bairros de Curitiba. No Portão, ele pede autorização para prédios de até oito pavimentos na área da rua Joaquim Caetano da Silva e adjacências. A liberação de atividades comerciais em vias do bairro Cachoeira.

Dia do Rotary
Professor Galdino (PSDB) registrou que dia 23 de fevereiro é o Dia Nacional do Rotary. A data foi instituída no Brasil em 1980 pela lei federal 6.843.