Notas da sessão plenária de 23 de fevereiro

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 24/02/2021 10h05, última modificação 24/02/2021 19h19
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 23 de fevereiro

Notas da sessão plenária de 23 de fevereiro. (Arte: Laura Pereira/CMC)

Combate à pandemia

O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) usou o a tribuna, durante o pequeno expediente da sessão plenária dessa terça-feira (23) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para parabenizar a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, pela condução da pandemia na cidade. “Eu só queria nesse momento parabenizar a secretária Márcia Huçulak, sabendo que as dificuldade são muitas, que ela tem enfrentado muitas frentes de elogios e críticas. A gente sabe que quem tá na linha de frente sempre passa por isso”, disse.

Votos de pesar I

Osias Moraes (Republicanos) congratulou o projeto Universal nos Presídios (conhecido pela sigla UNP), mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O vereador também prestou condolências pelo falecimento de Kezia Mota de Oliveira, filha do ex-deputado federal e ex-vereador da CMC Oliveira Filho. “Quero prestar aqui todos os meus sentimentos e condolências ao pastor Oliveira, que foi vereador nesta Casa, deputado federal, e que neste momento sofre com esta perda irreparável”, lamentou, emendando com o pedido de um minuto de silêncio.

Votos de pesar II

Tito Zeglin (PDT) prestou homenagens ao engenheiro Emilio Boçon (078.00014.2021), falecido no último domingo (21). De acordo com o vereador, Emílio era membro da Comissão da Família e Vida e Coordenador da Equipe de Apoio Sagrada Família para a Implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias. Zeglin declarou “profundo pesar pela morte de um ilustre cidadão curitibano”.

Óbitos de servidores

Professor Euler (PSD) solicitou ao Executivo informações sobre “a quantidade total de mortes por Covid-19 entre os servidores da Prefeitura” (033.00002.2021). O parlamentar pede, ainda, a discriminação dos dados conforme a atuação dos profissionais – saúde pública e Guarda Municipal, por exemplo. A proposta, justifica, é “estudar o encaminhamento de sugestões de ato administrativo ou de gestão ao Poder Executivo quanto à vacinação de algumas categorias de servidores”.

Asfalto no Ganchinho

Mauro Bobato (Pode) pede à Prefeitura esclarecimentos sobre a pavimentação da rua Antônio Chueda, no Ganchinho (062.00094.2021). “Qual a largura da rua no projeto? Moradores alegam que a rua está ficando estreita, pois o fluxo de veículos e caminhões é intenso no local. Levando em consideração essa informação, a obra está sendo executada corretamente, visando garantir qualidade aos usuários da via?”, indaga.

 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Fernanda Foggiato.