Notas da sessão plenária de 22 de setembro
Depredação 1
O mau estado de conservação dos muros de um Centro Municipal de Educação Infantil na Vila Verde, conhecido como Sol do Amanhã, foi motivo de um pronunciamento hoje em plenário. Toninho da Farmácia (DEM), que tinha direcionado emenda para obras de manutenção no equipamento urbano, relatou que, ainda que os recursos tenham sido insuficientes para todo o muramento da unidade, é preciso urgentemente refazer ao menos os palitos da frente.
Depredação 2
“Caiu um palito [da frente do CMEI] e uma pessoa entrou e estragou as instalações de luz”, relatou o parlamentar. Ele pediu que a Secretaria Municipal de Educação (SME) assuma a obra emergencial, sinalizando que destinaria emendas no orçamento de 2021 para suprir as demandas de infraestruturar da creche pública. “O muro [do CMEI] está em estado ruim de conservação”, reiterou.
Abertura de rua
À Prefeitura de Curitiba foram solicitadas informações sobre a rua Guilherme Mazeto, localizada no Pinheirinho (062.00537.2020). Os questionamentos tratam sobre a existência de diretriz para a abertura da rua, se há algum processo em tramitação para que a rua seja aberta e quais são as condições ou requisitos necessários para iniciar um processo que tenha por objetivo essa ligação. A iniciativa é do vereador Tito Zeglin (PDT). *
Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira
Revisão: José Lázaro Jr.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba