Notas da sessão plenária de 22 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2018 12h00, última modificação 29/10/2021 07h54
Luto I
Os vereadores de Curitiba permaneceram um minuto em silêncio na sessão plenária desta segunda-feira (22) em homenagem póstuma a Cezar Silvestri, político paranaense que morreu na madrugada deste domingo (21). Natural de Guarapuava e engenheiro de formação, Silvestri foi vice-prefeito em sua cidade natal, deputado estadual e federal, além de secretário no governo do Paraná – gestão Beto Richa - nas pastas de Desenvolvimento Urbano, Governo, além de chefe da Casa Civil e presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

Luto II
A solicitação da homenagem foi de Bruno Pessuti (PSD), que lamentou a “perda histórica para todo o estado do Paraná” e lembrou que o político é pai do atual prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestri Filho, e esposo da deputada estadual eleita Cristina Silvestri (PPS). O presidente Serginho do Posto (PSDB) informou que Helio Wirbiski (PPS) acompanha o velório em Guarapuava e que determinou o hasteamento das  bandeiras da Câmara em meio mastro. Também foram lembrados os nomes de Edson Carlos Catapan, Luis Fabiano Aranda e Marcos Robison Modesto. (Foto 1)

Utilidade
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte acatou o trâmite de um projeto. Com parecer positivo de Oscalino do Povo (Pode), o colegiado aprovou o projeto de Mauro Ignacio (PSB) que declara de utilidade pública o projeto social Raquetes Salvam Vidas (014.00028.2018). No estatuto da entidade encontram-se seus objetivos: atuar na complementação da formação de crianças e jovens majoritária e preferencialmente de baixa renda, estudantes da rede pública, incluindo alimentação, saúde e outros de forma a apoiar o desenvolvimento da criança; promover atividades esportivas em favor da comunidade; e estabelecer parcerias e intercâmbios com outras instituições. (Foto 2)

Consumo de água
Buscando uma solução para questões levantadas pela direção dos colégios a respeito das contas de água, Professor Silberto (MDB) pede à prefeitura dados sobre essa despesa nas escolas Maringá (062.00515.2018), Professora Augusta Gluck (062.00514.2018), Professor Germano Paciornik (062.00511.2018) e Professor Francisco Hubert (062.00510.2018).”Quando há consumo excessivo, quais medidas são tomadas?”, pergunta em todas as requisições de informação oficial.

Repasse de recursos
Pedido de informação protocolado por Chicarelli (DC) pede que a Prefeitura de Curitiba detalhe como gastou R$ 53,9 milhões repassados pela Câmara Municipal ao Executivo, a título de devolução oriunda das economias feitas pelo Legislativo (062.00517.2108). Também pergunta se todo ele foi utilizado, não havendo “sobras” do repasse.

Alagamento

“Moradores relatam alagamentos constantes na rua Luiz Homann, no bairro São Braz”, alerta Mauro Ignácio (PSB). “É um fato que gera grandes transtornos aos transeuntes e potencializa o risco de graves acidentes com crianças e idosos, tendo em vista a existência da Escola Municipal Boleslau Falarz nas proximidades do ponto de alagamento”, justifica, no pedido de informações sobre obra no local remetido ao Executivo (062.00545.2018).

Aplicação de lei
Fabiane Rosa (DC) questiona a Urbs sobre a aplicação de lei estadual que trata dos cães comunitários (074.00016.2018), em especial a respeito dos agentes que fiscalizam a estação-tubo das Mercês, na qual vivem sete animais nessa condição. Ela diz ter recebido denúncia de hostilidade com os cães comunitários.

Rede de esgoto
Conforme requisição do vereador Mauro Ignácio (PSB), a Câmara Municipal enviou à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pedido de informação oficial sobre a implantação de rede de esgoto na rua Walter de Mari. A via fica no Butiatuvinha, cuja comunidade tem demandado essa obra (074.00018.2018).