Notas da sessão plenária de 22 de novembro - 1ª edição
Mosquitos e ratos
No Bairro Alto, falta atenção da Prefeitura de Curitiba ao projeto Ecocidadão Graciosa, uma cooperativa de reciclagem, segundo denúncia apresentada em plenário hoje por Jorge Bernardi (Rede). “A administração não cuida do fundamental, que diz respeito à sanidade daquele ambiente”, reclamou o vereador, da tribuna da Câmara Municipal. Com a presença de moradores da região no plenário (Alzimara Bacellar, Luciano Fraga, Carlos Pedroso e Franciele Reis Pedroso), ele citou problemas com ratos, piolhos e mosquitos, que levaram à realização de um abaixo-assinado. “Os moradores já fizeram inúmeras denúncias”, apontou. (Foto 1)
Empreendedorismo
Citando reportagem publicada dia 20 de novembro na Gazeta do Povo, com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela consultoria Endeavor, Chicarelli (PSDC) parabenizou Maringá por ser o município mais bem posicionado na lista. Com 32 cidades, a Endeavor considerou ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora na elaboração do índice. “Curitiba caiu do 8º para o 15º lugar”, criticou o vereador. “Em vez de melhorar a liberação do alvará desde a última pesquisa”, exemplificou, “agora Curitiba demorou 18 dias a mais.”
Jantar com Greca
Durante seu comentário no pequeno expediente, Chicarelli comentou que participou de um jantar na véspera com o prefeito eleito, Rafael Greca, “e que ele está muito animado, parece que ainda está em campanha”. “Ele [Greca] me prometeu que vai agilizar a liberação de alvarás”, disse.
Adequação do orçamento
Mais cedo, o presidente da Comissão de Economia, Serginho do Posto (PSDB), comentou que a equipe de transição pediu apoio dos vereadores para uma adequação no orçamento para 2017. “Eles querem apoio dos vereadores para subir de 12% para 20% o limite para remanejamento orçamentário, por se tratar do primeiro ano da gestão”, adiantou Serginho. Como Rafael Greca não pode propor emendas, precisará que vereadores encampem a ideia para alterar o limite. Segundo o parlamentar, parte do recurso seria usado na convocação de guardas municipais já aprovados em concurso público.
“Completo abandono” I
O vereador Chico do Uberaba (PMN) retomou o tom das críticas que fazia à Prefeitura de Curitiba antes da eleição municipal deste ano. “Não se vê uma obra, não se vê nada relevante”, atacou o parlamentar. Ele cobrou a execução de emendas parlamentares em sua base eleitoral, que engloba os bairros Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba. “Eu recebi uma relação dizendo que a maior parte das emendas foi concluída. Não tem. Tudo mentira esfarrapada”, protestou. (Foto 2)
“Completo abandono” II
Rebatendo as críticas de Chico do Uberaba, Paulo Salamuni (PV) convidou os vereadores a participarem da inauguração de 15 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) nesta semana. “Se não fosse a presença de uma pessoa da têmpera, do preparo, do compromisso público do Gustavo Fruet à frente da prefeitura, a cidade estaria na mesma situação caótica do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte ou Goiânia”, disse o líder do Executivo. “Aqui não foi fechado nenhum equipamento público”, defendeu Salamuni. (Foto 3)
Inauguração CMEI
Paulo Salamuni convidou os colegas para a inauguração do CMEI Prefeito Ivo Arzua, nesta quarta-feira (23), 14h30, na rua Oséas Lazzari Stoterou, 152, Bairro Novo. E na quinta-feira (24), às 10h, do CMEI Professor Riad Salamuni, na rua Maria Lucia Athayde, na CIC.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba