Notas da sessão plenária de 22 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2017 15h15, última modificação 14/10/2021 11h10
Voto feminino
Durante o pequeno expediente desta quarta-feira (22), a vereadora Julieta Reis (DEM) registrou os 85 anos do voto feminino no Brasil, referindo-se à data de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. “A primeira mulher a ter o direito de votar no Brasil foi Celina Guimarães Viana. No Paraná, apenas em 1951 é que se elege a primeira mulher para a Assembleia Legislativa, a Iraci Ribeiro Viana”. Ela lamentou o número reduzido de mulheres que se sucederam na política brasileira. “Acredito que em todas as esferas de poder, temos que ter uma luta permanente pela igualdade”, defendeu. (Foto 1)

Violência
Já a violência contra a mulher motivou o uso da tribuna por Maria Leticia Fagundes (PV). A vereadora manifestou “sentimento de indignação” pelo caso de uma jovem de 18 anos que foi presa com outros quatro homens em uma delegacia de Curitiba, na semana passada. “É proibido por lei colocar homens e mulheres na mesma cela. Precisamos ficar atentos a esta situação. Faço um pedido para que o secretário de Segurança [Wagner] Mesquita tome alguma providência”, alertou. Ela também pediu um posicionamento da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Rogério Campos (PSC). (Foto 2)

Documentação
Rogerio Campos (PSC) enviou pedido de informações oficiais ao Município questionando sobre o procedimento a ser adotado pelos moradores do loteamento da Vila Xapinhal, no Sítio Cercado, para obtenção da documentação que comprove a propriedade do imóvel (062.00084.2017). “Este documento que regulariza a área e permite que cada uma das 1.738 famílias obtenha a escritura de propriedade dos lotes em que construíram a vida”, diz a justificativa.

CMEI
Outro pedido de informações de Rogério Campos questiona a prefeitura sobre quando entrará em funcionamento o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na rua  Oseas Lazzari Stoterau, nº 152, também na Vila Xapinhal (062.00092.2017). Segundo o vereador, o equipamento já foi inaugurado, mas ainda não funciona. “Existe uma grande cobrança da população para suprir a demanda dessas vagas”, afirma.

Retirado
A vereadora Katia Dittrich (SD) apresentou requerimento (072.00025.2017) retirando o projeto de lei que concede desconto do Imposto Sobre Serviços (ISS) a clínicas e consultórios veterinários que prestarem serviços à população de baixa renda ou comprovarem ter adotado um animal (005.00128.2017). A mesma proposição foi reapresentada com adequações (005.00146.2017).

Minirreforma do Regimento
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), comunicou ao plenário que a comissão especial que vai revisar o Regimento Interno será instalada dia 6 de março, em horário a ser definido. O requerimento que cria o colegiado foi aprovado pelo plenário no dia 20 de fevereiro. Ela será composta pelos 19 partidos políticos com representação na Câmara e deverá funcionar por 60 dias (veja aqui). (Foto 3)

Incêndio no posto de saúde
Cristiano Santos (PV) avisou que parte das instalações da Unidade de Saúde São Domingos, no Cajuru, foram danificadas na manhã desta quarta-feira (22) devido a um princípio de incêndio. A informação foi complementada em plenário por Serginho do Posto (PSDB), que disse que o acidente foi provocado por um curto circuito em um aparelho de autoclave e que o atendimento foi reestabelecido parcialmente. (Foto 4)

“Saúde Já”
Líder do prefeito Rafael Greca (PMN) na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello (PTB) destacou o lançamento do programa “Saúde Já”, nesta terça-feira (21), no Palácio 29 de Março. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o objetivo é diminuir o tempo de espera nas filas por exames, consultas e cirurgias de especialidades. O investimento inicial deve chegar aos R$ 12 milhões. (Foto 5)
 
Visitas

Serginho do Posto (PSDB) registrou as visitas do vereador Izaias Mikilita (PTB), de Palmas, interior do Paraná; e de Gilberto Alves, diretor de Ensino e Pesquisa da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch).