Notas da sessão plenária de 21 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2017 16h35, última modificação 22/10/2021 09h43

Segunda sem carne I
O projeto Segunda Sem Carne, sobre a merenda escolar, de autoria de Goura, Fabiane Rosa (PSDC) e Katia Dittrich (SD), foi retirado (005.00286.2017). A matéria estabelecia que nas segundas as escolas da rede municipal deveriam não incluir carne em seus cardápios para os estudantes. “O projeto proporcionou um debate muito rico com o Conselho de Alimentação Escolar e também com o Conselho de Segurança Alimentar”, disse Goura, que acredita que a proposta fez seu papel de gerar debate. (Foto 1)

Segunda sem carne II
Um dos encaminhamentos dessa discussão foi a sugestão da criação de um grupo de trabalho sobre a merenda escolar. Um grupo que avalie e promova um diagnóstico da merenda em nosso município. “Temos apenas três nutricionistas na Rede Municipal de Educação sendo que o número adequado seria de 56 nutricionistas.” Aventou-se também a criação de um centro de referência por regional.

Seguridade
Professora Josete (PT) chamou atenção para a chegada à Casa, em regime de urgência, do projeto que altera a lei 9.626/1999, que diz respeito à seguridade dos servidores municipais de Curitiba. Esse sistema é divido em dois: um que cuida da seguridade propriamente dita e outro que cuida da questão da saúde, tudo sob a gestão do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). “Esse ano houve atraso no repasse de recursos. Há uma dívida do município com o Instituto Curitiba de Saúde (ICS)”. Além disso o Conselho de Administração do ICS não é paritário. “Os que são usuários do sistema têm menos voz dentro desse conselho”. Josete reclamou que as mudanças propostas na lei 9.626 não foram discutidas pelo conselho. (Foto 2)

Natal
“Pela primeira vez a cidade não vai gastar um real dos cofres públicos pra realizar o natal” comemorou Pier Petruzziello (PTB), líder do Executivo na Casa. A cidade conseguiu patrocínios para o natal. “Uma iniciativa importante da secretária de Turismo Tatiana Turra e, claro, do prefeito Rafael Greca, em sua interlocução com os empresários”, disse Pier. (Foto 3)

Venezuela
Felipe Braga Côrtes (PSD) contou a história do venezuelano Frederico Lameda Melendez, que resolveu se estabelecer em Curitiba. “Não sei se vocês têm ideia de quanto é o salário mínimo na Venezuela. É de U$ 5,00. Eles vivem uma situação de penúria e o Brasil tem dado resposta no sentido de acolher muitos venezuelanos”.

Consciência Negra I
Maria Leticia Fagundes (PV) registrou a participação dela e de Mestre Pop, nessa segunda-feira (20), de evento no Palácio Iguaçu alusivo ao Dia da Consciência Negra. Dez mulheres negras receberam do governador Beto Richa o Diploma de Personalidade Afro-Paranaense, concedido pela promoção da igualdade racial e nas ações de valorização da população negra. A primeira-dama, Fernanda Richa, também participou da solenidade. (Foto 4)

Consciência Negra II
Receberam a homenagem Ana Maria Santos da Cruz (Comunidades Quilombolas), Clemilda Santiago Neto (História), Clemildes Ferreira Bahr (Cultura Popular), Dalzira Maria Aparecida (Religião de Matriz Africana), Dora Lucia de Lima Bertulio (Direito), Dulcinéia Novaes (Comunicação), Edna Aparecida Coqueiro (Educação), Geisa Costa (Artes), Michelle Mara (Juventude) e Nará Souza Oliveira (Educação). Os nomes foram escolhidos pela Secretaria da Cultura e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), com a participação da Rede de Mulheres Negras do Paraná.