Notas da sessão plenária de 21 de novembro
Materiais metálicos
Tico Kuzma (Pros) pediu que as operações em ferros-velhos e empresas similares fiscalizem o cumprimento da lei municipal 14.274/2013, de sua iniciativa. A norma determina a esses estabelecimentos o cadastro dos revendedores de materiais metálicos, como fios de cobre, tampos e placas, e a comprovação de sua origem. “Ela pretende inibir furtos de equipamentos e fios”, falou o vereador, que também citou o grande número de invasões a escolas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos justamente para a revenda de materiais metálicos. “É uma lei muito simples.” (Foto 1)
Pavimentação na CIC
“A gente tem que saber agradecer também”, disse Zezinho Sabará (PDT) sobre demandas contempladas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Ele agradeceu o secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, e o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida, pela revitalização da rua Lodovico Kaminski e da Estrada Velha do Barigui. “Hoje estão terminando o serviço”, comentou. (Foto 2)
Voto de congratulações
Cristiano Santos (PV) entregou votos de congratulações e aplausos ao líder comunitário Sindronio Firmino Barreto, morador da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC (077.00225.2018). “Popularmente conhecido como seu Barreto, ele é um dos pioneiros desta vila. Um exemplo de liderança, que sempre deixou sua marca por onde passou”, declarou. O vereador também destacou o trabalho social do homenageado e seu relacionamento familiar. (Fotos 3 e 4)
Tradição italiana
O presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), registrou a presença de Paulo Cesar Pereira, presidente da Associação dos Detentores de Imóveis Culturais de Curitiba e coordenador da festa dos 140 anos da imigração italiana em Santa Felicidade. Ele veio reforçar o convite para que os vereadores participem do evento, marcado entre 22 e 25 de novembro, e foi recepcionado em plenário, durante a sessão de hoje, por Maria Manfron (PP) e Mauro Ignácio (PSB). Mais informações sobre a festa aqui. (Foto 5)
Pedido de informações
A área do terreno da fábrica de fósforos Fiat Lux, no bairro Rebouças, as receitas geradas pela unidade ao Município e eventuais medidas compensatórias são mote de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba (062.00663.2018). Autor da proposição, Goura (PDT) aponta que o imóvel “compõe o patrimônio industrial” da cidade e que a empresa “ainda mantém atividades industriais em uma região estratégica, com intenso fluxo de pedestres, veículos e com características de regiões centrais”.
Em tramitação
Projeto de lei lido no pequeno expediente da sessão plenária pretende declarar de utilidade pública municipal a Ame Bichos – Instituto de Pesquisa e Proteção Animal e Ambiental (014.00046.2018). A proposição é do vereador Cristiano Santos (PV).
Retira de projeto
Requerimento (072.00138.2018) de Felipe Braga Côrtes (PSD) retirou de tramitação a proposta de declaração de utilidade pública municipal à Associação Esportiva Master Donas da Bola (014.00040.2018). Segundo ele, o pedido partiu da entidade, voltada à prática do handebol. Paulo Rink (PR) também tem projeto direcionado à utilidade pública para a Donas da Bola (014.00045.2018).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba