Notas da sessão plenária de 21 de março - 2ª edição
Carne Fraca I
- Citando a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) protocolou pedido de informação à Prefeitura de Curitiba perguntando como se deu a fiscalização do cumprimento de normas sanitárias e regulatórias, tanto na produção quanto na comercialização, nos últimos dois anos nos frigoríficos, distribuidores, supermercados e açougues dentro da cidade, por exemplo, em especial àqueles vinculados aos grupos BRF, JBS e Frigorífico Peccin (062.00148.2017).
Carne Fraca II
Dr. Wolmir pede a relação dos fiscais responsáveis pelas vistorias, se algum desses frigoríficos é fornecedor da Prefeitura de Curitiba e se o Executivo tomou medidas de prevenção após as recentes notícias de adulteração da carne. “Pretende-se comunicar aos cidadãos curitibanos a situação atual através de esclarecimentos quanto à fiscalização dos produtos disponíveis, bem como das medidas que estão sendo asseguradas para garantir a saúde dos curitibanos”, justifica o parlamentar.
Quadra coberta
Pedido de informação enviado hoje à Prefeitura de Curitiba quer saber o andamento do processo 01-105083/2009, que trata da regularização de área junto à Escola Municipal Jardim Santo Inácio (062.00140.2017). “A comunidade anseia em ver a área em questão regularizada para então poder contar com uma quadra de esportes coberta e biblioteca naquela instituição de ensino”, diz Mauro Ignácio (PSB), autor do requerimento.
Comércio ambulante
“Qual é o procedimento, dentro do Executivo, para o licenciamento, escolha de ponto e vaga de estacionamento, recuo de calçada, sinalização específica (faixa contínua e placas) e fiscalização referente ao comércio ambulante?”. A pergunta é pedido de informação (062.00141.2017) formulado pelo vereador Paulo Rink (PR) e encaminhado hoje à Prefeitura de Curitiba. “É comum o ambulante regularizado chegar no local de trabalho e encontrar veículos estacionados no seu local de trabalho”, alerta.
Câmeras de vigilância
O vereador Tito Zeglin (PDT) quer saber da prefeitura se duas câmeras situadas na avenida Winston Churchill, nas esquinas da via com as ruas Santa Mônica e Adeodato Volpi, no Capão Raso, estão funcionando normalmente. “As câmeras estão em condições operacionais? Qual a abrangência do monitoramento e por quanto tempo as imagens obtidas ficam armazenadas? Há condições de visualização de registros de acidentes na área de cobertura?”, quer saber o parlamentar (062.00143.2017).
Conselho Tutelar
Diversas informações sobre o funcionamento do Conselho Tutelar foram cobradas, pelo vereador Zezinho Sabará (PDT), da Prefeitura de Curitiba (062.00145.2017). Ele pede dados financeiros, a respeito do orçamento do Conselho Tutelar, se há vagas para tratamento de jovens dependentes químicos, quais as condições de albergamento disponibilizadas à sociedade e outras questões relacionadas ao atendimento à população. “A falta de condições aumenta o número de menores infratores, casos de drogadição, prostituição infantil”, argumenta.
Postos abandonados
“Os postos de combustíveis abandonados em Curitiba representam uma ameaça ao meio ambiente e à segurança da população, uma vez que, quando mal isolados servem de abrigo para marginais e, quando mal administrados, causam graves danos ao meio ambiente”. A opinião é do vereador Tito Zeglin (PDT), que fez pedido de informação (062.00146.2017) sobre cadastro de postos de combustíveis abandonados na cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba