Notas da sessão plenária de 21 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2018 15h35, última modificação 27/10/2021 07h19

Sanepar I
No pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (21), Felipe Braga Côrtes (PSD) comentou sobre do contrato da Prefeitura de Curitiba com a Sanepar, cujo projeto que estabelece novo convênio tramita no Legislativo (005.00045.2018). O vereador estranhou o pedido de regime de urgência para a matéria, que está na pauta de votações de amanhã (22). “Esse tema deveria ser mais analisado”, observou De acordo com Braga Côrtes, a proposta antecipa um contrato vigente assinado em 2002 e “restam alguns questionamentos: por que chegou a R$ 92 milhões? Por que existe um percentual definido de faturamento? Quais são os deveres que passam a ter o município e a Sanepar?” (Foto 1)

Sanepar II
"O contrato [projeto de lei] tramitou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas não tivemos uma apresentação que deixasse muito claro o que é a minuta e o que é o contrato para que nós, vereadores, pudéssemos debater votar com conhecimento", disse Braga Côrtes. "Será votado amanhã, mas não passou na Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, nem na Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. Não vejo porque tanta pressa", complementou.

Marcha para Jesus I
Osias Moraes (PRB) destacou a realização da Marcha para Jesus, no último sábado (19). "Quero prestar meus agradecimentos ao Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná [Comep], que organizou o evento com toda a equipe da prefeitura". Para o vereador, a marcha foi um sucesso "sem transtorno". Ele ainda informou participaram do evento o pré candidato do PRB à presidência, Fábio Rocha; a governadora do Paraná, Cida Borghetti; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, além de várias autoridades eclesiásticas. "Pier Petruzziello [vereador do PTB e líder do prefeito na Câmara Municipal], também marchou conosco", frisou. (Foto 2)

Marcha para Jesus II
O slogan da Marcha para Jesus de 2018 foi “Não me envergonho do Evangelho”. "O evangelho traz a recuperação do indivíduo que vive em situação adversa [viciados, moradores de rua]. Evangelho é família, responsabilidade, amor ao próximo", salientou Osias Moraes. Para Ezequias Barros (PRP), o evento teve momentos marcantes. "Marchamos no intuito de dizer que não nos envergonhamos de viver no evangelho de Cristo", disse o parlamentar ao reforçar agradecimentos ao prefeito e ao vice. Ezequias ainda relatou o caso de uma pessoa embriagada que se incorporou à marcha e seguiu até o fim.

Abaixo-assinado
O tenente Elgson de Carli esteve hoje na Câmara de Curitiba para entregar, em mãos, ao vereador Tico Kuzma (Pros) um abaixo-assinado. “Ele e outros moradores da região Sul pedem a recuperação da rua Rubem Berta, importante via que liga o Capão Raso ao Pinheirinho”, explicou o parlamentar. (Foto 4)

Em tramitação I

Seis projetos de lei começaram a tramitar na Câmara de Curitiba hoje, após serem lidos no pequeno expediente da sessão plenária. Um deles é do Goura (PDT), e pretende conceder a Cidadania Honorária de Curitiba ao Artista de rua, cantor e compositor Ademir Nunes, mais conhecido como Plá. Ele é natural de Campo Belo do Sul, Santa Catarina (006.00005.2018). Mauro Bobato (Pode) indica Lucia Demeterco, ex-voluntária da Catedral Basílica de Curitiba e já falecida, para dar nome ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Rio Bonito IV (008.00005.2018).

Em tramitação II
De Helio Wirbiski (PPS), começou a tramitar a matéria que nomeia de Cora Coralina o CMEI Jardim Savana (008.00007.2018); e de Thiago Ferro (PSDB), o projeto que dá o nome de Mussa José Assis para o CMEI Ganchinho (008.00008.2017). Outras duas propostas são de Geovane Fernandes (PTB): para batizar o CMEI Fazenda Boqueirão II de Fúlvia Rosemberg, psicóloga e professora universitária falecida em 2014 (008.00006.2018); e para nomear um logradouro não especificado de Martin Ferraresso, morador do Xaxim, que morreu em 2017 (009.00018.2018).

Minuto de silêncio
Cinco falecimentos foram registrados pelos vereadores nesta segunda-feira (21). Colpani (PSB) lamentou o passamento de Lauro Levandovski, funcionário de seu gabinete parlamentar, neste fim de semana. O óbito de Juarez Pinheiro foi registrado por Zezinho Sabará (PDT) e Oscalino do Povo (Pode) informou o plenário sobre o falecimento do professor Pedro Paulo, de Siqueira Campos. A morte do comerciante João Arnaldo Pellanda foi sentida por Tito Zeglin (PDT). E o falecimento da poeta Assionara Souza, natural do Rio Grande do Norte, mas que vivia em Curitiba, foi lamentado por Goura (PDT). (Foto 3)

Adiamentos

Devido ao fim do tempo regimental da sessão plenária, ficou para esta terça-feira (22) a votação em primeiro turno de dois projetos de declarações de utilidade pública: ao Shabureya Futebol Clube (014.00036.2017), de Geovane Fernandes (PTB); à Associação Construindo Vidas (ACV), de Toninho da Farmácia (014.00073.2017).