Notas da sessão plenária de 21 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 21/08/2017 15h50, última modificação 20/10/2021 07h07

Doação de sangue
O plenário apoiou, em votação simbólica, o pedido formulado pelo vereador Bruno Pessuti (PSD) para que os Mutirões da Cidadania tenham também estrutura para receber doações de sangue (203.00007.2017). Por acontecerem nos bairros, os mutirões poderiam atrair novos doadores, argumenta o parlamentar. “Muitos doadores frequentes e potenciais não conseguem se deslocar com facilidade até os bancos de sangue que ficam em regiões centrais da cidade”, justifica.

Falecimento I
Noemia Rocha (PMDB) lamentou a morte da mulher de 62 anos, nesse sábado (19), vítima de uma infecção após tomar a vacina da gripe na unidade básica de saúde Medianeira, no Boa Vista, em 27 de abril. “Foi solicitada [aberta] uma sindicância. Até agora não temos a resposta exata do que aconteceu, mas a informação que a servidora nos confidenciou é que não tinha tempo de lavar as mãos, que naquele dia fez 270 aplicações [de vacina]. Vamos acompanhar a investigação, mas a informação é de falta de servidores na área da saúde”, declarou. (Foto 1)

Falecimento II
De acordo com a vereadora, a filha da senhora “fez boletim de ocorrência e deve entrar com uma ação contra o Executivo”. “Foi uma questão pontual, de gestão. A unidade de saúde já foi reaberta. A filha dela disse que fará de tudo para que ninguém mais passe pela mesma situação”, declarou Noemia. “O pastor da minha igreja está bem melhor, se recupera em casa, mas teve uma parada cardíaca de 18 minutos por conta da infecção.”

Software pedagógico

Na semana passada o plenário acatou indicação ao Executivo, hoje aprovou novo pedido com o mesmo teor, uma sugestão de ato administrativo, a favor da adoção, na rede municipal de ensino, de um “Software Aplicativo Vertical” (203.00008.2017). “No começo do ano eu apresentei um projeto de lei”, explicou Professor Silberto (PMDB), “mas a Comissão de Legislação pediu que a ideia fosse transformada em requerimento à Prefeitura de Curitiba”.

Centro de acolhimento
Em sugestão ao Executivo, Oscalino do Povo (Pode) indica um imóvel no bairro Parolin que poderia ser usado para a implantação de um “centro de apoio e acolhimento para pessoas que se encontram em vulnerabilidade, drogadição e risco social” (201.00341.2017). “O bairro em questão, apresenta um grande número de pessoas carentes”, argumenta. O prédio indicado é onde funcionava, antigamente, o Laboratório Municipal.

Pontos de táxi

“Que os pontos de táxis em terminais de ônibus sejam instalados em locais de fácil de acesso para quem desembarca”. É o que sugere, via requerimento, o vereador Beto Moraes (PSDB) à Prefeitura de Curitiba (201.00342.2017). “No Sítio Cercado, por exemplo, o passageiro que desembarca no terminal e pretende utilizar um táxi, precisa atravessar vias de intensa circulação de veículos, sujeitando-se a risco de atropelamento”, reclama.

Recarga dos cartões
Para Colpani (PSB) a Prefeitura de Curitiba deveria realizar convênio com a rede bancária “para a recarga de cartão de vale-transporte cadastrado nos caixas eletrônicos da rede bancária ou por meio de aplicativo baixados em aparelhos celulares”. Hoje o plenário aprovou encaminhar o requerimento ao Executivo (201.00343.2017).

Sistema tributário
No dia 29 de agosto, às 14 horas, no auditório do Anexo II, a Câmara Municipal de Curitiba realizará uma audiência pública para discutir o sistema tributário da cidade. O requerimento confirmando o evento, proposto por Felipe Braga Côrtes e Professor Euler, do PSD, foi aprovado pelo plenário. “A audiência pública visa debater o sistema tributário municipal de Curitiba em sua integralidade”, adiantam os parlamentares (407.00022.2017).

“Dra. Bellinha”
Começou a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei que indica Caroline Alcova Silva, natural de Cornélio Procópio (PR), conhecida pela personagem Dra. Bellinha, para receber a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00010.2017). A proposição é de Mestre Pop (PSC), que destaca a atuação da homenageada no grupo Terapia Intensiva de Amor (TIA), que por meio de voluntários e parceiros atende em hospitais, lares, escolas, faculdades e empresas.

Largo da China

Proposta de lei de Pier Petruzziello (PTB) pretende denominar um logradouro público da cidade de Largo da China (008.00012.2017). A homenagem ocorreria na rótula das ruas Marechal Hermes e Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico, entre o Palácio Iguaçu e o Museu Oscar Niemeyer. Segundo o vereador, o local receberá uma estátua em bronze de Confúcio, filósofo chinês que viveu entre 535 a.C. e 479 a.C., doada ao patrimônio cultural de Curitiba.

Utilidades públicas
Três propostas de lei para declarações de utilidade pública municipal foram lidas em plenário. De Oscalino do Povo (Pode) é a iniciativa para conceder o título à Associação das Mulheres para a Paz Mundial do Paraná (014.00048.2017). Outras duas são de Pier Petruzziello (PTB) e tratam das entidades Dançando por um Futuro (014.00049.2017) e Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turístico e Culturais (014.00050.2017).