Notas da sessão plenária de 20 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2016 14h35, última modificação 08/10/2021 09h32

Moção de repúdio
Não foi votada nesta terça-feira (20) a moção de repúdio contra o vereador acusado de agressão (leia mais). A pedido da denunciante, o plenário aguardará dez sessões antes de decidir por uma manifestação que recrimine, ou não, o parlamentar “por seu comportamento ofensivo e intolerante com as mulheres na Câmara Municipal de Curitiba”. A proposição é assinada pelas cinco integrantes da bancada feminina do Legislativo (060.00004.2016).

Pesquisa eleitoral
“Se [o instituto] é contratado por R$ 187 mil por um candidato que aparece na pesquisa, como separar as coisas?”, questionou, em plenário, um vereador da Câmara de Curitiba. Ele cobrou “ética” na campanha eleitoral. “Mesmo numa disputa acirrada, num momento que antecede o pleito, é preciso que tenhamos ética”, afirmou. Para o parlamentar, o mesmo instituto não deveria fazer as duas pesquisas: uma para divulgação, outra para uso de campanha.

Mortes no trânsito
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país das Américas com mais mortes no trânsito – atrás apenas de Belize, República Dominicana e Venezuela. “Nesta Semana Nacional do Trânsito, temos que comemorar a redução das mortes em Curitiba. No Brasil, mais de 40 mil pessoas falecem em acidentes. Se nós conseguimos reduzir as mortes, nem que fosse só uma, já seria motivo suficiente para comemoração”, comentou em plenário um parlamentar.

Viaduto do Orleans
Diante da notícia que o projeto executivo da duplicação do Viaduto do Orleans está pronto, um vereador protocolou pedido de informação ao Executivo questionando como o estudo foi pago (062.00307.2016). “Se foi dito que não havia previsão orçamentária, qual fonte foi utilizada para a elaboração do projeto?”, pergunta o parlamentar. No mesmo pedido, requisita-se o valor estimado da obra e a cópia do documento elaborado.

Utilidade pública
O plenário acatou, de forma unânime, que a Associação Turomm de Assistência Social receba declaração de utilidade pública (014.00010.2016). A entidade existe desde 1977 e administra os projetos Criança Solidária e Lar Vó Danda. Também faz campanhas de doação de alimentos e de roupas. Foi aprovada, ainda, a indicação de Eduardo Posfaldo para nomear logradouro público (009.00024.2016). As proposições voltam em segundo turno nesta quarta-feira (21).

Exposição na XV
O presidente da Câmara de Curitiba parabenizou os jornalistas da Diretoria de Comunicação pela iniciativa de levar a exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos  em retratos do desenvolvimento da cidade” para a rua XV de Novembro. A ação ocorreu no dia 3 de setembro, quando 20 fotos das 100 que estão na mostra do Palácio Rio Branco foram expostas na Boca Maldita. Confira o vídeo.

Minuto de silêncio
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento do engenheiro Nicolau Kluppel, nessa segunda-feira (19), aos 84 anos; do empresário Carlos Alberto Kuster Grocoske, aos 76 anos, hoje (20); e do também empresário Ricardo Slaviero, no último domingo (18), aos 63. (Foto 1)

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, nas notícias divulgadas pela Câmara de Curitiba, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas) a informação sobre a autoria das peças legislativas – projetos de lei, requerimentos ao Executivo, pedidos de informação, moções e sugestões, por exemplo. Dos 38 parlamentares atuais, 32 são candidatos à reeleição – logo restrições também ocorrerão na cobertura do plenário e das comissões temáticas, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).