Notas da sessão plenária de 20 de março
Enchentes
As ações do Executivo para prevenção das enchentes foram comentadas em plenário por Professora Josete (PT). A vereadora apresentou imagens que mostram resíduos que foram retirados do leito do rio Formosa, mas que foram deixados às margens do rio. “A prefeitura não fez a coleta desses resíduos. O que aconteceu no momento da chuva é que grande parte deles foi levada novamente para o rio. Casas que há mais de 20 anos não sofriam com alagamento, tiveram quase 1,5 metro de água”, pontuou, ao pedir mais atenção da Secretaria de Obras Públicas para esta questão. (Foto 1)
Rede pluvial
Professor Euler (PSD) conseguiu a aprovação da indicação de sugestão à Prefeitura de Curitiba para que sejam substituídas as manilhas da rede de coleta de águas pluviais na região da rua Augusto de Mari, Vila Guaíra (201.00020.2018). “Nas proximidades do número 2.801, qualquer chuva um pouco mais forte causa sérios alagamentos. As chuvas dos dias 3 e 14 de março deixaram essa situação crítica ainda mais evidente, visto que diversos munícipes tiveram suas moradias tomadas pelas águas. As galerias de captação de água são muito antigas e possuem cerca de 40 cm de diâmetro. A troca por manilhas de 60 cm já aumentaria a vazão de água em 125%; de 80 cm, o aumento da vazão seria de 300%; de 1 metro, a vazão seria de 525%”, justificou.
Melhorias
Geovane Fernandes (PTB) informou que esteve na sexta-feira (16) com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, no Santuário Santa Rita de Cássia para apresentar ao padre Beto, reitor do Santuário, e ao padre Ari, reitor da Esic, o novo projeto de iluminação para a praça Alfredo Hauer, localizada em frente ao templo. Segundo o vereador, a melhoria no sistema de iluminação deve trazer mais segurança aos moradores, que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas, lazer e descanso. Ele acrescentou que também foi anunciada a construção da nova ponte da rua 25 de agosto, no Boqueirão, “um sonho antigo dos moradores da região”, bem como a revitalização da rua Waldemar Kost. (Foto 2)
Cílios
Professora Josete (PT) criticou a iniciativa do Executivo, que numa ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, colocou “cílios” para enfeitar alguns semáforos da cidade. “É apenas uma reflexão e fica o questionamento sobre o que é prioridade nessa cidade”, disse a parlamentar.
Praça do Japão
A cópia dos estudos urbanísticos, da viabilidade técnica e de impactos ambientais e sociais realizados pelo Ippuc e outros órgãos municipais, para a implantação da linha Ligerião Norte-Sul, foi requerida por Professor Euler (PSD) em pedido de informações protocolado na Câmara Municipal. O vereador pede ainda a planilha de custos das obras da linha que vai ligar o Santa Cândida à Praça do Japão, até a estação-tubo Bento Viana e também da extensão até os terminais do Portão e do Capão Raso (062.00122.2018).
EstaR
Tito Zeglin (PDT) encaminhou ao Executivo pedido de informações sobre um possível projeto de implantação do sistema EstaR, de estacionamento regulamentado, nas avenidas Brasília, República Argentina e Winston Churchill, nos bairros Capão Raso e Novo Mundo (062.00128.2018). Ele pergunta ainda, caso a resposta seja positiva, quais são os trechos e a previsão de implantação. Segundo o parlamentar, essa é uma dúvida dos moradores e comerciantes da região.
Diabéticos
O vereador Mestre Pop (PSC) aguarda manifestação do Executivo sobre projeto de lei, de sua autoria, que pretende dar prioridade a diabéticos no atendimento em clínicas, laboratórios e hospitais de Curitiba, públicos e privados (062.00129.2018). Ele justifica que a matéria (005.00087.2017) depende do parecer de alguma secretaria municipal para continuar tramitando. Em ofício enviado pela Secretaria de Saúde, a pasta informa que diabéticos não apresentam nenhuma necessidade especial frente a outras doenças, desde que em condições normais de tratamento.
Limpeza
A forma como é realizada a limpeza das praças da cidade foi questionada por Marcos Vieira (PDT) em requerimento enviado ao Executivo (062.00130.2018). O vereador quer saber se existe uma logística específica para as praças e para cada regional da cidade; se há profissionais designados para as regionais do Bairro Novo, CIC, Pinheirinho e Tatuquara; e também se o atual contrato regular a coleta de lixo e limpeza de praças e demais espaços públicos da cidade.
Transporte coletivo
Dr. Wolmir Aguiar (PSC) quer informações da Prefeitura de Curitiba sobre os valores arrecadados, por meio do cartão transporte, em 2017 e 2018 (062.00131.2018). Ele deseja saber qual o valor de créditos expirados, qual a destinação desse valor e de que maneira serão aplicados os esses créditos. Dr. Wolmir questiona qual a situação financeira do sistema de transporte, considerando que a redução do prazo de validade dos créditos de 5 para 1 ano era para reduzir o deficit do sistema.
Mídia
Outro requerimento de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) quer saber, por exemplo, quais são as empresas que se utilizam dos espaços de mídias dos ônibus de Curitiba, os valores arrecadados com a venda dos espaços, a destinação dos valores, o investimento no próprio sistema de publicidade e quantos ônibus, estações-tubo e terminais contam com mídias (062.00133.2018).
Enfrentamento à violência
Maria Leticia (PV) registrou que nesta terça (20) foi realizada a abertura do 1.º Congresso Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes - Formas de expressão da violência na contemporaneidade. Conforme a vereadora, o evento contou com a presença de Fernanda Richa, secretária da Família e Desenvolvimento Social. A atividade, oferecida pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, continua até o dia 22 no Restaurante Madalosso e deve concentrar discussões e debates sobre os principais desafios para o enfrentamento às diversas formas de violência.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba