Notas da sessão plenária de 20 de junho
Aumento da luz
“Parece brincadeira”, protestou Ezequias Barros (PRP), “mas a conta de luz vai subir 15%”. O vereador de Curitiba reclamou publicamente, na tribuna da Câmara Municipal, do impacto desse aumento na economia do Paraná. “O país precisa voltar a crescer”, argumentou, queixando-se de ser “o setor que produz quem vai ter que pagar mais”. O aumento, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começa a ser aplicado a partir 24 de junho, próximo domingo. (Foto 1)
Histórias do Uberaba
Amanhã, às 10 horas, na Casa Kozák, na rua Padre Júlio Saavedra, 588, haverá uma nova oportunidade para quem deseja um autógrafo de Nina Maria Mehl Brandalize, autora do livro “Uberaba e suas histórias”. O convite para que os parlamentares participem do evento partiu do vereador Helio Wirbiski (PPS). “A foto da capa é do rio Belém, de uma época que era possível nadar ali. Hoje estamos lutando muito pela recuperação do rio, que eu espero estar vivo [para ver concluída]”, afirmou. (Foto 2)
Utilidade
Felipe Braga Côrtes (PSD) fez a entrega, durante a sessão plenária, de cópia da lei municipal 15.223/2018, que declara de utilidade pública a Associação Rede de Benefícios para a Saúde, a Sandra Eli Goettert, tesoureira da entidade. Segundo o vereador, a associação atua em projetos relacionados a esportes, como o vôlei por exemplo, e atende crianças de baixa renda no Círculo Militar. (Foto 3)
Homenagem
O salvamento de Isabela Cristina Arcanjo Ribeiro, de apenas 3 meses de idade, feita pelo bombeiro Peterson Plinta, motivou Jairo Marcelino (PSD) a homenagear o soldado, que atua na corporação em Santa Catarina. No dia 20 de março, no condomínio em que mora no bairro Cajuru, Plinta socorreu a bebê, que havia se afogado com o leite materno. Os votos de congratulações e aplausos, aprovado pela Câmara de Curitiba, foram entregues ao militar, que estava acompanhado de Isabela e sua mãe, Elizangela Arcanjo Ribeiro. (Foto 4)
Melhor idade
Tito Zeglin (PDT) entregou votos de congratulações e aplausos ao Grupo Alegria Arte de Viver, que há 20 anos proporciona atividades de lazer, cultura e integração às pessoas da melhor idade, na Paróquia São Miguel Arcanjo, no Novo Mundo. A homenagem foi entregue a Heidmarie Schreiber, que segundo o parlamentar é “uma referência na Cidade de Curitiba”. (Foto 5)
Em tramitação
Por iniciativa do vereador Paulo Rink (PR), começou a tramitar na Câmara Municipal projeto de lei que indica Antônio Luiz Corat para denominar logradouro público em Curitiba (009.00021.2018). Oscalino do Povo (Pode) também apresentou iniciativa semelhante, sugerindo que um logradouro seja identificado com o nome de Constantina Gabardo (009.00022.2018).
Cooperação técnica
Goura (PDT) pede informações à Prefeitura de Curitiba (062.00329.2018) sobre termo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR). O vereador requer cópia do documento assinado no dia 5 de junho.
Fura-catracas I
O cumprimento da lei municipal 14.856/2016, que regulamenta a aplicação de multa para os fura-catracas no transporte coletivo de Curitiba, é questionada à Prefeitura de Curitiba em pedido de informações de Rogério Campos (PSC), propositor da norma (062.00326.2018). “Qual o número de ações feitas pela Guarda Municipal visando impedir ações dos fura-catracas? Qual o número de fura-catracas apreendidos pela Guarda Municipal? Quantos fura-catracas foram multados por cometerem estas invasões?”, indaga.
Fura-catracas II
O vereador justifica que recebe diariamente, em seu gabinete, “um grande número de reclamações” relacionadas aos fura-catracas. Segundo ele, são atos que trazem prejuízo ao Município. O projeto (005.00197.2015) que deu origem à lei foi aprovado pela Câmara de Curitiba em maio de 2016. A norma define como infrator do transporte coletivo quem pular a catraca; entrar no ônibus pela lateral da plataforma da estação tubo; ou pela porta traseira, destinada ao desembarque de passageiros. A multa será o equivalente a 50 passagens – que corresponde a R$ 185 (a tarifa atual é R$ 3,70).
Amianto
Mestre Pop (PSC) apresentou dois requerimentos que solicitam informações sobre os equipamentos da rede municipal de ensino que possuem caixas dágua de amianto (062.00327.2018 e 062.00328.2018). O vereador questiona a Prefeitura de Curitiba quando serão trocadas as caixas. Em Curitiba, a lei municipal 14.172/2012 proíbe o uso de materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto, ou mesmo outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na sua composição.
Retirada de projeto
Por meio de requerimento (072.00096.2018), a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) retirou seu projeto de lei que propunha a criação da Semana de Conscientização sobre Planejamento Familiar (005.00075.2018). “O projeto será substituído por outro com nova abordagem”, justifica a parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba