Notas da sessão plenária de 20 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2018 14h05, última modificação 26/10/2021 08h06

Desarmamento I
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (20), Maria Leticia Fagundes (PV) defendeu o desarmamento no Brasil, ao comentar o caso da youtuber Isabelle Cristina dos Santos, de 14 anos, que morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo. O incidente aconteceu na madrugada da última quarta-feira (14), em Pontal do Paraná. Para a vereadora, "houve uma grande omissão da mídia nacional". (Foto 1)

Desarmamento II
Maria Leticia destacou que o suspeito pela morte da jovem, que está preso na Delegacia de Matinhos, não tinha antecedentes e tem porte de arma. "[No Brasil] são 60 mil assassinatos por ano por arma de fogo. Fica aqui uma grande reflexão porque parece que o direito de portar arma dá uma sensação de segurança e não portar provoca a sensação inversa. Devemos tomar cuidado para não levar adiante uma política pública que pode levar milhares de pessoas a cometer crimes. Tecnicamente, desarmado o cidadão corre perigo; armado, corre muito mais", analisou.

Identidade
As dificuldades na emissão da carteira de identidade por órgãos responsáveis foi comentada em plenário por Zezinho Sabará (PDT). “Tem pessoas que precisam trabalhar, estudar e não têm identidade. Tem gente que fica um mês, dois meses sem conseguir o documento. É complicado”, disse o parlamentar. Ele explicou ainda que o governador Beto Richa disse que ia tomar providência “mas eu não vi resultado até agora”. “Temos de ir juntos [os vereadores] falar com o governador.” (Foto 2)

Unidades de saúde
Ainda no pequeno expediente, Toninho da Farmácia (PDT) falou sobre o atendimento a pessoas idosas nas unidades de saúde do município. Segundo ele, um senhor de 77 anos que precisava de uma consulta, mas esqueceu um documento em casa e apesar de morar perto, foi impedido de buscar o documento pelo atendente da US. “Eu faço o possível e o impossível para não subir à tribuna e trazer uma situação como essa que aconteceu na Unidade de Saúde Vila Verde”. O vereador opinou que o aplicativo para consultas Saúde Já é ótimo, mas que o usuário ainda precisa passar pela triagem, antes de receber atendimento. (Foto 3)

Viadutos
Cristiano Santos (PV) é autor de pedido de informações sobre a manutenção de viadutos de Curitiba (062.00074.2018). No requerimento lido hoje em plenário, o vereador indaga se a Prefeitura de Curitiba realiza vistoria e manutenção preventiva dos viadutos da cidade; se há algum projeto em andamento de manutenção das estruturas dos viadutos; se Curitiba conta com alguma equipe ou comissão de vistoria periódica dos viadutos; além de quantos viadutos Curitiba possui e qual deles é o mais antigo.

Praça do Japão

Felipe Braga Côrtes (PSD) solicita informações ao Executivo sobre os impactos que serão causados na Praça do Japão a partir da implantação da nova linha Ligeirão Norte-Sul (062.00076.2018). Ele pergunta, por exemplo, quais as alterações serão promovidas no local; quais os resultados dos estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de trânsito (EIA, EIV e EIT); se há previsão de realização de audiências públicas; e se foram estudadas outras alternativas para o projeto como o retorno dos ônibus no Terminal do Portão ou no Terminal do Capão Raso.

Duplicação
O plenário aprovou sugestão de Mestre Pop (PSC) à Prefeitura de Curitiba para a elaboração de um projeto de duplicação e alargamento da rua Presidente João Goulart, no bairro Tatuquara (201.00009.2018). De acordo com o vereador, na rua João Goulart existem várias paradas de ônibus e o trânsito congestiona nos horários de pico, dificultando a travessia dos pedestres. "Esta via citada tem o tráfego de veículos muito intenso, por isso moradores pedem que seja feita o mais breve possível a duplicação da via", completa.

Miss
Por iniciativa de Professor Euler (PSD), a Câmara Municipal aprovou e entregou, nesta terça-feira (20), votos de congratulações e aplausos a Endgel Cruz, vencedora do concurso Miss Grande Curitiba CNB – Concurso Nacional de Beleza (077.00028.2018). A homenageada foi aluna de Euler há três anos, antes de ingressar no curso de Medicina. Além disso, a Miss Curitiba promove ações sociais que objetivam tirar os jovens das ruas. “A beleza é importante mas sem conteúdo ela é efêmera”, disse o parlamentar. (Foto 4)

Visita
O presidente Serginho do Posto (PSDB) registrou a presença em plenário do vereador Geraldo Stocco (Rede), de Ponta Grossa. O parlamentar foi convidado a compor a Mesa Diretora e acompanhou parte da sessão. Stocco veio à Câmara a convite de Goura (PDT) e eles compartilharam informações sobre mobilidade, especialmente o uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos.