Notas da sessão plenária de 20 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 20/12/2017 16h20, última modificação 25/10/2021 08h08

Aplicativos de transporte
Bruno Pessuti (PSD) apresentou a resposta do Poder Executivo a questionamentos de sua iniciativa, via Lei de Acesso à Informação, sobre a arrecadação do serviço de transporte individual de passageiros, regulamentado pelo decreto municipal 1.302/2017. Segundo o secretário de Finanças de Curitiba, Vitor Puppi, o Município arrecadou, entre setembro (proporcional aos dias em que esteve em vigência), outubro e novembro, R$ 2.489.227,75. “A estimativa de arrecadação anual é de 12 milhões, que será revertida em benefício à população. Todos os serviços públicos serão contemplados com a regulamentação dos aplicativos”, avaliou o vereador. (Foto 1)

Fundo rotativo
Marcos Vieira (PDT) disse ter recebido a resposta a seu pedido de informações à Prefeitura de Curitiba sobre o pagamento da quinta parcela do fundo rotativo às unidades educacionais da rede pública municipal, que havia sido protocolado em 13 de novembro (062.00544.2017). Segundo ele, não haverá o repasse. “Se já estava difícil fechar o ano, como será sem esta quinta parcela?”, afirmou. Os repasses do fundo rotativo são bimestrais. (Foto 2)

13º Distrito Policial
Rogerio Campos (PSC) entregou votos de congratulações e aplausos ao delegado Gérson Alves Machado e aos investigadores Ronald Redes Martins e Fabrício Lopes Freire, da equipe do 13º Distrito Policial. Os requerimentos haviam sido aprovados pelo plenário no início de agosto (077.00246.2017, 077.00250.2017 e 077.00248.2017, respectivamente). “Várias vezes subi nesta tribuna para falar da falta de segurança no transporte coletivo. Subi muitas vezes aqui pedindo o apoio do governo do estado, da prefeitura, nesse aspecto. Mas como sabemos cobrar também sabemos agradecer, e aqui está parte da equipe da Polícia Civil do 13º DP, do Tatuquara, que faço questão de homenagear. Fizeram a apreensão de uma quadrilha que fazia arrastões em ônibus. Destaco o trabalho do 13º Distrito. É uma singela homenagem, mas que ficará registrada nesta Casa”, disse o vereador. (Fotos 3 e 4)

Códigos-fonte
Bruno Pessuti (PSD) falou sobre o acordo entre o Município de Curitiba e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para a devolução dos códigos-fontes de sistemas de informática, como da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo. Para o vereador, esta é “mais uma vitória” da CPI da Câmara que investigou o sistema de transporte da cidade, em 2013, da qual ele foi o relator dos trabalhos.

Eleição de diretores

Representante da Câmara de Curitiba na Comissão Eleitoral do processo de eleição dos diretores e vice das 183 escolas municipais da cidade, Geovane Fernandes (PTB) informou que o relatório final foi publicado nessa terça-feira (19). Ele afirmou que o documento está à disposição de todos os vereadores, em seu gabinete, e que precisam ser estudadas atualizações na lei antes da próxima eleição, em 2020. Para o parlamentar, “alguns detalhes não ficaram claros”, como se os candidatos podem ou não expor os alunos em fotografias e os critérios para as propagandas. (Foto 5)

Troca de acusações I
Acabou sendo retirado de votação um voto de louvor proposto por Noemia Rocha (PMDB) à Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Jardim Natália (077.00535.2017), por ocasião dos 50 anos da congregação. O pedido partiu da própria autora, após vários vereadores reclamarem da defesa que ela fez desse requerimento na tribuna, acusando o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), de avançar sobre sua base. É que na véspera, pedido semelhante dele foi aprovado em plenário (077.00533.2017). (Foto 6)

Troca de acusações II
Conforme Noemia ia justificando sua crítica (confira a situação na íntegra no vídeo da sessão plenária), fez brincadeiras sobre Serginho do Posto se converter à religião dela, e perguntou a vereadores de outras denominações se era comum eles frequentarem cultos de outras igrejas somente em busca de iluminação espiritual. “Vamos parar de hipocrisia”, disse a vereadora do PMDB, “pois se um vereador fizer um voto [de louvor] para a sua comunidade, você vai estranhar”. No final, ela pediu desculpas.

Troca de acusações III

Serginho do Posto foi duro ao dizer que os comentários da vereadora foram sinal de preconceito religioso e que ele conhece várias pessoas dessa igreja da Assembleia de Deus, “que fica a uma quadra da minha casa, na qual eu tenho vários amigos, que me pediram essa homenagem”. “Eu sou católico praticante, e tenho muito respeito pela comunidade evangélica, então acho que não há mais espaço para esse preconceito de credo”, devolveu o presidente da Câmara, que recebeu várias declarações de apoio durante a confusão que o pronunciamento da vereadora causou no plenário.

Trincheiras
Ezequias Barros (PRP) destacou o anúncio, nessa terça-feira (19), de trincheiras das estações Santa Bernadete (Fanny/Hauer) e São Pedro (Capão Raso/Xaxim), na Linha Verde. As obras foram anunciadas pelo governador Beto Richa e pelo prefeito Rafael Greca. “Hoje para você atravessar está bem complicado. A Linha Verde melhorou, mas trouxe entraves”, disse o parlamentar, sobre o aumento do fluxo de veículos na região sul da cidade. “Quero parabenizar o prefeito e o governador por melhorarem a vida de quem mora na região sul e precisa atravessar a Linha Verde todos os dias.” (Foto 7)