Notas da sessão plenária de 20 de abril - 2ª edição
Estrutura da Câmara I
O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), informou que será realizada reunião com os líderes partidários na próxima terça (26), às 14h, para debater sobre a estrutura dos prédios do Legislativo. “Vamos falar aos senhores vereadores o que está sendo feito para manter a estrutura da Casa e sobre algumas licitações que serão realizadas para garantir que tudo funcione de acordo com o esperado”, adiantou. (Com foto)
Estrutura da Câmara II
Problemas nas instalações elétricas, hidráulicas, entre outros, têm sido objeto de críticas por alguns vereadores e o tema voltou a ser debatido hoje por Helio Wirbiski (PPS) e Chico do Uberaba (PMN). “Os banheiros fedem carniça, há gabinetes sem ar-condicionado e o elevador já arrumaram umas 500 vezes. Está na hora de rever os conceitos”, protestou Uberaba. Já Wirbiski cobrou que as decisões administrativas sejam tomadas em conjunto com os demais vereadores.
Dia do Índio
Em alusão ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, Tito Zeglin (PDT) registrou os esforços do poder público, especialmente da Câmara Municipal, que resultaram na criação da primeira aldeia urbana do Sul do País. A aldeia Kakané Porã, que fica no bairro Campo de Santana, foi entregue pela Cohab há oito anos para 35 famílias de diversas etnias. “Temos orgulho de ter ajudado a criar esse espaço”, resumiu o parlamentar.
Semáforo
Tico Kuzma (Pros) apelou ao prefeito Gustavo Fruet, à Secretaria de Trânsito e à Urbs para que seja instalado semáforo na esquina da avenida Winston Churchill com a rua Frei Teófilo, no Capão Raso. “É um cruzamento perigoso e a cada 15 dias tem um acidente ali”, denunciou o vereador. Ele diz que desde 2014 trabalha pela melhoria da segurança do trânsito no local, mas que técnicos da Setran “são resistentes em função do tráfego de ônibus na via”.
Dengue
Zé Maria (SD) alertou para a “grave epidemia” de dengue pela qual passa o estado do Paraná e pediu apoio da Câmara Municipal e demais órgãos do poder público para a cidade de Paranaguá, que tem registrado milhares de casos da doença. O vereador lembrou que muitos caminhoneiros que vão ao porto acabam contraindo o vírus e “espalham” a dengue por todo o estado. “Em função dessa característica especial, Paranaguá precisa de um aporte de dinheiro para combater os focos do mosquito”, completou.
Internet
“É um verdadeiro absurdo, pois vai restringir o acesso à internet das pessoas com menor poder aquisitivo”, declarou Bruno Pessuti (PSD) sobre a proposta das empresas de telecomunicação de limitarem a quantidade de dados aos usuários de internet. Na opinião de Pessuti, limitar o acesso à rede mundial de computadores seria o mesmo que limitar o acesso ao Sistema Único de Saúde. “Isso mostra a falta de infraestrutura do Brasil e nós não podemos aceitar essa situação”.
Planos setoriais
Serginho do Posto (PSDB) parabenizou a iniciativa do IPPUC em realizar workshop para os membros do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) com o objetivo de iniciar as discussões da elaboração dos planos setoriais, que irão complementar o Plano Diretor de Curitiba, cuja revisão foi aprovada pela Câmara Municipal no final de 2015. “É uma iniciativa positiva e é importante que nós vereadores e toda a população participe”.
Petrobras
Felipe Braga Côrtes (PSD) comentou sobre decisão da justiça americana favorável a investidores daqueles país que possuem ações da Petrobras e cobram ressarcimento de perdas geradas com a crise da empresa e que podem chegar a R$ 28 bilhões. “São valores astronômicos que literalmente podem quebrar a empresa”, lamentou. Na opinião do vereador, as pessoas indicadas pelos partidos políticos para as diretorias da companhia precisam ser punidas.
Gripe I
O Professor Galdino (PSDB) questionou a Prefeitura de Curitiba sobre as medidas adotadas para a prevenção aos vírus H1N1 e influenza B, além dos valores investidos pelo Município e recebidos pelos governos federal e estadual (062.00144.2016). Ele também quer saber quando começará a vacinação contra a gripe na rede pública municipal. “Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, justifica o requerimento de pedido de informações oficiais.
Gripe II
Em indicação ao Executivo, acatada hoje pelo plenário, Pier Petruzziello (PTB) sugere à prefeitura que os profissionais da educação da cidade de Curitiba sejam vacinados nas unidades de saúde (201.00039.2016). Tico Kuzma (Pros) disse ter feito solicitação semelhante à Secretaria Municipal da Saúde.
Isenção
Jorge Bernardi (Rede) propôs, em indicação à prefeitura aprovada pelo plenário (201.00040.2016), que as agências franqueadas dos Correios sejam isentas do ISS (Imposto Sobre Serviços). A medida, diz ele, foi sugerida pelo Sindicato das Franquias dos Correios do Estado do Paraná (Sinfranco).
Motocicletas
Em indicação ao Executivo aprovada pelo plenário, Zé Maria (SD) sugere a implantação de mais vagas para motocicletas no Centro de Curitiba (201.00041.2016). O pedido, justifica a proposição, deve-se à dificuldade de estacionamento enfrentada pelos motociclistas.
Colaboraram: Fernanda Foggiato e Marcio Silva.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba