Notas da sessão plenária de 2 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2017 16h40, última modificação 21/10/2021 08h58

Retirada de projetos I
Professor Silberto (PMDB) retirou a proposição de sua iniciativa que propunha a declaração de utilidade pública municipal à Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Dr. Xavier da Silva (072.00107.2017). De acordo com ele, a instituição não apresentou a documentação necessária. Zezinho Sabará (PDT), por sua vez, solicitou a retirada do projeto para declarar de utilidade pública a Associação Comunitária dos Moradores das Vilas Esperança e Nova Conquista, que já possui o título (072.00110.2017).

Retirada de projetos II
Devido à duplicidade de protocolo, Maria Leticia Fagundes (PV) retirou proposta de lei referente à disponibilização de aparelhos de oxigenoterapia em clínicas e residências geriátricas (072.00113.2017). Katia Dittrich (SD) solicitou a retirada e o arquivamento de dois projetos de sua iniciativa: o Código de Proteção aos Animais (072.00114.2017) e a revogação da Cidadania Honorária de Curitiba ao ex-ministro Paulo Bernardo (072.00115.2017), matéria devolvida à vereadora pela Comissão de Educação, na semana retrasada (leia mais).

Outubro Rosa
O plenário acatou requerimento de iniciativa de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) com sugestão de ato administrativo ou de gestão (203.00018.2017). A ideia é que a Prefeitura de Curitiba adote o laço da cor rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, nos bens públicos municipais. Nesta segunda-feira os parlamentares também aprovaram em segundo turno o projeto do mesmo autor que institui a campanha de combate à doença.

Armas para GM
O plenário aprovou, nesta segunda-feira (2), sugestão de ato administrativo à Prefeitura de Curitiba, solicitando que o município faça convênio com o Governo do Estado para que armas em desuso, das polícias Militar e Civil, sejam doadas à Guarda Municipal (203.00017.2017). “Saiu uma portaria do Exército, permitindo que as forças policiais usem armamento antes considerado restrito. Logo, há uma tendência das corporações fazerem essas novas aquisições”, raciocinou Bruno Pessuti (PSD), autor do requerimento. Com isso, o equipamento que será substituído, mas está em boas condições de uso, poderia vir para a Guarda.

Mutirão da Cidadania

Cristiano Santos (PV) declarou o reconhecimento da Câmara Municipal de Curitiba a todos os servidores públicos da Regional do Cajuru que trabalharam no Mutirão da Cidadania, fruto de parceria da prefeitura com o governo do Paraná, realizado no último final de semana. O vereador destacou o trabalho e dedicação dos servidores. “Foi muito bem organizado. Mesmo com a chuva, houve atendimento a mais de 10 mil pessoas, com emissão de documentos gratuitamente e outras ações de cidadania”.

Congratulação
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador Serginho do Posto (PSDB), registrou que no domingo, dia 1º de outubro, foi comemorado nacionalmente o Dia do Vereador. “Parabenizo a todos e desejo que seus mandatos sejam de muitas ações, muito profícuos. Desejo isso a todos os 38 vereadores”, concluiu.