Notas da sessão plenária de 2 de março

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2016 13h25, última modificação 06/10/2021 06h44

Efetivo da PM I
Em resposta aos comentários da secretária de Finanças de Curitiba, Eleonora Fruet, e do líder do prefeito na Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), o vereador Professor Galdino (PSDB) disse ter conversado com o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, e obtido dele a informação que o efetivo da Polícia Militar aumentou na gestão do governador Beto Richa.

Efetivo da PM II
“Aumentou o efetivo das polícias Civil e Militar”, afirmou Professor Galdino, sem detalhar o efetivo das corporações. “Quando Beto assumiu, a média de civis era de 2500. Hoje, é de 4 mil, sem contar os delegados”, limitou-se a dizer. Ontem, Salamuni repercutiu declaração de Eleonora Fruet, em que ela pede mais investimento do governo estadual na segurança pública da capital (leia mais).

Guarda Municipal
Pelo terceiro dia consecutivo, a direção do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba veio ao plenário da Câmara Municipal (leia mais). As reivindicações da categoria foram retomadas pelo vereador Professor Galdino (PSDB), que repetiu áudio com promessas de campanha do então candidato a prefeito Gustavo Fruet, já utilizado ontem por Chico da Uberaba (PMN).

Defendo, sim
“Estou aqui para defender, sim [a Prefeitura de Curitiba]”, rebateu Toninho da Farmácia. Ontem Galdino (PSDB) perguntou ao plenário quem defenderia o Executivo. “Eu, que nunca fiz política sensacionalista, e tive vários embates na Câmara reivindicando ações para a minha comunidade”, respondeu Toninho da Farmácia. “Vi todas as minhas emendas serem executadas pela Prefeitura de Curitiba”, disse o vereador citando como exemplo a implantação de uma Estação Sustentabilidade II na Vila Verde. (Foto 1)

Para sanção I
Acatado em segundo turno com unanimidade, a penalização de estabelecimentos públicos ou privados que proibirem o aleitamento materno em suas dependências depende da sanção prefeito Gustavo Fruet (005.00066.2015). De iniciativa do vereador Aldemir Manfron (PP), o projeto de lei determina a aplicação de multa de R$ 500, dobrada em caso de reincidência (leia mais). O parlamentar comentou, hoje (2), a repercussão positiva da aprovação. (Foto 2)

Para sanção II
Também depende da sanção do prefeito a denominação de um logradouro público em homenagem ao médico Paulo Carbone Júnior, assassinado em fevereiro de 2013 (009.00017.2015). A ideia do autor, Cristiano Santos (PV), é que ele dê nome a uma unidade de saúde da capital (leia mais). A aprovação foi unânime.

Ideologia de gênero
Foi protocolado pedido de informações que questiona o uso, nas salas de aula da rede municipal de Educação, de cartilhas com alusões à ideologia de gênero (062.00056.2016). O documento, protocolado por Valdemir Soares (PRB), e assinado por diversos vereadores, foi tema de debate em plenário na sessão desta terça-feira (leia mais).

Pedidos de informação
Mais três pedidos de informação foram encaminhados hoje à Prefeitura de Curitiba: Tico Kuzma (Pros) pede dados sobre interrupção na doação de fraldas a famílias atendidas nos Centros de Assistência Social (062.00070.2016); Mauro Ignacio (PSB) quer saber quanto custa cada administração regional (062.00067.2016); e Galdino (PSDB) requisita os valores gastos com combustível pela Guarda Municipal (062.00071.2016).

30 anos da Femoclam I
Com votos de congratulações e aplausos à Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) na pauta desta quarta-feira (2), por iniciativa do vereador Chico do Uberaba (PMN), diversos membros da entidade acompanharam a sessão de hoje no plenário. A presença deles foi registrada pelo vereador Chicarelli (PSDC). A Femoclam completa, em 2016, 30 anos de existência (077.00068.2016). (Foto 3)

30 anos da Femoclam II
“A Femoclam é a maior organização não governamental do Sul do Brasil, com 1.400 entidades sociais”, enalteceu João Pereira, presidente de honra da federação, que sugeriu a realização de uma sessão solene para o aniversário da entidade. Chico do Uberaba solicitou, da tribuna, que a prefeitura autorize o alvará da Femoclam. “Vários pedidos já foram registrasos, falta a autorização do Executivo”, cobrou. (Foto 4)

Jubileu de ouro
Mauro Ignácio (PSB) convidou o plenário para as atividades em comemoração ao jubileu de ouro sacerdotal do padre Vincenzo Salvodi, da Paróquia São José e Santa Felicidade, no próximo dia 19 (077.00066.2016). “Haverá uma procissão às 18h, da Vinícola Durigan até a igreja, seguida de uma missa solene e um jantar”, disse. Ele é autor de votos de congratulações e aplausos aos 50 anos de atividades do pároco, requerimento aprovado na sessão de hoje (2) com unanimidade. (Foto 5)

Dia do Turismo
Professor Galdino (PSDB) registrou em plenário que dia 2 de março é o Dia Nacional do Turismo.

Colaboraram: Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia