Notas da sessão plenária de 2 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2017 16h35, última modificação 18/10/2021 06h57

UPAs I
Nessa terça-feira, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) falou novamente sobre o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba. Ela exibiu o trecho de um vídeo em que um paciente reclama com funcionárias do equipamento sobre a demora em ter atendimento médico. Segundo a parlamentar, uma das questões críticas nas UPAs é falta de segurança. (Foto 1)

UPAs II
“O fluxo é aberto e traz insegurança para todos e até cachorro que acompanha os donos entram. Existe o chamado Protocolo de Manchester, que classifica o risco e determina a ordem de atendimento e essa é a natureza das UPAs, atender emergências”, frisou Maria Leticia. A vereadora sugeriu que seja ampliado o corpo clínico das unidades mas que também haja serviço de assistência social em todos os equipamentos.

Áreas irregulares
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (2), o vereador Toninho da Farmácia (PDT) agradeceu aos demais parlamentares pela derrubada do parecer pelo arquivamento, emitido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, ao projeto de lei (005.00099.2017) de sua autoria que facilita a regularização de áreas de ocupação irregular em Curitiba (leia mais). “Peço à Comissão que devolvam a matéria ao gabinete para que possamos fazer alterações e adequar o projeto que ele prossiga”, disse. O vereador falou ainda que o prefeito Rafael Greca se manifestou favorável à medida e que irá trabalhar pela regulamentação imobiliária. (Foto 2)

UTFPR I
Alunos do ensino médio técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estiveram na Câmara Municipal, nesta terça-feira, e pediram apoio dos vereadores contra o fechamento dos cursos técnicos pela instituição. Segundo a aluna Franciana Fagundes, a instituição argumenta que os alunos destes cursos não se utilizam dessa formação, saindo do ensino médio e seguindo para a graduação. (Foto 3)

UTFPR II
A professora Marcela Lima lamentou que, enquanto o governo federal pretende incentivar o ensino técnico, em Curitiba pretende-se acabar com cursos de qualidade. “Pedimos que os vereadores abracem essa causa, porque existe um interesse político de colocar a educação em segundo lugar. Muito triste, existe um sentimento melancólico e jurássico de que tudo que é bom no Brasil tem que acabar”, reclamou. A vereadora Professora Josete (PT) manifestou apoio aos alunos da UTFPR. (Foto 4)

Denominação
Começou a tramitar nesta terça-feira (2) projeto de lei, do vereador Sabino Picolo (DEM), para denominar logradouro da cidade como Olivio José Bocchi (008.00009.2017). A proposição determina como objeto de denominação a via paralela à rodovia BR – 277 (cod. C111), no bairro Tatuquara.

Animais mortos
A vereadora Fabiane Rosa (PSDC) encaminhou pedido de informações oficiais ao Executivo sobre o serviço de recolhimento e destinação de animais mortos em Curitiba (062.00247.2017). Ela questiona qual a previsão de abertura de edital de licitação para o serviço de recolhimento de carcaças e, enquanto não for finalizada a licitação, qual o procedimento adotado pela prefeitura.

Correios
A Câmara Municipal aprovou moção de apoio, apresentada por Professora Josete (PT) e assinada por diversos vereadores, aos trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (059.00016.2017). O documento refere-se à “retirada de direitos dos trabalhadores e da possibilidade de privatização da empresa”. A Câmara sediou, no dia 19 de abril, uma audiência pública com os servidores dos Correios (leia mais). (Foto 5)

Farol do Saber
Rogério Campos (PSC) enviou ao Executivo sugestão para que seja construído, no bairro Campo de Santana, um Farol do Saber (201.00197.2017). “Sabemos que o conhecimento, o ensino e a cultura são meios de tirar muitos adolescentes da rua, dando um novo caminho para eles”, justifica o autor. Ele também sugere estudos para a implantação de um ginásio esportivo coberto no mesmo bairro (201.00198.2017).

Educação
A construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Vila Riacho Doce, no Campo de Santana, foi sugerida ao Executivo pelo vereador Rogério Campos (PSC), por meio de requerimento (201.00200.2017). Para o mesmo bairro, Campos propõe a instalação de uma escola municipal, na Vila Janaína (201.00202.2017). Segundo o parlamentar, muitos pais encontram dificuldades de deslocamento para levar os filhos para estudar em outros bairros.

Armazém da Família
No bairro Caximba, Rogério Campos (PSC) sugere que seja construído um Armazém da Família (201.00201.2017). Segundo o autor, o equipamento irá beneficiar muitas famílias de baixa renda a melhorar sua qualidade de vida ao ter uma alimentação mas saudável por um valor mais acessível.

Segurança
Rogério Campos (PSC) propõe ao Executivo que seja implantado sistema de monitoramento de segurança nas principais vias do bairro Tatuquara (201.00203.2017). Para o vereador, a medida deverá inibir “a ação de marginais em comércios e residências da região, bem como furtos a pedestres e de veículos que trafegam ou que estejam estacionados na área”.

Estrada do Ganchinho
A implantação de uma rotatória na Estrada do Ganchinho, com a rua Antônio Augusto de Brito, ao lado do Contorno Leste, no bairro Umbará, foi sugerida pelo vereador Marcos Vieira (PDT), em requerimento encaminhado ao Executivo (201.00199.2017). Segundo o autor, essa é uma uma antiga solicitação dos moradores e comerciantes da região, já que o trânsito fica bastante prejudicado em horários de pico.

LOA
A vereadora Maria Manfron (PP) quer a inclusão, na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018, da revitalização da pavimentação de três vias: da rua José Maria Wabesk (201.00204.2017) e da rua Onofre dos Santos (201.00205.2017), no bairro São João, e da rua Odilon Negrão, em Santa Felicidade (201.00206.2017).