Notas da sessão plenária de 2 de fevereiro

por Pedritta Marihá Garcia e Fernanda Foggiato — publicado 03/02/2021 14h37, última modificação 03/02/2021 14h37
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Nova legislatura
Os vereadores inscritos no pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (2), Amália Tortato e Indiara Barbosa, do partido Novo, Ezequias Barros (PMB), Noemia Rocha (MDB), Zezinho Sabará (DEM) e Marcelo Fachinello (PSC), em suas respectivas falas desejaram boas-vindas a todos os colegas parlamentares, eleitos e reeleitos em 2020, e disseram esperar que a legislatura seja democrática e representativa. Tico Kuzma (Pros) também recebeu os cumprimentos dos colegas por sua eleição para a presidência do Legislativo nos próximos dois anos.


Mandato do Novo I
Eleita para seu primeiro mandato, Amália Tortato (Novo) elencou os princípios vão nortear sua atuação na CMC. “Particularmente, defenderei os princípios da liberdade. E o preço da liberdade é a eterna vigilância. Eu estarei aqui, vigilante. Já que o cidadão é obrigado a pagar impostos, sendo paga com dinheiro destes impostos, quero dizer que farei de tudo para entregar um mandato de excelência. O dinheiro dos impostos será sempre empregado a buscar os melhores resultados com menor custo”, comprometeu-se. A vereadora também irá priorizar a busca por uma educação infantil de referência, pelo fomento ao empreendedorismo com sustentabilidade e pela fiscalização.


Mandato do Novo II
Colega de bancada, Indiara Barbosa (Novo) também destacou suas metas para o primeiro mandato. A parlamentar disse que ira focar na transparência, na fiscalização efetiva do Executivo e no combate à corrupção. Ela, que diz acreditar que a participação política é uma de contribuir de forma significativa para a sociedade, também irá trabalhar pelo empreendedorismo, pela inovação, “para tirar o peso da burocracia que o empreendedor enfrenta”. “Vai Quero deixar uma Curitiba mais livre, mais simples para viver e trabalhar, sempre respeitando o cidadão pagador de impostos.”

Impeachment
Ezequias Barros (PMB) comunicou ao plenário o posicionamento contrário do Núcleo de Pastores de Curitiba, presidido pelo pastor Marciano Hortêncio, a respeito de um manifesto de “supostos dirigentes religiosos” que pede apoio ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro e que teria sido divulgado pelo jornal Folha de São Paulo no último dia 26. Segundo o vereador, o núcleo não deliberou sobre a iniciativa, já que entende que o presidente foi eleito democraticamente. “Esse grupo não representa os evangélicos do Brasil, não representa os evangélicos de Curitiba. Nós aqui em Curitiba não apoiamos esta condição. Venho me colocar para que fique bem claro quem são esse grupo de pessoas que estão pedindo o impeachment”, posicionou-se.

Arthur Lira
A eleição do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022, ocorrida nesta segunda (1º), também foi comentada em plenário por Ezequias Barros (PMB) ao desejar “muito sucesso” ao parlamentar. Dalton Borba (PDT), por sua veze, lamentou o resultado. Segundo ele, a eleição de Lira se deu através de uma “prática repugnante, podre e nojenta da velha política, já denunciada no livro Os Donos do Poder, que transformou o parlamento em um órgão de chancela dos atos do Poder Executivo”.

Terceirização do SAMU I
A convite de Noemia Rocha (MDB), Raquel Padilha, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) participou da sessão para pedir apoio dos vereadores contra a terceirização do SAMU de Curitiba. Segundo a convidada, a decisão repentina da prefeitura desencadeou o movimento “Salve o SAMU Curitibano” e desde esta segunda-feira (1º) os servidores estão afastados dos postos de trabalho, tendo sido substituídos por profissionais sem experiência no atendimento de urgência fora do hospital.

Terceirização do SAMU II
“Se o atendimento do SAMU não for preciso e especializado o paciente tem grande chance de não resistir, não sendo mais necessário qualquer outro serviço, a não ser o funerário”, disse. Para a vereadora Maria Leticia (PV), a medida é a continuidade da “saga de terceirização da saúde” da gestão Rafael Greca. Ela concorda que a substituição da equipe vai prejudicar o atendimento do serviço, que é especializado em emergências clínicas, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, e exigiu, dos servidores, “treinamento específico e até concurso interno”.

Raul Pompeia
A conclusão das obras da rua Raul Pompeia, no Caiuá, foi destacada em plenário por Zezinho Sabará (DEM). Para o vereador, a obra é “importantíssima”, pois trata-se da continuidade da travessia do Contorno Sul e da ligação entre os terminais do Fazendinha ao Caiuá. “Falta apenas a sinalização. Quero agradecer ao secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, ao prefeito Rafael Greca, que tem atendido todas as nossas demandas. Quero agradecer a todas as secretarias. Espero que nesse novo mandato a gente consiga mais obras para o nosso bairro”, completou o parlamentar.

Corridas de rua
No pequeno expediente, Marcelo Fachinello (PSC) comemorou o retorno, de modo experimental, dos eventos de corrida de rua em Curitiba. Jornalista esportivo, o vereador ainda informou que isso foi possível após conversas entre a Abraceo - Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor e a Prefeitura de Curitiba. Ano passado, ele acompanhou uma reunião entre a entidade e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, onde foi apresentado um protocolo para realização das competições respeitando normas sanitárias de prevenção à covid-19.

Nota de falecimento
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Adilson Caran França, contador de carreira da Câmara Muncipal, e Fernando Dias Lisboa, advogado e comentarista de TV.

Votos de congratulações I
Pier Petruzziello (PTB) defendeu os votos de congratulações e aplausos ao desembargador José Laurindo de Souza Netto pelas atividades exercidas como segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), gestão 2019-2020. O líder do prefeito destacou, além de sua trajetória profissional, a preocupação do homenageado com a questão social. A proposição foi assinada por ele e mais 25 vereadores (077.00010.2021).

Votos de congratulações II
Petruzziello também defendeu os votos de congratulações à MadeiraMadeira, empresa curitibana que, ao conquistar o valor de mercado de US$ 1 bilhão, tornou-se o segundo unicórnio de Curitiba, depois do Ebanx (077.00003.2021). A startup foi homenageada por ele e por Beto Moraes (PSD).