Notas da sessão plenária de 2 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 02/12/2015 13h35, última modificação 05/10/2021 07h40
ICI I
Serginho do Posto (PSDB) acusou o Instituto Curitiba de Informática (ICI) de “chantagear” a prefeitura. “Não é a primeira vez. Desde o dia 19 de outubro as pessoas que procuravam o Executivo para aderir ao Refic 2015 [Programa de Recuperação Fiscal] recebiam um protocolo e eram informadas que seriam chamadas novamente. Nesta semana o ICI finalmente entregou o sistema, mas parcialmente, porque o financiamento ainda não é calculado”, apontou. (Foto 1)

ICI II
O vereador sugeriu que a Câmara Municipal convide o ICI a prestar esclarecimentos. “Há três anos o Município não consegue receber uma certidão do Tribunal de Contas, por falta de relatórios e balancetes”, completou. Serginho também lamentou as demissões anunciadas pela Electrolux em Curitiba: “A situação política tem trazido uma situação dificílima ao país. Diziam que o FHC deixou uma herança maldita. A pergunta é: "Qual será a herança deixada ao país [pelo atual governo"?”.

Críticas
Chico do Uberaba (PMN) voltou a reclamar da prefeitura. “Cortar árvore centenária para plantar radar não pode”, declarou. O vereador criticou a gestão na área social e afirmou que o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) “está engessado”. “A Rua XV fede [urina]”, completou. (Foto 2)

Investigação
Os vereadores de Curitiba acataram, na sessão plenária desta quarta-feira (2), requerimento de sugestão ao Executivo, de autoria de Jorge Bernardi (Rede), para que a prefeitura realize uma investigação sobre a utilização de um terreno localizado entre as ruas Inocêncio coelho, Dra. Juraci Riquelme, Osmário de Lima e Antonio Monteiro, junto ao conjunto habitacional Iracema, no bairro Capão da Imbuia (201.00417.2015). O tema já foi debatido na Câmara Municipal, onde moradores se queixaram do uso do espaço como pátio clandestino para ônibus do transporte coletivo (leia mais).

Doações
Doações de alimentos e roupas para as vítimas do desastre ambiental, ocorrido na cidade de Mariana (MG), podem ser entregues em uma kombi que permanecerá estacionada junto ao prédio da Câmara Municipal até sexta-feira (4). A iniciativa da campanha foi do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, e tem apoio do vereador Paulo Salamuni (PV). No sábado, as doações serão encaminhadas para Mariana.

Dia do Perito I
Bruno Pessuti (PSC) entregou votos de congratulações e louvor ao Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar), em comemoração ao Dia Nacional do Perito Criminal, comemorado em 4 de dezembro. O diploma foi recebido pelo presidente da entidade, Leandro Cerqueira de Lima. (Foto 3)

Dia do Perito II
Pessuti explicou que o Dia do Perito Criminal foi aprovado em 1979, durante um congresso realizado em Curitiba. O dia escolhido deve-se à morte do perito mineiro Otacílio de Souza Filho, durante o exercício da função, ao cair de um precipício. Em 2008, a data foi instituída pela lei federal 11.654. “O sindicato também representa químicos legais, toxicologistas, médicos legistas e outros servidores a serviço da justiça”, completou o vereador.

Dia do Samba
A comemoração do Dia do Samba, neste 2 de dezembro, foi citada em plenário pelo vereador Professor Galdino (PSDB). A data especial marca o dia em que o compositor Ary Barroso, autor do samba “Na Baixa do Sapateiro”, visitou pela primeira vez a Bahia. “Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai”, diz a música gravada por Carmen Miranda nos anos 1930.

Congratulação
O vereador Chico do Uberaba (PMN) comentou o gesto da vice-prefeita Mirian Gonçalves, que nesta semana abdicou de comandar a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. “Diferente de outros membros do PT, que deixaram o partido para ficar com os cargos, ela fez o contrário”, disse, em tom de parabenização.

Novo Mundo
Os dirigentes do Novo Mundo Futebol Clube visitaram a Câmara Municipal, nesta quarta-feira (2), para receber em mãos a declaração de Utilidade Pública para a entidade. Por iniciativa do vereador Valdemir Soares (PRB), o plenário havia aprovado a distinção em setembro deste ano (leia mais). O clube de futebol, disse o parlamentar, é atuante na prevenção e combate ao uso de drogas entre jovens. (Foto 4)