Notas da sessão plenária de 1º de setembro

por Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia — publicado 01/09/2021 15h45, última modificação 01/09/2021 15h49
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 1º de setembro

Notas da sessão plenária da CMC dos dias 1º de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Linha de ônibus
No pequeno expediente desta quarta-feira (1º), Toninho da Farmácia (DEM) pediu à Urbs (Urbanização de Curitiba) que reavalie o itinerário da linha de ônibus “Vizinhança Santa Rita”, para que o ônibus possa passar dentro da Vila Vitória Régia, pela rua Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny. O vereador relatou que os usuários da linha também reclamam da superlotação nos horários de pico da manhã e do grande intervalo entre os horários no final da tarde. “Nós trabalhamos a favor dos moradores. É uma reclamação constante dos moradores. É um pedido à Urbs para que faça essa análise com carinho.”

Vacinação I
Toninho da Farmácia (DEM) ainda manifestou preocupação em relação às pessoas que não estão se imunizando contra a covid-19 em Curitiba. O parlamentar disse que a vacinação é importante pois trata-se de cuidar e proteger o próximo. “O direito do cidadão termina onde começa o direito do outro”, emendou, para depois solicitar a quem deixou se vacinar na primeira chamada, que atenda à repescagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para proteger familiares e amigos. “Vacina é um bem necessário. Vacina é o que nós precisamos.”

Vacinação II
Alexandre Leprevost (Solidariedade) elogiou a forma “muito bem intencionada” da SMS em reforçar a vacinação contra covid-19 nos idosos. Para ele, a atitude “é prudente” devido ao crescimento de casos das novas variantes, como a Delta. Porém, alertou o vereador, outra prioridade também deve receber a atenção da Prefeitura de Curitiba: os adolescentes com comorbidades. “Esses adolescentes estão há quase dois anos já, presos em suas casas. Estão inseguros para irem às escolas, para praticarem esportes, para fazerem atividades paralelas, não se sentem seguros nem para buscar atendimento em clínicas ou hospitais”, frisou.

Gás de cozinha 
Autora do projeto de lei que cria o benefício vale-gás (005.00172.2021), Carol Dartora (PT) exibiu em plenário uma reportagem da RPC TV que trata do aumento do gás de cozinha, previsto para ser implantado a partir da próxima sexta-feira (3). O reajuste pode chegar a 10%, conforme apontou a notícia, e será o sétimo aumento praticado em 2021. Com base nessas informações, a vereadora pediu sensibilidade aos colegas em apoiar o regime de urgência à proposta. Para submeter o requerimento à votação em plenário são necessárias, pelo menos, 13 assinaturas. “Neste momento existem famílias que não têm condições de comprar o gás. Quem são mais impactadas são as mulheres, que têm que cozinhar com lenha, ou materiais inadequados, que trazem esse risco. O problema também está relacionado à insegurança alimentar. Quase 50 mil famílias em Curitiba hoje não têm condições de comprar o gás”, alertou.

Jairo Graminho
O falecimento de Jairo Graminho de Oliveira, um dos fundadores do PT do Paraná, foi lamentado em plenário por Professora Josete (PT). Durante sua fala no pequeno expediente, a parlamentar prestou homenagem ao correligionário e solidariedade aos familiares ao exibir um vídeo produzido pelo partido que conta a história dele e da sua lota por moradia em Curitiba. “Ele está presente entre nós. Podemos não estar no mesmo plano hoje, mas certamente estaremos no mesmo nível energético. Alguns chama isso de religião, de crença. Não sei bem como chamar, mas eu acredito numa força maior, espiritual, que nos guia, que nos ilumina, e que faz com que nós tenhamos muitas pessoas que fazem o bem e que buscam um mundo mais justo e sem violência”, disse. Graminho faleceu no último domingo (29), aos 94 anos.

Educação Física
Presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros) destacou que hoje, 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A data foi instituída pela lei federal 9.696/1998. Em 2021, o Conselho Federal de Educação Física (Confef) promove a campanha “Unidos em um só desafio: a saúde de todos”, em parceria com os conselhos regionais. O Brasil possui 500 mil profissionais da área em atividade, segundo o Confef.

Ecologia e Ambientalismo

João da 5 Irmãos (PSL) entregou o prêmio Ecologia e Ambientalismo a Luciene Margareth Cit, integrante do Grupo de Defesa Ambiental (GDA). Conforme a indicação à honraria, ela atua há 30 anos na comunidade do bairro Capão da Imbuia, conscientizando e dando exemplos em como proteger o meio ambiente” (030.00003.2021). O vereador recepcionou a homenageada em plenário.

Pedidos de informações I
À Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carol Dartora (PT) pergunta se foi acatada indicação avalizada em plenário, no final de maio, para a divulgação da vacina contra a covid-19 de forma regionalizada e a busca ativa nas regiões de vulnerabilidade social (203.00284.2021). Em caso de resposta negativa, o pedido de informações oficiais indaga quais as estratégias empregadas nas áreas periféricas da cidade (062.00594.2021).

Pedidos de informações II
Em outros requerimentos, a vereadora questiona o Município sobre a fiscalização dos protocolos de prevenção à covid-19 nas instituições de ensino superior que retomaram as aulas presenciais (062.00591.2021); a realização de estudos para a implantação de rotas acessíveis (062.00592.2021); e se existe levantamento, na fila de espera da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT), sobre raça e gênero dos requerentes (062.00593.2021).

Pedidos de informações III
Em requerimento a órgãos externos, Carol Dartora solicita informações à Sanepar sobre o planejamento do rodízio de água na capital (074.00026.2021). A vereadora quer saber, por exemplo, o período de alternância entre os bairros; se as indústrias, montadoras e localidades comerciais são poupados; e como é o abastecimento alternativo nas regiões com saneamento básico precário. “Como estão os percentuais e níveis dos reservatórios de águas que abastecem a cidade? Há uma comparação entre os últimos 10 anos, para cada reservatório?”, completa.