Notas da sessão plenária de 1º de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2019 16h00, última modificação 11/11/2021 08h01

Mortes no Parolin
Retomando debate dessa segunda-feira (30), sobre a morte de jovens do Parolin, no fim de semana, Ezequias Barros (Patriota) defendeu a atuação dos policiais militares e a submissão às autoridades. “Não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus”, disse ele, citando trecho da Bíblia (Romanos 13:1-5). “Quer se ver livre do medo da autoridade? Então pratique o bem. A gente vê toda essa situação por que? Pessoas que não querem andar na lei.” O parlamentar ainda ponderou: “Se há o excesso de um policial, não é de um contingente”. (Foto 1)

Cidadania Honorária

Noemia Rocha (MDB) destacou a sessão solene para a entrega da Cidadania Honorária ao coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), natural de Irati (PR), no último dia 25. “Fiz questão de homenageá-lo. Não por três dias [votação do Plano de Recuperação], mas pelos 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar. O coronel Péricles é da comunidade evangélica, da Comunidade Alcance”, justificou. (Foto 2)

Utilidade pública

Começou a tramitar, após leitura no pequeno expediente desta terça-feira, projeto de Noemia Rocha (MDB) para declaração de utilidade pública à Associação Beneficente Educacional Cajuru (014.00044.2019). A instituição, sem fins lucrativos, foi criada pela Segunda Igreja Batista de Curitiba como braço social para atendimento da população da capital. De acordo com a instituição, oferece serviços profissionais na área de psicologia, exercícios funcionais e uma escola de futebol para crianças.

Transporte coletivo
Professora Josete (PT) encaminhou pedido de informações ao Executivo sobre o transporte coletivo da capital (062.00473.2019). Ela questiona se existe projeto de planejamento urbano para implementação do eixo conector entre o Centro e a região sul da cidade, como vias exclusivas para biarticulado, além de questionar qual a previsão para realização desse projeto, caso exista.

Denominação
O vereador Oscalino do Povo (Pode) protocolou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre quem é Dr. Correa Coelho, que denomina rua no bairro Jardim Botânico (074.00044.2019). Segundo ele, a população local quer saber mais sobre o homenageado.