Notas da sessão plenária de 1º de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2016 14h00, última modificação 06/10/2021 07h51
Congelamento dos salários
- “No momento em que o país está, nessa crise que o Brasil enfrenta, os vereadores de Curitiba deveriam se adiantar e determinar o congelamento dos seus próprios salários”, sugeriu, em plenário, o vereador Pier Petruzziello (PTB). “A direção da Câmara Municipal, que realizou o corte dos gastos, que mantém as diárias encolhidas, poderia antecipar essa decisão. Não faz sentido a gente falar em reajuste com esse cenário”, defendeu. (Foto 1)

Regularização fundiária I
Depois de o presidente da Comissão de Urbanismo, Helio Wirbiski (PPS), reclamar de a Prefeitura de Curitiba não ter convidado os vereadores para a assinatura do decreto que especifica as regras para regularização fundiária estipuladas no Plano Diretor, Jonny Stica (PT) sugeriu que um representante do Executivo fosse convidado a explicar a medida na Câmara Municipal. “Não deu tempo de organizar um evento, pois demos um prazo curto para a prefeitura regulamentar a medida”, comentou Stica.

Regularização fundiária II

“É que depois dizem que na Câmara de Vereadores não se trabalha, mas essa emenda ao Plano Diretor, que vai proporcionar novas ações de regularização fundiária, é uma iniciativa do Legislativo”, criticou Wirbiski. “Tem que capitalizar politicamente. Temos boas leis votadas aqui”, continuou, frisando que é uma característica do processo legislativo que projetos dos vereadores sejam regulamentados pela Prefeitura de Curitiba. (Foto 2)

Segundo turno
O plenário acatou, em segundo turno unânime, com 24 votos, o projeto de Jorge Bernardi (Rede) que declara de utilidade pública municipal o Instituto Brasileiro de Defesas Sociais (Ibras). A matéria (014.00021.2013) seguirá para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O presidente da entidade, pastor João dos Santos, acompanhou a votação. (Foto 3)

Ideologia de gênero I
Diversos vereadores assinaram, nesta terça-feira (1º), um pedido de informações elaborado pelo vereador Valdemir Soares (PRB) a respeito do uso de material didático sobre ideologia de gênero nas escolas municipais. “Na votação do Plano Municipal de Educação, a Câmara de Vereadores aprovou uma emenda que proibia a confecção e a distribuição de cartilhas sobre o assunto”, argumentou.

Ideologia de gênero II

“Agora eu recebo denúncias de pais, sobre professores trabalhando o tema em sala de aula. Ora, o plenário entendeu que o uso desse material não traz resultado positivo para as nossas crianças”,  defendeu Valdemir Soares. O pedido de informação ainda não foi registrado no Sistema de Proposições Legislativas.

Proteção Civil

Foi registrado pelo vereador Professor Galdino (PSDB) que, hoje, 1º de março, é o Dia Internacional da Proteção Civil. A data existe para homenagear quem trabalha no socorro a vítimas de acidentes e catástrofes, como grupos de ajuda humanitária e entres governamentais, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Representação
Noemia Rocha (PMDB) comunicou ao plenário que representou a Câmara Municipal de Curitiba na solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa, dia 23 de fevereiro. A homenagem foi uma iniciativa da deputada estadual Mara Lima (PSDB). (Foto 4)

Congratulações
A Associação de Moradores e Amigos da Vila Parque Indutrial (AMAVPI) recebeu de Tico Kuzma (Pros) votos de congratulações e aplausos pelos bons resultados da escola de judô da entidade, na edição de 2015, do Torneio Judô Tonietto, em Guarapuava (PR). O requerimento (077.00376.2015) foi aprovado pelo Legislativo, em dezembro do ano passado. (Foto 5)

Denominação
Sugestão ao Executivo de Rogério Campos (PSC), aprovada em plenário, pretende denominar de Lucia Lucy Lucchesi o equipamento público que será implantado na rua Delegado Bruno de Almeida, nº 1410, no Tatuquara (201.00017.2016). O vereador justifica que a homenageada era professora e se destacou pelo trabalho na região do Tatuquara e do Campo de Santana.

Obras
Os vereadores aprovaram seis indicações ao Executivo de iniciativa de Geovane Fernandes (PTB). Duas das proposições sugerem a implantação de galerias pluviais nas ruas José Brum e Pedro Moro Netto, ambas no bairro Xaxim, devido a problemas no escoamento da água na região (201.00016.2016 e 201.00019.2016). As outras tratam de pedidos de revitalização das ruas Doutor Leocádio Cisneiro Correa, Leôncio Derossso, Pedro Moro Netto e Joaquim Francisco Bueno (201.00018.2016, 201.00020.2016, 201.00021.2016 e 201.00023.2016).

Registro

Jorge Bernardi (Rede) registrou a visita do músico Paulo Paixão ao plenário.