Notas da sessão plenária de 1º de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2016 16h15, última modificação 06/10/2021 07h51
Três linhas I
- “Eu esperei 70 dias por uma resposta de três linhas”, esbravejou Valdemir Soares (PRB), hoje (1º), durante a sessão plenária. O vereador reclamou de ter protocolado um pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, em novembro de 2015, e só ter obtido resposta oficial em fevereiro (062.00466.2015). “Precisava mesmo prorrogar o prazo para resposta só para me escreverem três linhas?”, criticou Soares. (Foto 1)

Três linhas II
No pedido de informação, Valdemir Soares perguntava sobre as emendas parlamentares ao orçamento de Curitiba em 2015. Pedia a relação de emendas executadas e das não-executadas (se ainda havia licitações em curso, a previsão delas ocorrerem e o destino das demais). Sem discriminar as ações, o Executivo respondeu que 40% foram executadas, 54% passam por licitação e as demais podem ser realizadas já neste semestre.

Homenagem
O vereador Pier Petruzziello (PTB) fez uma homenagem hoje, em plenário, ao primeiro juiz federal do Paraná, Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, que faleceu em 2002. “Neste ano, comemoramos o centenário de nascimento deste ilustre paranaense, que sempre desempenhou suas atividades com competência”, declarou o parlamentar. Sobrinho foi jornalista, procurador-geral do Estado do Paraná, representou o Brasil no exterior, e foi referência em estudos do Direito Administrativo e deputado federal.

Moradores de rua I

“Não estou aqui para protestar. Tampouco para reivindicar. Não, estou aqui para fazer um convite coletivo a esta respeitosa Casa do Povo. Convido todos os presentes a participarem do 1º Encontro Internacional dos Desempregados, Excluídos, Recicladores e Moradores de Rua”, disse o fundador-presidente da Associação dos Desempregados, Excluídos, Recicladores e Moradores de Rua, Zezé de Camargo. Ele sugeriu que o evento seja realizado no dia 26 de março, no anexo III da Câmara Municipal de Curitiba. A sessão foi suspensa por cinco minutos para seu pronunciamento. (Foto 2)

Moradores de rua II
Segundo Zezé de Camargo, no encontro será eleita a nova diretoria da associação, fundada em abril de 2005. Ele diz estar em situação em rua há 24 anos, “por opção de vida”. “Política que tomamos [em relação aos moradores de rua] é de agregar. Eles precisam de espaço e, mais do que isso, de respeito e de dignidade”, comentou a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal, vereadora Carla Pimentel (PSC). (Foto 3)

Curva de rio

Toninho da Farmácia (PDT) disse que as obras na curva do rio Barigui, na altura da Rodovia do Xisto, têm evitado enchentes em comunidades da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), como na Vila Barigui, Vitória Régia e Vila Verde. “Foram dois anos e meio de luta. Os alagamentos atingiam mais de mil famílias”, lembrou. “A obra ainda não foi concluída, falta o desassoreamento de mais 2,5 km do rio, mas já agradeço ao prefeito Gustavo Fruet e ao secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniassi.” (Foto 4)

Congresso da Rede
O vereador Jorge Bernardi (Rede) informou ao plenário que, de 3 a 6 de março, acontece em Brasília o 2º Congresso Nacional da Rede Solidariedade. “Vamos debater a estruturação da legenda, as eleições municipais, as coligações”, adiantou o parlamentar.

Prévias no PSDB
“Eu sou um dos sete pré-candidatos do PSDB”, disse o vereador Professor Galdino, membro da sigla, “e quero pedir ao governador Beto Richa que siga o exemplo de São Paulo e que o nome do PSDB para disputar a Prefeitura de Curitiba seja escolhido com prévias”. Dizendo que “a democracia deve avançar”, e defendendo que “decisões não sejam tomadas a portas fechadas”, Galdino apontou que a prévia “revelaria o pensamento de todos os pré-candidatos”, além de mobilizar os filiados e a imprensa. (Foto 5)

Iluminação pública
O vereador Jorge Bernardi (Rede) encaminhou ao Executivo pedido de informações sobre o projeto que pretende melhorar a iluminação pública no entorno das escolas (062.00066.2016). O parlamentar questiona como funciona o projeto e se ele atende tanto as escolas públicas, sejam municipais ou estaduais, bem como as instituições de ensino particular e superior. Bernardi pergunta ainda quais unidades educacionais serão atendidas e qual o valor da empreitada.

Meio ambiente

A fiscalização sobre barulhos urbanos, por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), motivou pedido de informações da vereadora Noemia Rocha (PMDB). Ela questiona como é verificado o cumprimento da lei municipal 10.352/2002, a qual estabelece diretrizes acerca de ruídos urbanos, proteção do bem-estar e do sossego público. Noemia questiona como é realizada a fiscalização, locais e frequência das visitas, bem como o histórico de reclamações e autuações realizadas nos últimos 24 meses (062.00068.2016).

ParCão
Mauro Ignácio (PSB) defende a criação de um “cachorródromo”, espaço “para a livre circulação de cães”, no parque Barigui (201.00022.2016). Segundo a indicação de sugestão à Prefeitura de Curitiba, acatada em plenário, o local seria denominado ParCão e teria cerca de 2 mil m². “A expansão imobiliária da cidade reduziu os espaços para livre circulação de pets, motivo que leva seus donos a procurarem áreas públicas para possibilitar a dispersão de energia dos animais”, completa o autor da proposição.