Notas da sessão plenária de 1º de dezembro - 3ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 01/12/2015 15h05, última modificação 05/10/2021 07h34
Semáforos
Professora Josete (PT) pergunta à Prefeitura de Curitiba, em pedido de informações oficiais (062.00481.2015), qual é o critério adotado para a sincronização dos semáforos, “tendo em vista o crescente número de veículos na cidade e a preocupação com a mobilidade urbana”. A vereadora também questiona que medidas poderiam ser adotadas para melhorar o trânsito nos seguintes trechos: Linha Verde com a avenida Comendador Franco, rua João Gbur com a Campos Sales, rua Nicolau Maeder com a Canadá, avenida Victor Ferreira do Amaral com a Nossa Senhora da Luz, avenida Wenceslau Braz e avenida João Bettega.

Conselho Tutelar
Foi acatada ainda sugestão ao Executivo, protocolada por Pedro Paulo (PT), para que seja instalado o 10º Conselho Tutelar de Curitiba, na Regional do Tatuquara (201.00416.2015). Segundo Pedro Paulo, com a redistribuição dos bairros da região sul da capital, devido à criação da Regional do Tatuquara, o Conselho Tutelar do Pinheirinho acabou acumulando maior número de bairros para sua atuação “o que dificulta o atendimento adequado em razão do volume de demandas de outros bairros”.

Farmácias solidárias
Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (1º), requerimento de sugestão ao Executivo, apresentado pelo vereador Mestre Pop (PSC), para que as chamadas Farmácias Solidárias sejam implantadas em terminais de ônibus e regionais de Curitiba (201.00415.2015). Segundo o vereador, o objetivo é facilitar aos cidadãos a busca por medicamentos, por serem estes locais considerados de fácil acesso. Mestre Pop também tem um projeto de lei, com o mesmo objetivo (leia mais), em tramitação na Câmara Municipal (005.00167.2015).

Incentivos I
Valdemir Soares (PRB) apresentou o pedido de informações anunciado ontem (30), durante o debate da utilidade pública municipal ao Instituto Qualicare, proposta por Noemia Rocha (PMDB). O vereador alega, no requerimento (062.00482.2015), que muitas entidades têm a declaração aprovada, mas não conseguem obter os incentivos legais,” sobrevivendo muitas vezes de doações da comunidade”.

Incentivos II
Soares pergunta quantas instituições foram declaradas de utilidade pública municipal e quais os incentivos concedidos a elas. Ele também questiona a forma desses incentivos e a frequência com que são repassados.

“Venda casada”
Chicarelli (PSDC) retirou o projeto dele e de Jorge Bernardi (Rede) para proibir a prática da “venda casada” em estabelecimentos comerciais de Curitiba, vedando os descontos progressivos mediante a compra de mais de uma unidade de um mesmo produto (leia mais). Ele justifica, no requerimento (072.00177.2015), que a proposição será reapresentada.

UPA Tatuquara
Mestre Pop (PSC) apresentou pedido de informações oficiais (062.00478.2015) à Prefeitura de Curitiba para saber a data da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara. Segundo o vereador, a comunidade tem questionado quando a obra será concluída e começará o atendimento à população.

Unanimidade
O plenário acatou com unanimidade, nas votações em segundo turno, os projetos de lei para conceder a Cidadania Honorária de Curitiba ao general de divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell (leia mais), no próximo dia 14, e para oficializar a Semana do Lixo Zero no calendário oficial de eventos da cidade (leia mais). As proposições são, respectivamente, dos vereadores Paulo Salamuni (PV) e Helio Wirbiski (PPS).

Projeto de resolução
Lido no pequeno expediente da sessão de hoje (1º), começou a tramitar oficialmente um projeto (004.00003.2015) da Comissão Executiva para alterar o anexo da resolução 3/2015, que quantifica os cargos em comissão nos gabinetes dos vereadores e das lideranças partidárias. “Considerando as mudanças que ocorreram nas composições de partidos e blocos parlamentares, novas alterações foram editadas pelos atos da Mesa 8/2015 e 9/2015. Portanto, é necessária a convalidação dos atos posteriormente praticados”, justifica a proposição.

Utilidade Pública
A União das Associações de Moradores e Clubes de Mães da Região de Santa Felicidade poderá ser declarada de utilidade pública municipal. O projeto de lei (014.00041.2015) é de iniciativa do vereador Mauro Ignácio (PSB) e começou a tramitar oficialmente hoje (1º), com a leitura no pequeno expediente da sessão.

Microchipagens
Em pedido de informações oficiais ao Município, Professor Galdino (PSDB) pergunta quantas microchipagens constam no banco de dados da Prefeitura de Curitiba e quantos procedimentos ainda precisam ser incluídos no sistema (062.00480.2015).

Estudantes na Câmara I
Atendendo o pedido dos alunos do quinto ano da escola municipal Ritta Anna de Cássia, o vereador Chico do Uberaba (PMN), que já havia visitado a escola, recebeu as crianças no Plenário da Câmara Municipal no início da tarde desta terça-feira (1). Vieram, ao todo 80, alunos de três turmas diferentes, acompanhados pelas professoras Nilci Maria Nunes, Rosangela Teixeira e Tania Mara de Paula. “É importante que eles conheçam a Câmara e o trabalho dos vereadores. Esta visita vai ajudar na formação deles como cidadãos”, afirmou Nilci. (Com foto)

Estudantes na Câmara II
“Eles [os estudantes] ficam emocionados de vir e perguntar para o vereador qual é o papel dele, o que ele faz, o que ele poderá fazer pelo seu bairro e quais são os projetos dele. Isso engrandece muito o nosso trabalho. Eu fico muito contente e agradeço também a visita desses jovens aqui na nossa casa”, declarou Chico do Uberaba.