Notas da sessão plenária de 1º de dezembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 01/12/2015 14h40, última modificação 05/10/2021 08h24
Cidadania
Foi aprovado com 24 votos favoráveis, em 1º turno, o projeto de autoria de Paulo Rink  (PR) que pretende conferir ao engenheiro japonês Hideyo Kawazoe o título de cidadão honorário de Curitiba (006.00008.2015). O homenageado desempenha as atividades de “chairman” da empresa Furukawa Industrial e também é seu representante na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão, dos estados do Paraná e São Paulo. Ele também administra programas de responsabilidade social que visam o desenvolvimento cultural de Curitiba e o desenvolvimento da infância e adolescência na comunidade em que a Furukawa Industrial está inserida, com o programa "Formando Crianças para o Futuro".  

Alienação
Também em 1º turno foi aprovada a proposta da prefeitura que autoriza a venda de um lote na rua Conselheiro Laurindo, no bairro Rebouças (005.00100.2015). O procedimento foi uma solicitação de Célio Murilo Dobrucki, que é proprietário de imóvel lindeiro. O lote pretendido possui 207,63 m² e foi avaliado pela Comissão de Avaliação de Imóveis - CAI da SEPLAD em R$ 193 mil. IPPUC e Secretaria Municipal do meio Ambiente não manifestaram interesse no local, que por suas dimensões também não apresenta possibilidades viárias.

Jardim Natal
A concessão de Utilidade Pública para a Associação de Moradores da Vila Jardim Natal, localizado no bairro Pinheirinhos, foi aprovada com 23 votos em 1º turno (014.00022.2015). O projeto é do vereador Pedro Paulo (PT). Segundo ele, a entidade é presidida por Alice de Fátima David e desenvolve atividades sociais como ensino de capoeira para crianças e prática de artesanato para mulheres. O Jardim Natal surgiu no início dos anos 90 e, desde então, tornou-se uma área regularizada com a maioria de seus terrenos quitados e em conformidade com a COHAB-CT.

13º salário
“Os agentes políticos como nós, vereadores, não devem ser equiparados com os trabalhadores urbanos e rurais, os verdadeiros merecedores do 13º salário”, disse  Professor Galdino (PSDB), em apoio à nota em que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) reafirmou o posicionamento contrário ao pagamento. Ele também sugeriu que, para “colocar todos na mesma régua”, os deputados estaduais e federais, de todo o país, abram mão do 13º. “Se eles ganham, o vereador deveria ganhar. Mas não é momento para isso. Dá para fazer muita coisa pela população [com o dinheiro que seria economizado”, acrescentou.

Convenção pedetista
Tito Zeglin registrou a recondução de Osmar Dias para a presidência estadual de seu partido, o PDT, na convenção realizada no último sábado (28). “Vamos ter [Gustavo] Fruet candidato à reeleição no ano que vem”, disse também. (Foto 1)

Novo formato
Professor Galdino (PSDB) e Tito Zeglin (PDT) parabenizaram o jornal Gazeta do Povo pelo novo formato, lançado hoje (1º). Para Galdino, a publicação adotou o modelo europeu. Zeglin disse que a publicação “está mais fácil de ler, com economia de papel”. (Foto 2)

Homenagem
Chico do Uberaba (PMN) lamentou o 10º aniversário do falecimento de sua mãe, hoje (1º). “Fica minha homenagem para minha santa mãe, dona Ana José de Oliveira”, declarou.

Carga horária
Dirceu Moreira (PSL) informou ter acompanhado votação de projeto de lei, na Câmara Municipal de Quatro Barras, onde foi aprovado projeto de lei que reduz a carga horária  dos enfermeiros do município. O parlamentar lembrou que legislação semelhante foi aprovada em 2011 pelos vereadores de Curitiba.

Visita
Um grupo de alunos da Escola Municipal CEI Rita Anna de Cássia acompanhou parte da sessão desta terça-feira. Os estudantes do 5º ano, com idades entre 10 e 13 anos, estavam acompanhados das professoras Elisângela Alves, Glauce Ribeiro e Nelci Nunes. Segundo elas, o interesse dos estudantes em conhecer a Câmara Municipal surgiu após uma visita do vereador Chico do Uberaba (PMN) à instituição.

Data
Professor Galdino (PSDB) registrou que nesta terça-feira (1) é realizado o Dia Mundial de Lutra Contra a Aids.