Notas da sessão plenária de 1º de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 01/08/2018 15h35, última modificação 28/10/2021 07h17
Saudação
Durante o pequeno expediente da sessão plenária de reabertura dos trabalhos, após o recesso legislativo de julho, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), salientou os avanços na transparência do Legislativo,  com a ampliação da comunicação das sessões plenárias que, além de serem transmitidas ao vivo pelo YouTube, passam também a ser exibidas em tempo real via Facebook. Outro aspecto comentado por ele são as adequações dos espaços físicos da Câmara. "São reformas necessárias e importantes", disse. "Que tenhamos um semestre próspero com legislações que possam contribuir com o dia a dia da cidade", concluiu. (Foto 1)

Cartilha
Helio Wirbiski (PPS) comentou o lançamento de uma cartilha sobre direito das pessoas com doenças degenerativas. "Junto com [a vereadora] Maria Leticia Fagundes (PV), fizemos um encontro para tratar disso. Infelizmente quando se descobre a doença, a família adoece junto", comentou o vereador. A cartilha fala de todos os direitos em todos os setores (órgãos municipais, estaduais etc.). (Foto 2)

Administração
"Como vereador de primeiro mandato, fico muito feliz em ver a administração que se faz em Curitiba atualmente. Ainda há muitos desafios, mas nesse primeiro ano e meio de caminhada, muito se avançou", disse Osias Moraes (PRB). "Quem viu Curitiba na última administração e quem vê agora percebe a diferença", disse o vereador que comentou ter ouvido muitos elogios por parte da população à atual administração. Osias também agradeceu ao prefeito pela reforma de 660 metros de asfalto na avenida Getúlio Vargas (Foto 3).

UPA CIC
O vereador Osias Moraes (PRB) fez um apelo ao poder judiciário. Ele disse que está “trabalhando para atender a população” mas que isso não é possível devido a liminares que impedem a abertura da UPA da CIC. "O bom senso é a linha tênue da nossa responsabilidade e falta o bom senso desse judiciário que vem impedindo que a população seja atendida no que é prioridade: saúde pública", desabafou. Ele salientou que, apesar de haver uma lei autorizando o chamamento de organizações sociais para a contratação de funcionários, "até o momento não conseguimos [a reabertura do equipamento]". "Se fizermos uma pesquisa naquele bairro", observou Moraes, "saberemos que a população não quer saber "quem" vai atender. Eles só querem ser atendidos", raciocinou.

Pesar
O presidente Serginho do Posto (PSDB) lamentou o falecimento do ex-deputado Florivaldo Palacios, aos 84 anos. Engenheiro civil, Palacios foi vice-prefeito de Santo Antônio da Platina e exerceu mandato na Assembleia Legislativa entre 1979 e 1982. Já Oscalino do Povo (Podemos) lembrou da morte de quatro pessoas, atropeladas por uma viatura da Polícia Militar nesta terça-feira (31), na Linha Verde. A morte de Humberto Gusso, médico, e que também trabalhava na rede municipal de saúde, foi registrada por Tito Zeglin (PDT). O plenário realizou um minuto de silêncio em homenagem póstuma.

Curso
Tico Kuzma (Pros) divulgou a realização de curso dirigido a pessoas que trabalham ou são voluntárias em comunidades terapêuticas. Segundo o vereador, a atividade é promovida em uma parceria da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e o Santuário Perpétuo Socorro, entre os dias 6 e 10 de agosto. Outras informações aqui. (Foto 4))