Notas da sessão plenária de 1º de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 01/08/2017 17h20, última modificação 19/10/2021 12h16

UPA CIC I
Zezinho Sabará (PDT) disse que buscará uma agenda com a nova secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento CIC, fechada para reforma em novembro do ano passado. “Tenho cobrado muito das autoridades e também sou muito cobrado. Não admito, não concordo, que um bairro como a CIC esteja com a UPA fechada. É só ir à UPA Fazendinha para ver como a população está sofrendo. Não aguentamos mais ficar com a UPA fechada e sem uma resposta. Quando vai reabrir? Vamos colocar uma faixa lá na frente? Acreditamos muito na administração, mas a população da Cidade Industrial não pode pagar esse preço”, declarou. (Foto 1)

UPA CIC II

Rogério Campos (PSC) disse apoiar a demanda. Cacá Pereira (PSDC) também fez um aparte a Zezinho: “Estamos falando de um direito do cidadão”. O fechamento, disse ele, “está causando há tempos a indignação da população da CIC”. “Está uma calamidade”, acrescentou. Em maio, a reabertura da UPA foi questionada durante a audiência de prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde (leia mais). Segundo o ex-secretário, João Carlos Baracho, o equipamento será devolvido à população no segundo semestre.

Agradecimentos e transporte I

“Aproveito aqui o secretário Marcelo Ferraz [Urbanismo] e o secretário Jamur [do Governo Municipal] para deixar agradecimentos aos atendimentos que estamos tendo na prefeitura. Nesses sete meses desta gestão eu fui mais atendido que nos quatro anos da gestão passada”, disse Rogério Campos (PSC) durante discurso no pequeno expediente, aproveitando a presença dos representantes do Poder Executivo em plenário (leia mais). Dentre os agradecimentos, o vereador afirmou que a administração municipal “sinalizou” que o Terminal Tatuquara “vai acontecer”. (Foto 2)

Agradecimentos e transporte II
“Meu lado é o da população. Fico triste com algumas palavras que vêm das redes sociais”, acrescentou Campos. O vereador também disse que a prefeitura deu “sinal verde” à implementação da lei municipal 14.856/2016, que multa o fura-catraca ou seu responsável, no caso de o infrator ser menor de 18 anos, no valor equivalente a 50 passagens. “Isso vai evitar talvez mais mortes, trazer mais segurança, mais arrecadação. Quero reforçar ainda meu pedido de segurança no transporte coletivo, através da Guarda Municipal. Precisamos que o transporte coletivo dê tranquilidade aos usuários, aos trabalhadores.”

Semana de Avivamento
Thiago Ferro (PSDB) destacou a realização, no último sábado (29), na Arena da Baixada, do culto que encerrou a Semana de Avivamento de 2017, a quarta edição do evento. “Cinco anos atrás, pastores jovens desta cidade começaram a se reunir e, pensando na Copa do Mundo, reuniram mais de 3 mil voluntários para servir os turistas. Desde então mantivemos o contato”, afirmou. Pastor da Igreja Sara Nossa Terra, o vereador disse que a atividade teve um público de 50 mil pessoas e ações sociais diversas. “O evento cresceu e tomou uma proporção maravilhosa. Aproximadamente 10 mil peças de roupas foram doadas à FAS”, citou. Ele também falou sobre a doação de mudas, alimentos e materiais de limpeza, além da participação de ONGs e entidades de diferentes segmentos. “Quero parabenizar os pastores jovens de Curitiba.” (Foto 3)

Liderança do PDT

Requerimento lido na sessão de hoje formalizou o vereador Goura como líder do PDT, em substituição a Zezinho do Sabará (042.00031.2017). O anúncio havia sido feito na última sessão do primeiro semestre, no dia 28 de junho. Marcos Vieira ficou com a vice-liderança.

Saída do blocão

Com a leitura dos requerimentos das bancadas no pequeno expediente da sessão de hoje, o PDT e o PSD formalizaram a saída do “blocão”, que no inpicio da legislatura reunia 25 dos 38 vereadores (405.00007.2017 e 405.00008.2017). Fazem parte do bloco, agora, PSDB, PSC, PSB, Pode, PP, SD, PR e DEM.

Utilidade pública

Começou a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto que pretende declarar de utilidade pública municipal o Shabureya Futebol Clube (014.00036.2017). A iniciativa é do vereador Geovane Fernandes (PTB). Confira aqui outras proposições protocoladas durante o recesso, lidas nestas terça.

Retirada de projeto
Requerimento (072.00078.2017) de Ezequias Barros (PRP) retirou o projeto de sua iniciativa que pretende denominar de Arquiteto Lubomir Antonio Ficinski Dunin um dos logradouros públicos da capital, ex-presidente do Ippuc e professor da UFPR. Segundo o vereador, mais parlamentares irão assinar a proposição.