Notas da sessão plenária de 1º de abril - 2ª edição
Inclusão na pauta I
Requerimento (040.00005.2019) de Maria Leticia Fagundes (PV) pede a inclusão de projeto de lei de sua iniciativa na ordem do dia desta quarta-feira (3). A justificativa é que o trâmite nas comissões foi encerrado em outubro do ano passado. A matéria propõe a criação de uma política pública municipal de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos descartáveis, que seriam substituídos por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis (005.00079.2018, com o substitutivo 031.00089.2018).
Inclusão na pauta II
O requerimento de Maria Leticia baseia-se no artigo 125 do Regimento Interno. Segundo o dispositivo, “desde que os projetos estejam devidamente instruídos com pareceres das comissões competentes, serão mandados à publicação e incluídos na ordem do dia no prazo de trinta dias úteis”. A definição da pauta da sessão plenária, no entanto, cabe ao presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM).
Food trucks I
Ezequias Barros (PRP) apresentou um substitutivo geral (031.00014.2019) ao projeto (005.00167.2018) que regulamenta o uso de cozinhas base pelos food trucks. Mais enxuta, a proposição pretende incluir um parágrafo na lei municipal 14.634/2015, que autoriza o funcionamento dos food trucks em Curitiba. Segundo o vereador, a adequação foi indicada no parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que devolveu a matéria ao autor. Com a nova redação, a iniciativa retornará à análise do colegiado.
Food trucks II
O substitutivo afirma que caberá ao Executivo municipal regulamentar quais alimentos poderão ser manipulados previamente nas cozinhas base. Barros alerta ao investimento elevado para a manutenção desses ambientes conforme as normas da Vigilância Sanitária, o que dificulta a regularização dos food trucks. Por outro lado, argumenta, as cozinhas base poderiam ser compartilhadas pelos empresários, nos moldes da cultura de coworking.
Comissão de Educação
Alex Rato será o representante do PSD na Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC. Ele substituirá o líder do partido, Jairo Marcelino, conforme requerimento lido no pequeno expediente da sessão plenária (019.00041.2019).
Em tramitação I
O Instituto A União Faz a Força, que promove a doação de medula óssea, poderá receber a utilidade pública municipal (014.00010.2019). Propositora da declaração, Maria Manfron (PP) diz que a entidade foi criada por amigos que lutam ou lutaram contra o câncer.
Em tramitação II
“Tinha excelente relação com todos os vizinhos, adorava política e sempre lutou pela melhorias de seu bairro, o Cajuru”, justifica a proposta de lei que pretende denominar um logradouro público como Pedro Paulo Rosa (009.00010.2019). Natural de Curitibanos (SC), o homenageado chegou a Curitiba em 1976, com a esposa e os filhos. Autor do projeto, Serginho do Posto (PSDB) acrescenta que Rosa trabalhou como laborista de solo e na construção de aeroportos. Faleceu em julho de 2018, aos 71 anos de idade.
Termo de voluntariado
À Secretaria do Governo Municipal (SGM), Professora Josete (PT) pede informações sobre o termo de voluntariado entre a Casa da Mulher Brasileira (CMB) e as pastoras que coordenam o projeto DNA da Mulher, assinado pelo prefeito Rafael Greca e divulgado pelo site do Executivo municipal no dia 20 de março. A vereadora pergunta quais são as diretrizes do termo; onde ocorrerá o trabalho voluntário, em que dias e horários; e se haverá contrapartida financeira do poder público (062.00140.2019). Ela ainda indaga se a proposta passou pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher e solicita uma cópia integral do documento.
Emenda orçamentária
Mauro Bobato (Pode) pergunta sobre a execução de uma emenda de sua iniciativa ao orçamento deste ano (062.00137.2019). A proposição destina R$ 110 mil à Secretaria Municipal da Educação (SME), divididos entre duas escolas do Umbará, para a implantação de toldos, e para a reforma de uma escola do Ganchinho (308.00113.2018). A cota individual dos vereadores à LOA 2019 foi de R$ 1 milhão (saiba mais).
Obras de pavimentação I
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) pergunta sobre a pavimentação definitiva da rua Nestor Pereira Habkost, no trecho entre a divisa de Araucária e a Essencis Soluções Ambientais, na CIC (062.00133.2019). Ele quer saber se existe uma previsão para a obra. Segundo o vereador, a demanda partiu de funcionários de empresas da região.
Obras de pavimentação II
Maria Leticia Fagundes (PV) questiona à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) se existe uma previsão para se pavimentar a rua Antônio Rodrigues, no bairro Seminário (062.00138.2019). De acordo com ela, o pedido é de moradores da região, devido ao estado “precário” da via, que está sendo utilizada como desvio para as obras da trincheira da avenida Nossa Senhora Aparecida.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba