Notas da sessão plenária de 19 de setembro - 2ª edição
Juiz homenageado
O plenário acatou com unanimidade, com 31 votos, projeto de denominação de logradouro público como David Amaral Camargo, juiz falecido em 2002, aos 92 anos (009.00021.2017). O autor, Tito Zeglin (PDT), irá discutir a proposição em segundo turno, nesta quarta-feira (20). Nascido em 1910, no interior de São Paulo, o homenageado chegou a Curitiba em 1918. Membro da Igreja Presbiteriana Independente, ajudou na construção do templo localizado no Largo da Ordem. Graduado em Direito pela UFPR, foi delegado e juiz em Santa Catarina. Retornou à capital quando se aposentou e foi um dos primeiros moradores da avenida Paraná, no Boa Vista. Segundo Zeglin, a partir daí dedicou-se ao voluntariado. Foi secretário, por exemplo, da Sociedade Socorro aos Necessitados.
Registros
Mauro Bobato (Pode) lamentou o incêndio que ocorreu em uma unidade de saúde do Umbará nesta manhã. Segundo ele, felizmente não houve feridos. Noemia Rocha (PMDB) destacou a realização de um congresso para mulheres da Igreja Assembleia de Deus, no último fim de semana. “Foi muito bonito, com temas de resgate da família”, comentou.
Corredor Histórico Ferroviário I
A Câmara Municipal enviará à Prefeitura de Curitiba sugestão de ato administrativo para a criação do Corredor Histórico Ferroviário. De iniciativa do vereador Goura (PDT), a proposição (203.00014.2017) foi acatada em plenário nesta terça-feira (19). A ideia é que o trajeto comece na rua Barão do Rio Branco, entre o Paço da Liberdade e avenida Sete de Setembro, e siga até a estação Rodoferroviária.
Corredor Histórico Ferroviário II
“A Barão do Rio Branco possui diversos postes que sustentavam os cabos [catenárias] de alimentação do bondes elétricos que circulavam na cidade para atender as demandas do transporte coletivo entre os anos 1910 e 1950. Ao lado da Câmara Municipal, atual anexo III, há toda a estrutura da área onde existia a garagem dos bondes, inclusive com os trilhos à vista”, cita Goura. “O Shopping Estação, outro local que deverá ser contemplado no corredor, possui um museu com toda a história do sistema de transporte ferroviário. Ao lado, na nova sede da Universidade Federal do Paraná, foi mantida uma antiga estação. Em seguida o corredor contemplará a Ponte Preta e seguirá até a estação Rodoferroviária.”
Convite
O vereador Goura (PDT) divulgou a realização de evento que vai debater propostas de revisão para o zoneamento de Curitiba. Com o tema “Zoneamento Curitiba – Diálogo sobre a lei de zoneamento e novas propostas”, a atividade será realizada nesta terça (19), a partir das 20h no salão paroquial no bairro Sítio Cercado. Haverá palestras com Augusto Oliveira, Luza Basso Driessen e Juliano Geraldi. A promoção é dos vereadores Goura e Marcos Vieira, ambos do PDT.
Pesar
O presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto (PSDB), registrou em plenário e vereadores observaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Gema Zardo Battistella, mãe de Rosangela Maria Battistella, que é superintendente da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). (com foto)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba