Notas da sessão plenária de 19 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 19/09/2016 14h50, última modificação 08/10/2021 09h30

Diretoria da Urbs I
Dois parlamentares criticaram em plenário decisão tomada no dia 14 de setembro pela diretoria da Urbs. Com o extrato da ata em mãos, uma vereadora disse se tratar de “prática antissindical” abrir inquérito trabalhista contra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná (Sindiurbano), Valdir Mestriner. “Quer dizer que nenhum dirigente vai poder fazer crítica aos diretores da empresa? É lamentável. É uma atitude autoritária e antidemocrática”, reclamou a vereadora.

Diretoria da Urbs II
Depois de a vereadora apresentar o teor de extrato da reunião, em que a direção da Urbs, mesmo considerando a estabilidade funcional do servidor em atividade sindical, resolve abrir inquérito por “indícios de faltas funcionais graves”, o líder da oposição sugeriu que a situação seja levada ao Conselho de Ética do PDT. “Se isso for levado em frente, vai manchar de forma trágica a gestão”. “[O transporte] foi uma das áreas em que ele [o chefe do Executivo] mais falhou. Manteve os mesmos diretores que participaram daquela licitação fraudulenta do transporte coletivo”, argumentou o parlamentar.

Governo x prefeitura
Citando reportagem publicada hoje pela Gazeta do Povo, um parlamentar afirmou que “o prefeito deveria ser do mesmo partido do governador”. Na matéria, a jornalista Rosana Félix demonstra como houve mais repasses voluntários do Governo do Paraná à Prefeitura de Curitiba quando há alinhamento partidário entre os dois chefes do Executivo. “É consenso que as capitais sofrem quando partidos diferentes governam o Estado e a capital”, argumentou.

Logradouro público
Falecido em dezembro de 1996, José Osinski pode ser homenageado em Curitiba com a indicação para nomear um logradouro público (009.00039.2016). Nascido na Polônia, em 1921, veio para Curitiba após a morte do pai. Estabelecido no bairro Santo Inácio, teve granja e foi feirante. “José partiu desse mundo, mas criou raízes neste país e deixou muitos valores como homem e ser humano a todos os seus familiares, e também muitas saudades”, diz a justificativa.

Utilidade pública
Começou a tramitar na Câmara de Curitiba projeto de lei que altera a declaração de utilidade pública antes concedida ao Projeto Mutirão Profeta Elias pela lei municipal 14.272/2013. A proposição altera o nome da entidade no documento para Associação Sociocultural e Artística Profeta Elias (015.00004.2016).

Alambrado
Foi encaminhado hoje ao Executivo um pedido de informações sobre obra em campo de futebol no Bairro Alto (062.00305.2016). No ofício, o vereador questiona quem construiu o alambrado numa cancha localizada no final da rua Iriri e, se a prefeitura tiver custeado a melhoria, questiona se houve pedido para a construção do alambrado e quem solicitou a benfeitoria. Também pergunta se o lote é do poder público e se há planos para a área de 3 mil metros quadrados.

Paraolimpíadas
O fim das Paraolimpíadas Rio 2016, neste domingo (18), foi registrado em plenário nesta segunda-feira (19). Ao destacar que o Brasil ficou em 8º lugar no quadro de medalhas – com 72 no total, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze –, o vereador ressaltou a necessidade de investimentos e garantia de direitos da pessoa com deficiência. “Ela precisa ter vez na cidade, no estado e no país”.

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, nas notícias divulgadas pela Câmara de Curitiba, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas) a informação sobre a autoria das peças legislativas – projetos de lei, requerimentos ao Executivo, pedidos de informação, moções e sugestões, por exemplo. Dos 38 parlamentares atuais, 32 são candidatos a reeleição – logo restrições também ocorrerão na cobertura do plenário e das comissões temáticas, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).