Notas da sessão plenária de 19 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2016 15h40, última modificação 08/10/2021 11h20

Voto por engano I
Durante a votação das contas de 2011 da Prefeitura de Curitiba (leia mais), em segundo turno, o vereador Chico do Uberaba (PMN) pede a palavra para reclamar que, ao tentar votar, já tinham feito isso por ele. “Presidente, eu não votei aqui. Está marcado que eu estou votado? Confirma aí ou não?”, pergunta Chico do Uberaba. “Aqui não aparece. Só [dá para saber quem votou] no resultado final”, responde Ailton Araújo (PSC).

Voto por engano II

“Mas eu não apertei o + [botão de voto favorável] aqui, e está apertado o meu aqui. Juro que não fui eu. Era o que ia apertar, mas não fui que apertei, não. Só pra deixar claro”, reafirmou Chico do Uberaba. “Vereador, se alguém apertou [o voto] no lugar de vossa excelência, vamos mandar verificar a imagem. Está bom?”, devolveu Araújo. “Não faço questão”, disse Uberaba, “só estou deixando registrado a essa casa que não fui que apertei. Mas era o voto que eu iria colocar de qualquer forma”. “Vamos verificar as imagens”, reforça o presidente.

Voto por engano III
Vinte minutos depois, o vereador Chicarelli (PSDC) pede a palavra para dizer que foi ele quem votou por Chico do Uberaba. “Gostaria de registrar que… eu vinha deslocando de um lado para cá e acidentalmente, ou sem querer, ou não percebendo, eu apertei a votação do vereador do lado. Deixar bem claro que assumirei toda a situação, que realmente apertei, pela câmera, e foi sem ver, sem interesse nenhum de modificar a votação”.

Voto por engano IV
Sabino Picolo (DEM) sugeriu, “para nós não passarmos por constrangimento futuro”, “que a Mesa tome providências sobre o equipamento, a exemplo da Assembleia Legislativa, que tem uma senha [para validar o voto dos deputados estaduais]. Em abril, Valdemir Soares (PRB) renunciou após ter votado por outro parlamentar (leia mais). Tramita na Câmara uma proposta de alteração do Regimento Interno que obriga voto biométrico em plenário (leia mais).

Louvor à Academia I

A presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), das mãos do presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), e do ex-presidente e líder do governo na Casa, Paulo Salamuni (PV), o certificado de votos de congratulações e aplausos (077.003218.2016) pelo aniversário de 80 anos da instituição. A honraria foi aprovada em plenário no último dia 27 por unanimidade.

Louvor à Academia II
Chloris Casagrande Justen agradeceu a homenagem: “É uma honra para mim receber essa premiação de homens tão distintos como os senhores”. Paulo Salamuni disse que a homenageada é “uma referência na sociedade, de uma inteligência e uma sensatez raríssimas”. Araújo, autor da proposição, agradeceu pelos serviços desempenhados à frente da Academia. (Foto 1)

Confiança no Temer
“A gente não pode deixar de ter esperança”, disse Chicarelli, em plenário, após afirmar ter confiança no governo Temer. Ele deu como sinais positivos a expectativa de baixa dos juros no país, que pode ser divulgada hoje à tarde pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e o aumento dos investimentos chineses no Brasil. Sobre a PEC 241, que fixa teto para os gastos públicos, defendeu que ela não resultará em falta de remédios ou corte no Bolsa Família. Para ele, isso é discurso de “oposição oportunista”.

Ocupação nas escolas
Chicarelli (PSDC) comentou na tribuna um tuíte do político do PSOL, Bernardo Pilotto, criticando sua atuação parlamentar por acreditar que o vereador era contra a ocupação das escolas por estudantes. “Eu estou a favor das invasões, de forma alguma estou contra os estudantes”, respondeu Chicarelli. “Recebi [as críticas] com humildade. Bernado, estou tentando melhorar, mas não vou te agradar por completo”, continuou.

Pedido de informação
O vereador Rogério Campos (PSC) encaminhou à Prefeitura de Curitiba perguntas sobre um terreno na Vila Jardim da Ordem, dentro do bairro Tatuquara (062.00324.2016). O lote, cuja indicação fiscal é 89.422.040, fica na rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães. O parlamentar quer saber se o terreno é público e, neste caso, se tem projetos definidos para a área.

Convite I

Jorge Bernardi (Rede) convidou os vereadores para o lançamento do livro “Estudos de Direito Criminal”, de Irving Mare Nagima e Valdemir Pontes, este último servidor da Câmara de Curitiba. O evento acontece nesta quarta (19), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Convite II

Serginho do Posto (PSDB) também convidou o plenário para o Desafio Mundial de Resgate (WRC), evento anual que reúne profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar que querem aperfeiçoar técnicas e trocar experiências. A competição acontece de hoje a domingo, dia 23, no Parque Barigui (saiba mais).

Utilidade pública
Representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Sebastião Saporski receberam hoje o certificado de utilidade pública. O documento foi entregue por Mauro Ignácio (PSB), à diretora da escola, Viviane Bajerske e à professora Jane Lopes Vieira. O projeto (014.00033.2015) foi aprovado pelo plenário no dia 30 de agosto. (Foto 2)
 
Inovação
O Dia Nacional da Inovação (lei federal 12.193/2010), comemorado nesta quarta, 19 de outubro, foi destacado em plenário por Professor Galdino (PSDB). Segundo o vereador, a data foi “criada para ajudar a desenvolver uma economia sustentável e competitiva.”